Buscar

DESAFIO 1 ESTEFANI TOPICOS JURIDICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TOPICOS JURIDICOS EM ENGENHARIA 
DESAFIO 1 
ESTEFANI DE CARVALHO DOS SANTOS 
Direito Penal: é Direito Público por se tratar de prerrogativa do Estado, em que sua atuação é restrita à legislação prévia, certa e anterior ao fato a ser penalizado. É um dos ramos clássicos do Direito Público pela exclusividade estatal da aplicação de penas privativas de liberdade aos seus sujeitos, mediante devido processo legal e observância estrita do princípio da legalidade, sendo uma das aplicações originais deste princípio.
Direito das Coisas: apesar da aplicação de restrições como a função social e a boa-fé ao Direito de Propriedade, o Direito das Coisas ainda é um dos maiores exemplos da amplitude da autonomia privada, uma vez que o proprietário pode gozar, fruir, possuir, fracionar, destruir e inutilizar a coisa a seu bel prazer, desde que observados os direitos alheios.
Direito Empresarial: é privado, pois a constituição de uma empresa é um feixe de contratos firmados entre as partes que compõe uma união de vontades em prol de um objetivo comum. Apesar de haver disposições cogentes quanto às formas de empresas e seus requisitos registrais, predomina a autonomia da vontade em relação ao princípio da legalidade.

Outros materiais