Buscar

AULA PRÁTICA 3

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido 
Responda de forma sintética as seguintes questões: 
1-Quais são as principais estratégias de produção de metabólitos secundários de origem vegetal para a indústria? 
Na primeira fase dos estudos os farmacognosistas e químicos procuram descobrir os princípios ativos presentes nas plantas (Hambúrguer & Hostettmann, 1991). Uma vez que os compostos de interesse são identificados nos extratos das plantas, a primeira parte do trabalho consiste em reunir uma grande variedade de amostras de diferentes indivíduos da mesma espécie que produzam as substâncias desejadas. Este trabalho permite selecionar plantas hiperprodutoras que apresentam o metabólito secundário de interesse.
2- Fale sobre as vantagens e desvantagens da cultura de plantas in vivo para a produção de biomassa visando a obtenção de metabólitos secundários em escala industrial.
Vantagens : Formas alternativas para a exploração sustentável de algumas espécies, principalmente em ecossistemas ameaçados. O btenção de germoplasma competitivo e adaptado a diversos métodos de cultivo, escolha de novas espécies que servirão como fonte de compostos biologicamente ativos e aprimoramento da produção de fitofármacos. Banco e seleção de germoplasma de interesse, Biorreatores Células em suspeão 
Desvantagens : Localização Geográfica, Data da coleta, Contaminação, Qualidade do Produto 
3- Fale sobre as vantagens e desvantagens das culturas de células vegetais em suspensão para a produção de metabólitos secundários em escala industrial. 
Vantagens : Banco e seleção de germoplasma de interesse, biorreatores, células em suspensão ou raízes transgênicas
Desvantagens: Não eram capazes de produzir compostos secundários 
4- Cite três técnicas de indução de rotas biossintéticas de metabólitos secundários em culturas de células vegetais em suspensão.
A cultura de tecidos vegetais in vitro, Cultura de Raízes, 
5- Quais são as principais técnicas de transformação genética de plantas em biotecnologia? 
Biolística e eletroporação
6- Morfologicamente, qual é a principal diferença entre o tipo de tumor induzido por Agrobacterium tumefasciens e Agrobacterium rhizogenes?
 Tumor induzido por Agrobacterium tumefasciens: Vai gerar um tumor-como crescimento ou fel na planta infectada, geralmente na junção entre a raiz e o broto. Além disso, os tumores são incitados pelo conjugativo transferência de um segmento de DNA (T-DNA) da indução de tumor bacteriano (Ti) plasmídeo. 
Já o tumor induzido por Agrobacterium rhizogenes: Induz tumores de raiz e carrega o plasmídeo Ri (indutor de raiz) distinto. Além disso, produz doenças das raízes peludas em plantas dicotiledôneas. R. rhizogenes induz a formação de raízes adventícias de múltiplas ramificações proliferativas no local da infecção, as chamadas "raízes peludas".
7- Quais são as vantagens das culturas de raízes transgênicas em suspensão em relação as células em suspensão, para a produção de metabólitos secundários em escala industrial? 
Produzir substâncias bioativas para as indústrias farmacêutica e de cosméticos em um ambiente controlado isolado de influências ambientais, Análise de genes funcionais, Expressão de protéinas estrangeiras, produção metabólitos secundários, a cultura pode produzir metabólitos antes não observados nas raízes não transformadas, a cultura pode mudar a concentração dos matabolitos, a cultura pode ser usada para regenerar uma nova planta
8- Além das técnicas utilizadas em células em suspensão, de que forma as rotas biossintéticas de metabólitos secundários podem ser induzidas em culturas de raízes transgênicas em suspensão?
 Iinoculação de explantes, cultura in vivo e in vitro
 
9- Qual é a diferença entre a técnica de precursor feeding, clonagem de genes biossintéticos na posição sentido e clonagem de genes biossintéticos na posição antissentido para o aumento de metabólitos secundários? 
No caso da clonagem de genes biossintéricos, a clonagem e expressão heteróloga leva ao incremento de três vezes a produção do metabólito. 
10- Qual é a vantagem da imobilização da células em suspensão e raízes transgênicas para a produção em escala industrial?
Vantagens em relação aos processos fermentativos tradicionais, como a utilização de altas densidades celulares por unidade de volume reator
Cultivo de raízes, em proteínas terapêuticas quebra de gordura, secreção permeabilidade das células e Introdução dos genes

Continue navegando