Buscar

Gestão de águas - consultoria

Prévia do material em texto

GESTÃO DE ÁGUAS
Consultoria para Usina de cana-de-açúcar Atvos - Teodoro Sampaio (SP)
Você trabalha em uma consultoria ambiental que foi contratada por uma usina do setor sucroalcooleiro para assessorá-la quanto à necessidade de aumentar o provimento de água. A usina designada sob a sua responsabilidade deseja irrigar a sua cultura de plantio de cana-de-açúcar e precisará implantar um sistema de irrigação com capacidade adicional de 300 m³/dia (captar mais esse valor além do valor já autorizado/outorgado). Além do aumento de demanda da água, houve uma alteração no processo industrial e a usina passou a gerar mais 100 m³/dia de efluente com carga orgânica de 800 mg/L. A usina deverá tratar o efluente gerado e lançar o efluente tratado (após a Estação de Tratamento de Águas Residuárias).
1) Em qual Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recurso Hídrico (UGRHI) está localizado o empreendimento? Qual a localização da usina? Qual o corpo d’água mais próximo? Em qual(is) documento(s), fonte(s) de informação você se baseou?
A ATVOS é empresa sucroalcooleira responsável pela produção e comercialização de etanol, açúcar VHP e energia elétrica através da cana de açúcar e da biomassa, na qual a Unidade Alcídia (razão social Destilaria Alcídia S/A) está localizada na zona rural do município de Teodoro Sampaio (SP), pertencente a UGRHI-22 (Bacia Hidrográfica do rio Paranapanema). Os corpos hídricos mais próximos são é o rio Paranapanema e o ribeirão Cuiabá. As informações foram baseadas do site da empresa [1] e do Relatório da situação de recursos hídricos do Pontal do Paranapanema: ano base 2018 [2].
2) Qual a disponibilidade de água superficial e subterrânea para este município? E para a UGRHI? Em qual(is) documento(s), fonte(s) de informação você se baseou?
Na UGRHI-22, a disponibilidade de água superficial Qméd é de 92 m³/s e a Q95% é de a 47 m³/s, e para as águas subterrâneas é de 13 m³/s [2]. Tais dados não foram encontrados em relação ao município. A informação foi obtida através do Relatório da situação de recursos hídricos do Pontal do Paranapanema. A disponibilidade de água superficial Qméd para o município de Teodoro Sampaio é ≥ 2500 m³/hab.ano e de água subterrânea é > 1500 m³/hab.ano, sem definições e valores exatos. As informações para a UGRHI foram baseadas no Relatório da situação de recursos hídricos do Pontal do Paranapanema: ano base 2018 [2] e para o município foram baseadas no Plano de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (UGRHI-22) – Relatório I (2016) [3].
3) Qual a demanda total de água superficial e subterrânea para este município? E para a UGRHI? Em qual(is) documento(s), fonte(s) de informação você se baseou?
A demanda de água total para a UGRHI-22 foi de 3,83m³/s, sendo 1,42m³/s de água superficial e 2,41 m³/s de água subterrânea. A demanda total para Teodoro Sampaio foi de 0,289 m³/s (urbano: 0,110 m³/s (38,2%), industrial: 0,138 m³/s (47,7%) e rural: 0,041 m³/s (14,1%)) e sabe-se que o abastecimento público é 100% suprido por água subterrânea. As informações para a UGRHI foram baseadas no Relatório da situação de recursos hídricos do Pontal do Paranapanema: ano base 2018 [2] e para o município foram baseadas no Plano de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (UGRHI-22) – Relatório I (2016) [3].
4) Você conseguiu dados e informações sobre a disponibilidade e a demanda de água superficial e subterrânea no âmbito específico de bacia hidrográfica (sub-bacia)? Ou no âmbito do território do município? O que você acha desse dado obtido? Possui limitações? Pode comprometer as decisões?
No âmbito específico de bacia foram encontrados dados e informações de 2018/2019 e no âmbito municipal foram encontrados dados não muito precisos de 2015/2016, sem especificação sobre quantidade/porcentagem advém de água subterrânea e de água superficial. Os dados sobre a sub-bacia são mais escassos, visto que não há muitas informações sobre a sub-bacia Baixo Paranapanema MD, no qual se enquadra o município de Teodoro Sampaio. Com relação aos dados obtidos, existe a limitação da não unificação das fontes de informações sendo necessário consultar diferentes fontes que tratam do mesmo tópico além do fato de os relatórios estarem defasados, em pelo menos um ou dois anos, podendo não representar mais a situação atual da bacia hidrográfica. Tais defasagens de dadas podem comprometer na tomada de decisões do comitê ou dos setores que demandam de água, atrapalhando no estabelecimento de um sistema eficiente de gestão e gerenciamento dos recursos hídricos.
5) Qual o balanço hídrico entre o consumo e a oferta de água subterrânea e superficial no município? E na UGRHI? Em qual(is) documento(s), fonte(s) de informação você se baseou?
Balanço hídrico = relação entre a disponibilidade e as demandas 
Na UGRHI 22, o balanço hídrico de demanda total x Q95% correspondeu a 8% (Q95% = 47 m³/s e demanda outorgada = 3,83 m³/s), a demanda total x Qmédia (%) correspondeu a 4,2% (Qmédia = 92 m³/s e demanda outorgada = 3,83 m³/s) e a demanda subterrânea x reservas explotáveis foi de 11,7% (explotável =13 m³/s e demanda outorgada = 1,52 m³/s). No município de Teodoro Sampaio, a demanda total (superficial e subterrânea) x Q95% correspondeu a < 30%, a demanda total (superficial e subterrânea) x Qmédia correspondeu a < 10% e a e a demanda subterrânea x reservas explotáveis correspondeu a < 30%. As informações para a UGRHI foram baseadas no Relatório da situação de recursos hídricos do Pontal do Paranapanema: ano base 2018 [2] e para o município foram baseadas no Plano de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (UGRHI-22) – Relatório I (2016) [3].
6) A partir das respostas das questões anteriores é possível afirmar que a captação adicional de 300 m³/dia de água é viável? Em qual(is) documento(s), fonte(s) de informação você se baseou?
A captação adicional de 300m³/dia (ou 0,003m³/s) seria viável, representando um incremento de 1% no total na demanda de água do município e 2,17% na demanda do setor industrial. Ainda assim, o município estaria enquadrado dentro nas faixas de balanço hídrico informadas na questão anterior. As informações foram baseadas no Plano de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (UGRHI-22) – Relatório I (2016) [3].
7) Você avalia que a disponibilidade de água na região vai ser afetada pelo incremento de consumo de água realizado pela empresa? Em qual(is) documento(s), fonte(s) de informação você se baseou?
Com base na disponibilidade total (superficial + subterrânea) média de água por habitante ao ano e a quantidade demandada pelo setor industrial (0,138 m³/s - 47,7%), o incremento de consumo de água realizado pela empresa não afetaria a disponibilidade hídrica do município. Esse aumento no consumo representaria 2,17% no aumento do consumo industrial da cidade e cerca de 0,10% da disponibilidade total. A resposta foi baseada em dados encontrados no Relatório da situação de recursos hídricos do Pontal do Paranapanema: ano base 2018 [2] e no Plano de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (UGRHI-22) – Relatório I (2016) [3]. 
8) Os dados encontrados estão atualizados? Descrevem a quantidade real da água disponível? Foram fáceis de serem encontrados? Qual a relação do órgão que elaborou os dados com o sistema de gerenciamento de recursos hídricos? Descreva demais reflexões sobre os dados utilizados. Em quais documentos, fontes de informação você se baseou?
Os dados mais recentes encontrados sobre a UGRHI-22 são de 2018/2019, disponíveis nos Relatórios da situação de recursos hídricos do Pontal do Paranapanema e no Plano de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (UGRHI-22). Os dados mais recentes sobre o município de Teodoro Sampaio são referentes ao ano de 2015/2016, disponíveis no Plano de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (UGRHI-22) – Relatório I (2016) [3], e pela data pode não representar mais a realidade do município, sendo considerados desatualizados. Os dados sobre a UGRHI-22 são de fácil acesso os dados municipais demandaram um pouco mais de tempo e paciênciapara serem encontrados e algumas delas não são específicas quanto ao valor. O Comitê de Bacia hidrografia do Pontal do Paranapanema é o órgão responsável pelos relatórios de situação e pelo plano de Bacia utilizados no trabalho. O comitê integra o SINGREH, fazendo parte do “Parlamento das Águas”, no qual os representantes da bacia discutem e definem a gestão dos recursos hídricos compartilhando a responsabilidades com o poder público.
9) A usina pode lançar o efluente residual (após o tratamento) no rio/córrego? Por quê? Em qual(is) documento(s), fonte(s) de informação você se baseou?
A usina pode lançar efluente residual no rio Paranapanema, visto dentro da UGRHI-22, ele apresenta os melhores resultados de qualidade de água devido a alta vazão e a consequente capacidade aumentada de depuração, e o valor de carga orgânica está em conformidade ao encontrado usualmente no setor. Além disso, o setor sucroalcooleiro é responsável por 22,2% dos lançamentos de efluente na Bacia do Rio Paranapanema. As informações sobre o rio Paranapanema foram baseadas no Relatório da situação de recursos hídricos do Pontal do Paranapanema: ano base 2018 [2] e sobre a carga orgânica foi baseado em um documento da Cetesb [5].
10) A quais instrumentos de gestão de água esses novos usos estão sujeitos? Qual a importância destes instrumentos? Em qual(is) documento(s), fonte(s) de informação você se baseou?
Os novos usos estão sujeitos a outorga dos direitos de uso dos recursos hídricos, responsável por autorizar o direito de uso de um recurso hídrico cedida pela autoridade competente da União ou dos Estados de acordo disponibilidade hídrica e o regime de racionamento, incluindo, segundo o PNRH [4] as atividades de captação/extração da água para processo produtivo e de lançamento de resíduos líquidos tratados ou não com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final. Para a concessão, é preciso conhecer os usos atuais das águas da bacia hidrográfica a fim de não comprometer os usos múltiplos da água. A informação foi baseada no Plano Nacional de Recursos Hídricos [4].
11) Você, como consultor (gestor e analista ambiental), poderia sugerir alguma solução alternativa para seu cliente?
As possíveis sugestões a empresa ATVOS de Teodoro Sampaio é:
- Obtenção de outorga para captação de água e lançamento de efluentes considerando as novas demandas e lançamento de efluente;
- Adesão ao Projeto de cadastro de irrigantes e propriedades agrícolas com irrigação da UGRHI-22;
- Estabelecer parcerias com órgãos gestores de responsáveis pelo monitoramento, pois a UGRHI-22 apresenta baixa cobertura da rede de monitoramento da quantidade e qualidade das águas da bacia;
- Disponibilizar informações referentes às características dos efluentes gerados;
- Trabalhar com o reuso agronômico da vinhaça e das águas residuárias na fertirrigação da própria lavoura de cana-de-açúcar.
12) Quais foram as principais dificuldades encontradas e os desafios a serem superados com relação à existência de dados e informações para o gerenciamento de recursos hídricos?
As principais dificuldades encontradas são referentes aos dados municipais desatualizados e sem definição exata de valores e a falta de trabalhos que abordem mais sobre aspectos no nível de sub-bacia no qual Teodoro Sampaio está inserida (Baixo Paranapanema MD). O Relatório da Situação de Recursos Hídricos do Pontal do Paranapanema constava em blog próprio do Comitê enquanto outras informações constavam em portais governamentais. Esses fatores atrapalham o fortalecimento do gerenciamento dos recursos hídricos e no próprio processo de gestão – incluindo a descentralização.
Referência bibliográficas
[1] ATVOS. A empresa. 2017. Disponível em: < https://atvos.com/a-empresa/sobre-a-empresa/ > Acesso em: 26 out. 2021.
[2] COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PONTAL DO PARANAPANEMA. Relatório da situação de recursos hídricos do Pontal do Paranapanema. 2019. Disponível em: < http://cbhpp.org/files/2019/08/RS_ano_base_2018_CBH-PP2019.pdf > Acesso em 26 out. 2021.
[3] COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PONTAL DO PARANAPANEMA. Plano de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (UGRHI-22) – Relatório I: volume I. 2016. Disponível em: < https://drive.google.com/drive/folders/1rhnji8sDqUDQYDizN7-74gv0rwoPA0A2 > Acesso em 06 out. 2021. 
[4] BRASIL, Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9433.htm > Acesso em: 10 out. 2021.
[5] COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – CETESB. Fundamentos do controle de poluição das águas. 2018. Disponível: < https://cetesb.sp.gov.br/posgraduacao/wp-content/uploads/sites/33/2018/07/Aula-02-Controle-de-Polui%C3%A7%C3%A3o-das-%C3%81guas-Caracteriza%C3%A7%C3%A3o-Efluentes-21.07.18.pdf > Acesso em: 10 out. 2021.

Continue navegando