Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

AV2 – DENTÍSTICA
2. Paciente com 16 anos de idade, sexo feminino, apresenta uma pequena lesão de cárie na superfície mesial do dente 11. A localização exclusivamente proximal desta lesão dificulta a avaliação da extensão da cavitação. A conduta preconizada consiste em afastamento: (1 Ponto)
imediato dos dentes 11 e 21 com tiras de borracha 24 horas antes da sessão restauradora; uso de brocas esféricas 1/4 e 1/2 para o preparo cavitário conservador
imediato dos dentes 11 e 21 com tiras de borracha 48 horas antes da sessão restauradora; uso de brocas esféricas 1/4 e 1/2 para o preparo cavitário conservador
mediato dos dentes 11 e 12 com tiras de borracha 24 horas antes da sessão restauradora; uso de brocas cone invertido para o preparo cavitário conservador
imediato dos dentes 11 e 12 com tiras de borracha 48 horas antes da sessão restauradora; uso de brocas cone invertido para o preparo cavitário conservador
mediato dos dentes 11 e 21 com tiras de borracha 24 horas antes da sessão restauradora; uso de brocas esféricas 1/4 e 1/2 para o preparo cavitário conservador
3. Paciente, sexo feminino, 10 anos, chegou ao consultório odontológico acompanhado da mãe, com queixa de dor de dente. Ao exame clínico, o cirurgião-dentista identificou uma lesão cariosa de média profundidade no dente 15, além de biofilme visível, e sangramento gengival em algumas regiões. Após a profilaxia, observaram-se manchas brancas na região cervical da face vestibular de todos os dentes anteriores. Após a secagem e iluminação adequada, viu-se que as manchas eram opacas e rugosas. Pode-se suspeitar inicialmente da ocorrência de: (1 Ponto)
Erosão
Fluorose
Traumatismo
Lesão de cárie ativa
Lesão de cárie inativa
4. Paciente com 8 anos de idade, sexo masculino, é trazido pela mãe ao consultório odontológico com a queixa que os dentes anteriores superiores têm manchas “com aparência de giz”. A mãe relata que a criança consome balas e chicletes com frequência elevada e apresenta resistência à escovação dos dentes. Ao exame clínico, observam-se lesões não cavitadas, opacas e rugosas na superfície vestibular dos dentes 12, 11, 21 e 22 e lesões com aspecto sombreado, por baixo do esmalte intacto e desmineralizado na superfície oclusal dos dentes 16 e 26. A coleta de saliva não estimulada resultou em 0,15 mL/min e observou-se pequena quantidade de biofilme dental bacteriano, localizado principalmente ao longo da margem gengival dos dentes anteriores e posteriores. O quadro clínico observado é compatível com o diagnóstico de cárie dentária: (1 Ponto)
inativa em dentina nos dentes 16 e 26, levando em conta a sensação tátil à sondagem
inativa em esmalte nos dentes 12, 11, 21 e 22, tendo em vista a localização das lesões
ativa em dentina nos dentes 12, 11, 21 e 22, considerando a aparência visual das lesões
inativa em esmalte nos dentes 16 e 26, considerando que a saúde gengival permanece inalterada
ativa em esmalte nos dentes 12, 11, 21 e 22, levando em conta a sensação tátil à sondagem
5. Desde a introdução dos sistemas adesivos, a Odontologia desenvolveu-se demais nos aspectos estéticos e principalmente conservadores, pois a partir deles, é possível a adesão às estruturas dentárias, dispensando assim, preparos mecânicos invasivos retentivos. Considerando a aplicação de um sistema de adesivo de 3 frascos qual é o modo de aplicação correto? (1 Ponto)
Primer, ácido e adesivo (Bond)
Primer, adesivo (Bond) + ácido
Ácido + Adesivo (Bond) com Primer
Adesivo (Bond), ácido + Primer
Ácido, Primer, adesivo (Bond)
6. Paciente ERMS, 50 anos, apareceu na clinica Odontológica se queixando de dor no elemento 16. Ao exame clínico foi observado lesão cariosa Classe I no sulco principal, com uma pequena cavitação. No exame radiográfico, foi observado aspecto radiolúcido (lesão) em dentina, distante da câmara pulpar. Após anestesia, seleção de cor, profilaxia e isolamento absoluto, como é realizada a remoção dessa lesão?
 R: Acesso à lesão em esmalte com ponta diamantada esférica de tamanho compatível com a lesão em alta rotação. Em dentina remoção do tecido infectado com broca carbide esférica do tamanho compatível com a lesão em baixa rotação e/ou curetas afiadas.
7. Para realizar corretamente um preparo cavitário para amálgama, devemos nos atentar a alguns princípios fundamentais dos preparos cavitários, entre eles forma de contorno, forma de conveniência, forma de retenção e forma de resistência. Defina o que é forma de resistência.
R: Forma de resistência: É a característica dada à cavidade para que as estruturas remanescentes e a restauração sejam capazes de resistir às forças mastigatórias, sem fratura nem deslocamento.
8. O diagnostico de lesões é importante para um correto tratamento, e para isso, se faz necessário o uso de exames complementares, como radiografias. Qual a técnica radiográfica indicada para o diagnóstico de cárie em dentes posteriores? Justifique sua resposta.
R: Técnica interproximal (bite wing), a radiografia interproximal oferece maiores resolução e nitidez, permite a melhor visualização da região das coroas dos dentes superiores e inferiores numa mesma imagem e melhor visualização de lesão de cárie na oclusal e interproximal.
Leva a melhora paralelismo dar interproximais 
9. O amalgama de prata é um material relativamente antigo na Odontologia, mas ainda utilizado e com algumas vantagens em relação à resina composta, como a técnica menos sensível. Durante a inserção do amalgama de prata, qual fator deve ser considerado na condensação em um preparo de Classe I?
R: Existem vários fatores que devem ser considerados, como: o tempo de trabalho da amálgama, desde o final da trituração até o final da condensação, pois a amálgama perde a plasticidade e resistência conforme sua cristalização. O embricamento também é um fator a ser considerado, que é a pressão da amálgama contra os ângulos internos da cavidade, tomando cuidado para evitar a presença de bolhas.

Mais conteúdos dessa disciplina