Buscar

questionario de eletronica digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é um equipamento digital ou analógico? Dê exemplos.
O antigo formato analógico é composto por um sinal contínuo, que varia em função do tempo. É possível representá-lo com uma curva, que apresenta intervalos com valores que variam entre 0 e 10. Uma das principais características deste tipo de sinal é que ele passa por todos os valores intermediários possíveis (0.01, 0.566, 4.565, 8.55…), o que resulta em uma faixa de frequência bem maior e por isso não tão confiável e com qualidade inferior, devido à oscilação.
O sinal digital tem valores discretos, com números descontínuos no tempo e na amplitude. Enquanto o formato analógico apresenta variações infinitas entre cada um de seus valores, o digital assumirá sempre os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), diminuindo a faixa de frequência entre eles e a oscilação.
Exemplos de equipamentos pode ser citado televisão, relógios, amperímetros e conversores.
O que é um sistema binário? onde ele é usado?
O sistema binário é um sistema de numeração em que todas as quantidades que se representam com base em dois números, com o que se dispõe das cifras: zero e um (0 e 1).
Em computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário. Com efeito, em um sistema simples como este é possível simplificar e calcular, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte.
Qual a função de um mapa de Karnaugh?
O mapa de Karnaugh é um método sistemático para simplificação de expressões lógicas, abreviar expressões booleanas, converter expressões de diferentes formatos, entre outros
O que é um conversor A/D? Onde podemos encontra-los?
Um conversor A/D transforma um sinal analógico, contínuo no tempo, num sinal amostrado, discreto no tempo, quantizado dentro de um número finito de valores inteiros, determinado pela resolução característica do conversor em bits (8, 10, 12, 16 etc). Por exemplo, num conversor de 8 bits, o sinal de entrada é transformado em amostras com os valores entre 0 e 255.
A utilização de um scanner onde você captura uma imagem, grava sua voz ou usa uma solução de voz sobre IP ou quando falamos no telefone onde a voz é convertida em um sinal digital já que sua voz é um sinal analógico e a comunicação entre as comutadoras de telefonia é feita digitalmente são exemplos de utilização de conversores a/d.
O que são portas lógicas? Quais você conhece?
As portas lógicas são componentes básicos da eletrônica digital. Elas são usadas para criar circuitos digitais e até mesmo circuitos integrados complexos. Em eletrônica digital apenas dois níveis são permitidos, “0” e “1”. Zero representa tensão de 0 V, enquanto que “1” representa uma tensão de 5 V no padrão TTL.
Infelizmente eu hoje não posso dizer que conheço, mas já estudei sobre elas a alguns anos no curso técnico.
Para que serve a tabela verdade? Quais as tabelas do AND e OR? 
Tabela verdade ou tabela de verdade é uma ferramenta de natureza matemática muito utilizada no campo do raciocínio lógico. Seu objetivo é verificar a validade lógica de uma proposição composta (argumento formado por duas ou mais proposições simples).
AND: OR:
A e B A e B
0 ; 0 = 0 0 ; 0 = 0
0 ; 1 = 0 0 ; 1 = 1
1 ; 0 = 0 1 ; 0 = 1
1 ; 1 = 1 1 ; 1 = 1
O que é um CI? Onde os encontramos?
é um circuito eletrônico que incorpora miniaturas de diversos componentes (principalmente transistores, diodos, resistores e capacitores), "gravados" em uma pequena lâmina (chip) de silício. O chip é montado e selado em um bloco (de plástico ou cerâmica) com terminais que são conectados aos seus componentes por pequenos fios condutores. Encontramos em computadores, celulares, televisores e outros eletrônicos.
Qual a diferença de um circuito combinacional para um sequencial?
Um circuito combinacional é constituído por um conjunto de portas lógicas as quais determinam os valores das saídas diretamente a partir dos valores atuais das entradas. Um circuito sequencial, por sua vez, emprega elementos de armazenamento denominados latches e flip-flops, além de portas lógicas.

Continue navegando