Buscar

Crítica ao Coletivismo e Defesa do Individualismo

Prévia do material em texto

1944 Auge da segunda GM, na ING. Europa dominada pelo coletivismo, livro foi um aviso de um processo para a servidão. Fascismo, socialismo e nazismo tem em comum. Muito fácil um socialista transitar para os 3, coletivismo muito grande (autor não enxerga muita diferença). Questionou o planejamento central. Não pode ter um planejamento sem totalitarismo, ou seja, não existe totalitarismo que não afete a liberdade. Propõe o retorno ao individualismo e liberalismo, se não defende essa ideologia terá indivíduos como Hitler e Stálin.
O caminho abandonado: O caminho da civilização ocidental e estamos nos afastando dela. Não trata o Marxismo como ideias novas, mas sim como antigas que o Liberalismo superou que criou a civilização ocidental, e estamos regredindo. Socialismo é reacionário. Pensadores liberais se inspiraram em filósofos alemães, que começou a sair do caminho do liberalismo e a ING está seguindo. Um dos problemas do liberalismo foi o Laissez-faire, deixar o estado controlar. Termo de liberdade perdeu sentido devido ao debate eficientíssimo impulsionado por ideias coletivistas. Esse retorno vai destruir a civilização, levando todos na miséria.
A grande utopia: Socialdemocracia é a promessa que o socialismo vai trazer uma liberdade contra a escassez, livre para fazer o que quiser. Socialismo tem que obedecer ao alguém, a liberdade dos pensamentos males da sociedade. Socialismo democrático é a nova utopia, uma nova liberdade. Os defensores tiveram mais que se confrontar com as consequências do que defende. Considera stalinismo como superfascismo.
Individualismo e coletivismo: Socialismo dentro da esfera de coletivismo. Os objetivos do liberalismo e do coletivismo são os mesmos, pois querem tornar as pessoas mais livres, porém os métodos são diferentes como para o socialismo tem que abolir as propriedades privadas e fazer um planejamento central econômico. Os socialistas debatem em meios de planejamento diferentes. O liberalismo acredita na concorrência deve ser protegida para preserva-la. Ao contrário do pensamento socialista, acreditando nisso como desordem, ou seja, tem que ter um plano e a economia submetida a esse plano.
Planificação Inevitável: Rebater um argumento era inevitável que o capitalismo vai levar ao monopólio que uma hora o governo vai ter que planificar um plano, significando um avanço civilizatório. 
Planificação e Democracia: Não tem como ter os dois, tem que escolher um, o consenso democrático colapsará devido as escolhas do governo. Coletivismo se define como a organização intencional da atividade de todos para um objetivo social definido. Quem vai definir o objetivo? Tem que ter um governo que controlará tudo e fazer uma ordem de prioridade. O autor diz que ninguém tem capacidade de fazer algo desse porte perfeitamente agradando todos. É melhor se cada um entender ética e cada indivíduo seguir seus objetivos.
Estado de Direito: Ou se tem socialismo ou estado de direito. ED leis claras para todos sem beneficiários claros. Isso é incompatível com o socialismo devido ao planejamento econômico. Um estado moral, que vai dizer quais são seus objetivos de vida, não sendo ED, não tendo todos os cidadãos perante a lei, sem igualdade jurídica.

Continue navegando

Outros materiais