Buscar

Isolamento Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Isolamento Social
O isolamento social é um problema que pode ser dividido em três formas: o isolamento social involuntário, voluntário ou o ocasionado por imposição de outros. O involuntariamente ocasionado pode-se destacar a sua causa de forma que o individuo não perceba que está se distanciando dos demais, muitas vezes é conseqüência de algumas doenças como a depressão. Esse isolamento é causado voluntariamente quando o cidadão passa por algum trauma, seja ele físico ou moral, e acaba por se afastar de determinados grupos, ou até de todas por criar uma repulsa por conta dessas determinadas atitudes causadas. Ou simplesmente, o individuo pode ser privado do contato com outros grupos, sejam eles desde o nascimento ou em sua fase infantil/juvenil.
Uma característica muito forte no diagnostico da depressão, é o isolamento social, tendo como causa sua grande alteração de humor. E em muitos casos se torna tão grave que ocorre o suicídio, suicídio este que para Durkheim é representado como egoísta, pelo fato de ter sido ocasionado por um isolamento social, na qual o individuo teve como lesão um afastamento da sociedade, visando estar em um ambiente mais solitário. Diante disso, destaca-se que a depressão tem como característica o isolamento social involuntário, na qual não é opção da vitima que isso venha a ocorrer, mas as circunstancias , sejam elas da doença e do âmbito social, acabam tornando mais propicio esse isolamento.
Muitos casos são evidenciados na mídia assim como no cotidiano, de que tanto crianças/jovens como adultos apresentam voluntariamente o afastamento de grupos, ou de pessoas no geral, por terem passado por algum trauma/transtorno que mexeu com seu self, e a fez buscar um afastamento da sociedade. Casos de bullying são muito comuns de ocasionar o isolamento social da vitima, por deixar marcas em sua identidade e isso interfere em seu modo de ser e agir diante de outras pessoas, então para eles é preferível se isolar do que isso ocasionar marcas maiores, até mesmo na sociedade.
Como exemplo de isolamento social causado pela privação do contato com outros grupos, pode-se citar o caso de Isabelle. Uma garota que com apenas 6 anos não tinha convívio social com muitas pessoas a não ser com os avós e com a mãe, que não falava e nem ouvia, o que privou a menina Isabelle de interações sociais com o meio. Isabelle foi privada desde seu nascimento, quando seus avós decidiram esconder a filha e a neta dos olhos da sociedade, por ter uma filha com limitações auditivas e que estava grávida de um filha sem ser casada com o pai da criança, o que na era vergonhoso e faria a família perder seus valores diante da sociedade.
Diante disso, a menina Isabelle foi criada dentro de um quarto escuro, sem muitas interações, e não conhecia muitas pessoas, o que a impediu de criar seu self, ou seja, sua individualidade, sua identidade pessoal. Após ser encontrada pelas autoridades, quando sua mãe fugiu e levou-a junto, a menina apresentava muita agressividade, e muitas atitudes selvagens, pois ela tinha muito medo, por só ter tido comunicação através de simples gestos com sua mãe. Isabelle foi recebendo treinamento para assim desenvolver práticas ideais para uma menina da sua idade ter. Aos 9 anos, Isabelle começou a estudar na escola e já desenvolvia práticas de interação social com os outros. Mesmo diante de toda dificuldade, em seus primeiros 6 anos de vida, Isabelle conseguiu desenvolver bem suas habilidades, e “recuperar” o tempo extraviado que passou em isolamento social. Assim como o caso de Isabelle, existem muitos outros casos de isolamento social por imposição de outros, como o outro caso mais recente que ocorreu na Califórnia, onde um casal mantinha 13 crianças em cativeiro .
Perante o exposto, é notório que a socialização tem um papel eficaz na sociedade, seja ela para a criação do self, da identidade pessoal e da forma como irá agir com os outros. Como também para recuperar a integridade por conta dos danos que a própria sociedade causou no eu do outro. E estamos sempre suscetíveis a passar por etapas de ressocialização, que são aspectos que nos ajudam a mudar nossa forma de pensar e agir diante do outro e diante de determinadas ocasiões. É preciso que mais práticas de socialização e ressocialização estejam sempre ocorrendo, para que o nosso self esteja em constante desenvolvimento, e que assim melhorias sejam alcançadas, para que diante dos fatos ocorridos seja sabida a forma de enfrentá-los sem prejudicar seu eu, seu self, sua identidade. E assim então, não seja sofrido pela falta de interação social nos meios.
Isolamento social
Sofrimento no exílio

Continue navegando