Buscar

Comportamento do Consumidor e Marketing Relacional

Prévia do material em texto

Nome: Nadia Regina da Silva Corrêa Nunes.
Data: 19/09/2022
Atividade prática final de - Comportamento do Consumidor e Marketing Relacional 
Abordamos no curso diversos contextos que tangem os fundamentos do marketing, em que consiste a estratégia mercadológica e de que forma o marketing deve ser analisado em função dos produtos e serviços que serão oferecidos no mercado. 
O processo de análise e entendimento do Marketing.
Considere a entrada de empresas montadoras de automóveis e de telefone móvel de origem estrangeira no Brasil, tais como Xiaomi e Chery Hong Kong, que hoje se encontram estabelecidas no mercado brasileiro e prestes a abrir suas fábricas. 
Com base no que foi aprendido ao longo do seu curso, existem apontamentos que levantam a desconfiança dos brasileiros aos produtos dessas empresas. 
Realize uma pesquisa acerca dos conceitos relacionados ao composto de marketing (preço, promoção, distribuição e produtos) destas empresas e responda: Quais são as dificuldades enfrentadas por estas empresas em relação aos produtos oferecidos? Quais são os impactos de preços praticados por estas empresas? De que forma questões relacionadas à distribuição de produtos e peças podem afetar a imagem dessas empresas?
Pesquisa com base no Composto de Marketing: preço, promoção, distribuição e produtos
Xiaomi e Chery Hong Kong:
 A marca chinesa Chery está no Brasil há cerca de dez anos e foi gradativamente conquistando seu lugar no ranking das grandes marcas. A montadora fez várias parcerias com nomes famosos e iniciou com cerca de 4 modelos e depois foi evoluindo quando a CAOA adquiriu 50% das operações brasileiras da Cherry formando praticamente uma nova empresa com novo portfólio.
Conforme entrevista dada no site do Estado de Minas Vrum com Março Alfonso, às dificuldades enfrentadas pela empresa era como se fazer presente no mercado brasileiro. Eles objetivavam investir em carros populares compactos, mas foram convencidos a vender carros de menor volume e maior valor, pois o mercado brasileiro passou por muitas mudanças. E outra dificuldade é a de atualmente por motivo da pandemia do COVID-19 as vendas estão sendo baixas deixando a empresa aqui no Brasil sem peças de reposição, mas estão retomando lentamente a produção.
Em 2020 objetivavam um faturamento de cerca de 40 mil unidades vendidas, no entanto, como a situação atual atingiu de forma significativa a empresa, se conseguirem a metade da meta já será significativa. Mas não desistem ainda querem conquistar o consumidor mostrando que são uma marca confiável e com produtos de qualidade.
Já a Xiaomi, fabricante de smartphones, chegou ao Brasil em 2015 com um belo investimento em marketing, mas enfrentou muitas dificuldades para chegar ao patamar que está hoje. De início suspeitavam que a marca havia pago fãs para o lançamento que foi um sucesso e houveram também algumas dispensas de empresas de comunicação sem motivo justificado, isso tudo acarretou uma incerteza da marca nos clientes.
Mas com os ajustes na estratégia de vendas no ano de 2019 teve um incrível recorde na arrecadação ocupando um posto de terceira maior fabricante de smartphone no mundo e ainda segue lançando novos modelos e surpreendendo o público.
Esse estudo nos possibilitou observar os atalhos mentais que Solomon mencionava que existem várias crenças de mercado que são suposições de empresas, produtos, marcas, lojas e países. Como por exemplo, o caso de que o produto importado é melhor, que o produto chinês é de baixa qualidade, que tal empresa possui produtos de melhor qualidade porque cobra mais. Ou seja, as pessoas formam preferências imutáveis que com o passar do tempo não podem mudar de ideia por toda a vida, sendo que a realidade deveria ser totalmente ao contrário, é questão de avaliar a qualidade que o produto oferece para uma formação de opinião e preferência.

Continue navegando