Buscar

Globalização e Protecionismo na Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A evolução contínua do comércio internacional é um fator decisivo no desenvolvimento econômico do mundo.
A globalização ocasionou grandes transformações nos últimos anos no cenário econômico nacional e internacional. Como uma forte influência, proporcionou diversos resultados para as atividades comerciais, onde podemos notar que o avanço das negociações entre diversos países propagou as operações de importação e exportação.
Vários profissionais afirmam que essas operações são vistas de maneira positiva ao desenvolvimento econômico do país. Contudo, é de se esperar que possa ocorrer um excesso de importados nos países, gerando uma preocupação, pois pode afetar consideravelmente a competitividade dos produtos nacionais e muitos países praticam uma concorrência desleal.
Por conta deste fator, foi adotada a política protecionista através das seguintes medidas:
· Criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, reduzindo a lucratividade dos mesmos;
· Subsídios à indústria nacional, incentivando o desenvolvimento econômico interno;
· Fixação de quotas, limitando o número de produtos, a quantidade de serviços estrangeiros no mercado nacional, ou até mesmo o percentual que o acionário estrangeiro pode atingir em uma empresa.
O protecionismo é vantajoso pelo fato de proteger a economia nacional da concorrência externa, garantir a criação de empregos e incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias.
Referencias: 
VIZEU, Leonardo F. Gen Jurídico. A Influência da integração econômica na reconfiguração dos modelos de estado. http://genjuridico.com.br/2016/09/15/a -influencia-da-integracao-economica-na-reconfiguracao-dos-modelos-de-estado/ - Acesso: 22 de Agosto 2022.
DANTAS, Tiago. Brasil Escola. Protecionismo. https://brasilescola.uol.com.br/economia/protecionismo.htm#:~:text=Protecionis Acessado: 22 de Agosto 2022.

Continue navegando