Buscar

Isolamento social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Isolamento social
O isolamento social é um comportamento no qual o indivíduo deixa de participar - voluntariamente ou não - de atividades sociais em grupo como trabalho e entretenimento. É um fenômeno geralmente observado na população idosa, sem-teto ou grupos com pouca mobilidade entretanto não é limitado a estes podendo ser observado em outras faixas etárias, grupos sociais e em grandes cidades, onde o contato social teoricamente é maior. Fatores como doenças físicas, eremitismo e doenças psicológicas podem influenciar o surgimento do isolamento social. Wilson define o isolamento social como "a falta de contato interação sustentada com indivíduos ou instituições que representam a sociedade predominante".
Causas
As causas mais comuns para o isolamento social involuntário são o Transtorno de Ansiedade Social em que a pessoa é incapaz de lidar com os sintomas de ansiedade que são provocados por contato com outras pessoas. Outra causa é o Stress pós-traumático, onde um trauma psicológico pode levar o indivíduo ao completo isolamento.
Outras causas para o isolamento social podem ser observados na população idosa, sem-teto ou enfermos entretanto não é limitado a estes podendo ser observado em eremitismo, usualmente por penitência, religiosidade, misantropia ou simples amor à natureza, vivem em lugares isolados. Na história da Igreja Católica há um capítulo importante sobre os eremitas e o desenvolvimento da vida monástica, com destaque para Santo Antão do Deserto.
Efeitos
O isolamento social é geralmente uma condição devastadora da psique humana, já que um dos princípios que regem a sociedade é que o ser humano é um ser social.
Se não obtiver os cuidados necessários, em alguns casos, o isolamento social pode provocar morte por desnutrição, pois o indivíduo não consegue sair para comprar comida nem exercer um emprego.
Ao não encontrar um abrigo onde possa se isolar, o risco de suicídio é alto se comparado com outras enfermidades psíquicas como depressão e esquizofrenia.
Um dos primeiros sintomas da depressão é o isolamento social, segundo a psicóloga Regina Maria Soares. A doença é grave e produz alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda. Em Itapetininga (SP), pacientes também falaram à TV TEM sobre os sintomas e os males do "mal do século".
A falta de ânimo para realizar atividades que precisam de socialização é característico do depressivo. Quem aponta para esse fato é a aposentada Wercelei Terezinha Luvizotto da Silva. Depois da morte do marido, ela sofreu durante dois anos sem saber que estava com a doença. Encontrou na pintura uma terapia. “Queria me afastar de todo mundo.
A psicóloga Regina Maria Soares explica que nem toda depressão tem motivo específico. Há vários tipos da doença. “A depressão é multicausal, isto é, ela pode ter tanto uma origem orgânica, que seria um distúrbio nos hormônios do organismo, ou ter fatores ambientais, sociais e psicológicos”, afirma.
Cabe a quem está por perto perceber o problema e tentar ajudar, ressalta a especialista. “É muito importante que os familiares, os amigos, quando perceberem que essa pessoa está se afastando do convívio, muitas vezes não tendo vontade de levantar, queixando-se de muito cansaço, falta de apetite, que os familiares fiquem de olho porque muitas vezes essa pessoa está sinalizando há algum tempo que não está bem e ninguém percebe, e só vai descobrir quando a situação é mais grave”, conclui.
Com o carinho da família, o tratamento correto e atividades que ajudam a trazer o bem-estar, voltar a sorrir não é nada impossível. 
Tratamento
O tratamento consiste em encorajar aos poucos pequenos contatos sociais, acompanhado de uma assistente social. Se não houver evolução no tratamento, uma pessoa isolada socialmente pode requereraposentadoria por invalidez (se já trabalhou) ou quando dependente dos pais, pensão quando do falecimento dos mesmos. A compra de comida, remédios e produtos de higiene pode ser feita por parentes, nomeando um responsável. Não é recomendável forçar um isolado social ao contato social, podendo provocar surtos e suicídio.
Terapias alternativas
Amparado por fiéis religiosos, o isolamento social pode ser melhorado acompanhando o enfermo até um culto ou missa. Outro tratamento eficaz se faz na frequência de reuniões com os Neuróticos Anônimos.
Complicações
É importante frisar que mesmo recebendo dinheiro, um isolado social pode vir a morte por ser incapaz de comprar comida e remédio.
Outro fator complicador é que o isolamento social, após longo período, pode regredir as capacidades cognitivas de interação social, causando o relapsos e delírios, e em casos mais graves, perder completamente a comunicação verbal.

Continue navegando