Buscar

atividade problematizadora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Problematizadora
Farmacologia
Nomes: 
	
Roberto, de 66 anos, é um consultor de tecnologia que viaja frequentemente para fora do país como parte de seu trabalho na indústria de telecomunicações. O único problema clínico que apresenta consiste em fibrilação atrial crônica, e ele toma varfarina como único medicamento há bastante tempo. Na última noite de uma viagem de consultoria, ele participou de um grande jantar no qual foram servidos alimentos que não costuma comer. No dia seguinte, ele apresentou diarreia aquosa, fétida e profusa. O médico estabeleceu o diagnóstico de diarreia do viajante e prescreveu bactrim (sulfametoxazol-trimetoprima) por 7 dias.
Roberto já estava totalmente restabelecido após 2 dias do início dos antibióticos e, 4 dias depois (enquanto ainda tomava os medicamentos), encontrou alguns clientes em outro farto jantar. Ele e seus convidados ficaram embriagados, e, ao sair do restaurante, Roberto tropeçou e caiu no meio-fio.
 No dia seguinte, seu joelho direito estava muito edemaciado, exigindo avaliação em um setor de emergência. O exame físico e os estudos de imagem foram compatíveis com moderada hemartrose (sangramento na articulação) do joelho direito. Os exames laboratoriais revelaram acentuada elevação da relação normalizada internacional (INR), medida padronizada do tempo de protrombina, que, nesse contexto clínico, é um marcador substituto para o nível plasmático de varfarina. O médico de plantão alertou Roberto de que seu nível de varfarina encontrava-se na faixa supraterapêutica (tóxica), e que esse efeito se devia, provavelmente, a interações medicamentosas adversas envolvendo a varfarina, os antibióticos utilizados e o recente consumo excessivo de álcool.
 Questões
1. Como ocorre a absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos medicamentos? Depois explique se caso o paciente estivesse com esteatose hepática grau 3 apresentando sinais de insuficiência hepática como ficaria o processo de farmacocinética?
2. Como um paciente com níveis terapêuticos bem estabelecidos de um medicamento de uso contínuo subitamente desenvolve manifestações clínicas de toxicidade farmacológica?
3. Essa situação poderia ter sido evitada? Se a resposta for afirmativa, como?
Referência necessária
GOLAN, D.E; TASHJIAN, A.H. ,Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. – [3. ed.] – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. Pag: 95.

Continue navegando