Buscar

Registro de preços

Prévia do material em texto

PROF. GUSTAVO SALLES
LISTA DE TRANSMISSÃO: 61 98133-7782
E-mail: concursando.agora@gmail.com
01 - Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auxiliar Técnico de Controle Externo - Área 
Em relação ao sistema de registro de preços, julgue o item seguinte.
Esse sistema consiste em um conjunto de procedimentos para o registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras, em que as empresas, concordando em fornecer nas mesmas condições do primeiro colocado, disponibilizam os bens e serviços a preços e prazos registrados em ata específica.(Certo ou Errado)
02 - Aplicada em: 2017Banca: FCCÓrgão: DPE- PRProva: Defensor Público
Sobre o tema licitações, é correto afirmar: 
Parte superior do formulário
a O sistema de registro de preços e a chamada “licitação carona” são institutos que não decorrem expressamente da previsão na Lei de Licitações, mas derivam do princípio administrativo explícito da publicidade. 
b As microempresas e empresas de pequeno porte poderão participar do procedimento licitatório sem necessitar comprovar previamente a qualificação técnica, por força da finalidade relacionada ao desenvolvimento nacional, entretanto uma vez declarada vencedora, deverá apresentar comprovar sua qualificação em até 48 horas. 
c As microempresas e empresas de pequeno porte poderão participar do procedimento licitatórios sem necessitar comprovar previamente a qualificação técnica, por força da finalidade relacionada ao desenvolvimento nacional, entretanto uma vez declarada vencedora, deverá comprovar sua qualificação em até 5 dias úteis. 
d É compatível com as finalidades licitatórias a preferência para aquisição de produtos manufaturados e serviços nacionais que obedeçam às normas técnicas brasileiras em detrimento de produtos e serviços estrangeiros, desde que obedecidos os limites legais definidos pelo Poder Executivo Federal. 
e Conforme a Lei de Licitações, sempre que os candidatos forem inabilitados ou desclassificados – instituto da licitação fracassada – se autorizará a imediata contratação direta. 
03 - Aplicada em: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT - 24ª REGIÃO (MS) Prova: Analista Judiciário - Área 
A União Federal pretende contratar instituição brasileira que exerce atividade de recuperação social do preso. Cumpre salientar que a instituição não tem fins lucrativos, sendo seu objetivo de caráter exclusivamente social. Além disso, é detentora de indubitável reputação ético-profissional. Nesse caso, conforme preceitua a Lei nº 8.666/1993, a licitação é 
Parte superior do formulário
a dispensável. 
b obrigatória na modalidade convite. 
c obrigatória na modalidade concurso. 
d inexigível. 
e obrigatória na modalidade tomada de preços. 
04 - Aplicada em: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT - 24ª REGIÃO (MS) Prova: Analista Judiciário - Oficial de Justiça 
Considere a seguinte situação hipotética: determinada licitação, na modalidade tomada de preços, fixou o dia 20 do mês de julho do ano de 2017 (uma sexta-feira) como a data final para o recebimento das propostas. A empresa XYZ pretende participar do certame, porém não está previamente cadastrada para tanto. Nos termos da Lei n° 8.666/1993, a empresa XYZ 
Parte superior do formulário
a poderá participar da licitação se atender a todas as condições exigidas para cadastramento até o dia 18 de julho de 2017, observada a necessária qualificação.
b não poderá participar do certame, vez que só participam os que estão previamente cadastrados. 
c  poderá participar da licitação se atender a todas as condições exigidas para cadastramento até o dia 20 de julho de 2017, observada a necessária qualificação. 
d poderá participar da licitação se atender a todas as condições exigidas para cadastramento até o dia 15 de julho de 2017, não sendo necessária a qualificação nessa etapa do certame. 
e poderá participar da licitação se atender a todas as condições exigidas para cadastramento até o dia 17 de julho de 2017, observada a necessária qualificação. 
05 - Aplicada em: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT - 24ª REGIÃO (MS) Prova: Analista Judiciário - Área Engenharia
Em determinada licitação, na modalidade tomada de preços, ultrapassada a fase de habilitação, pretende um dos licitantes desistir da sua proposta. Nos termos da Lei n° 8.666/1993, a desistência da proposta, na fase pretendida, 
Parte superior do formulário
a não é admitida, em qualquer hipótese. 
b é admitida apenas se houver motivo justo, decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão. 
c é sempre admitida, bastando que a empresa fundamente seu pedido. 
d só será admitida se os demais licitantes concordarem com a desistência, sendo necessário que a empresa fundamente seu pedido.
e só será admitida se houver motivo justo, decorrente ou não de fato superveniente, e desde que aceito pela autoridade máxima do órgão licitante. 
06 - Aplicada em: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT - 11ª Região (AM e RR) Prova: Analista Judiciário – Oficial de Justiça Avaliador Federal
Considere:
I. O Sistema de Registro de Preços poderá ser adotado quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração.
II. Na licitação para registro de preços não é necessário indicar a dotação orçamentária, que somente será exigida para a formalização do contrato ou outro instrumento hábil.
III. O julgamento, por técnica e preço, na modalidade concorrência, poderá ser excepcionalmente adotado, a critério do órgão gerenciador e mediante despacho fundamentado da autoridade máxima do órgão ou entidade.
IV. O prazo de validade da ata de registro de preços não será superior a quinze meses, incluídas eventuais prorrogações.
No que concerne ao Sistema de Registro de Preços, conforme preceitua o Decreto no 7.892/2013, está correto o que se afirma APENAS em 
Parte superior do formulário
a I e III. 
b  II e IV. 
c IV. 
d I, II e III. 
e I, III e IV. 
07 - Aplicada em: 2017 Banca: FCC Órgão: TRE-SP Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária
Suponha que o Estado tenha instaurado diversas licitações, na modalidade concorrência, para alienação de imóveis não vocacionados ao uso pela Administração, objetivando a obtenção de receita adicional para aplicar na expansão de ações prioritárias de governo, notadamente na área de saúde e segurança. Ocorre que alguns certames restaram desertos, sem que aos mesmos tenham acorrido interessados. Diante de tal situação, o Estado
Parte superior do formulário
a deverá instaurar tantas licitações quantas necessárias para alienação, podendo adotar a modalidade convite.
b poderá adotar a modalidade leilão, apenas para os imóveis remanescentes de desapropriação.
c está autorizado a oferecer desconto em relação ao valor da avaliação do imóvel, adotando o menor desconto como critério de julgamento.
d poderá proceder à venda direta, mantidas todas as condições preestabelecidas, se comprovar que a repetição do certame causará prejuízo para a Administração.
e poderá efetuar permuta, desde que com imóveis privados vocacionados para utilização pela Administração, independentemente de licitação.
08 - Aplicada em: 2017 Banca: FCC Órgão: TRE-SP Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas
Atenção: A questão, refere-se ao conteúdo de Noções de Direito Administrativo.
Determinado órgão da Administração pública pretende alienar onerosamente um imóvel onde funcionava uma escola. Dentre as providências previstas pela Lei nº 8.666/1993, está a
Parte superior do formulário
a obtenção de autorização legislativa, necessária para alienação de bens móveis e imóveis pertencentes à Administração direta a partir de determinado valor.
b autorização legislativa para o caso de se pretender alienação onerosa por meio de licitação, não sendo necessária no caso de venda para outro órgão da Administração direta.
c prévia demonstração de inexistência de outras destinações a serem dadas ao bem, o que, se presente, autoriza a alienação independentemente de autorização legislativa.
d atualização monetária do valor da aquisição, para estabelecimentodo valor mínimo na licitação, não sendo possível a alienação de bens imóveis oriundos de doações, porque gratuitas.
e demonstração de interesse público na alienação pretendida e prévia avaliação do bem imóvel, para apuração do valor mínimo na licitação.
09 - Aplicada em: 2017 Banca: FCC Órgão: TRE-SP Prova: Técnico Judiciário – Programação de Sistemas
Atenção: A questão, refere-se ao conteúdo de Noções de Direito Administrativo.
Uma unidade pública escolar conseguiu recursos para modernização de seus equipamentos de informática, pois a quase totalidade dos computadores utilizados pelos alunos foi inutilizada durante uma inundação ocorrida no imóvel em período de fortes chuvas. Considerando-se que esse conjunto de computadores era patrimoniado e que a diretoria de ensino competente pretende se desfazer dele,
Parte superior do formulário
a deverá licitar a alienação desse material, por meio de concorrência ou convite.
b deverá licitar a alienação dos bens, por meio de leilão.
c poderá licitar a alienação dos bens, por meio de qualquer das modalidades legalmente previstas, conforme o valor de avaliação dos mesmos.
d poderá alienar os bens com dispensa de licitação, por se tratar de hipótese expressamente prevista para tanto.
e deverá licitar a alienação dos bens, por meio de leilão ou tomada de preços.
10 - Aplicada em: 2017 Banca: FCC Órgão: TRE-SP Prova: Técnico Judiciário – Programação de Sistemas
Atenção: A questão, refere-se ao conteúdo de Noções de Direito Administrativo.
Uma empresa pública estadual desenvolve estudos, pesquisas e produz vacinas antiofídicas e vacinas para produção de anticorpos. O ente federado, cuja organização administrativa que essa empresa integra, necessita adquirir doses das vacinas para abastecimento de sua rede de saúde. Essa aquisição, nos termos da Lei nº 8.666/1993,
Parte superior do formulário
a pode ser feita com dispensa de licitação, desde que essa empresa tenha sido criada anteriormente à vigência da lei de licitações e que o valor seja compatível com o valor de mercado.
b depende de prévia licitação, tendo em vista que outros produtores das mesmas vacinas podem produzir tais produtos, tendo direito subjetivo à competição para o fornecimento.
c pode ser feita com inexigibilidade de licitação, tendo em vista que não é exigível certame quando os envolvidos na relação jurídica são entes públicos.
d deve ser feita com dispensa de licitação, tendo em vista que os entes que integram a Administração pública têm preferência no julgamento do certame em relação aos demais participantes.
e demanda, obrigatoriamente, a realização do certame, como observância do princípio da igualdade, tendo em vista que se trata de empresa integrante da própria Administração.
11 - Aplicada em: 2017 Banca: FCC Órgão: TRE-SP Prova: Analista Judiciário - Assistência Social
Atenção: A questão a aseguir, refere-se ao conteúdo de Noções de Direito Administrativo. 
A Administração pública submete-se à norma que exige licitação pública para as contratações e aquisições de bens e serviços, bem como para alienações de bens. Entretanto, essa exigência admite EXCEÇÕES, como, 
Parte superior do formulário
a nas hipóteses de dispensa de licitação, em que a competição não se mostra possível, de modo que a realização do certame levaria a resultado já previamente conhecido.  
b nas licitações dispensáveis, em que a realização dos certames ensejaria atuação do administrador contrária ao interesse público, por acarretar prejuízos à Administração pública. 
c nos casos de inexigibilidade de licitação, em que a realização do certame não se mostra cabível por inviabilidade de competição, de modo que já se conheceria o resultado ou este não seria o pretendido pela Administração pública. 
d nas hipóteses de inexigibilidade de licitação, elencadas expressamente na legislação, pois configuram opção do legislador pela não realização do certame, por razões de economicidade ou de interesse público. 
e nos casos de dispensa ou inexigibilidade de licitação, elencados expressa e taxativamente na legislação e que, como tal, afastam a possibilidade do administrador público realizar o certame. 
12 - Aplicada em: 2017 Banca: FCC Órgão: TRE-SP Prova: Analista Judiciário - Assistência Social
Atenção: A questão a seguir, refere-se ao conteúdo de Noções de Direito Administrativo. 
A vedação à alteração das condições de participação na licitação, bem como das cláusulas que constarão do contrato, cuja minuta integrou o edital, é expressão do princípio 
Parte superior do formulário
a do julgamento objetivo da licitação, tendo em vista que eventuais alterações interfeririam no resultado do certame, salvo se restasse demonstrada concordância dos demais licitantes. 
b da vinculação ao instrumento convocatório, que se dirige somente aos licitantes, para que esses saibam os termos e condições que regerão a relação jurídica, cuja alteração não poderão propor. 
c da adjudicação compulsória, que possibilita que o licitante vencedor exija a assinatura do contrato nos estritos termos que constaram do edital, no prazo de 48 horas após a divulgação do resultado do certame. 
d da vinculação ao instrumento convocatório, pois as propostas foram apresentadas com base nas condições que constavam do edital, de forma que eventual alteração violaria a igualdade que deve reger a competição. 
e do julgamento objetivo da licitação, que depende da igualdade de participação entre os participantes, de forma que eventual alteração demandaria reabertura do certame, ainda que já findo. 
13 - Aplicada em: 2016 Banca: FCC Órgão: PGE-MT 
A respeito da licitação da modalidade de convite, é correto afirmar que
Parte superior do formulário
a é modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de dois pela unidade administrativa.
b dela podem participar, exclusivamente, interessados do ramo pertinente ao seu objeto, necessariamente cadastrados previamente pela Administração pública.
c o seu cabimento é determinado em função da natureza do objeto e do valor estimado da contratação.
d é modalidade de licitação que independe da instauração de procedimento administrativo formal de contratação, visto ser regido pelos ditames da simplicidade e celeridade.
e tem cabimento apenas nas hipóteses de contratação de bens e serviços comuns, sendo inaplicável, pois, à contratação de bens e serviços de outra natureza e obras de engenharia.
1 4 - Aplicada em: 2016 Banca: FCC Órgão: PGE-MT Prova: Técnico - Técnico Adminstrativo
Para a contratação da execução de determinada obra de engenharia no valor estimado de R$ 120.000,00, a Administração pública tem o dever de licitar. Para tanto, deve escolher a modalidade de licitação pública aplicável. Considerados a natureza do objeto – obra de engenharia – e o valor estimado da contratação – cento e vinte mil reais –, é correto afirmar que o seu poder de escolha da modalidade de licitação aplicável mais célere e consentânea com o princípio da duração razoável do processo é 
Parte superior do formulário
a discricionário, visto basear-se em razões de conveniência e oportunidade. 
b vinculado, consistente em licitar na modalidade de convite. 
c vinculado, consistente em licitar na modalidade de concorrência.
d discricionário, no sentido de que inexistem parâmetros para a escolha da modalidade nesse caso, cabendo ao administrador público optar por aquela que, na sua avaliação, melhor atende o interesse público. 
e vinculado, visto ser baseado em razões de conveniência e oportunidade. 
15 - Aplicada em: 2016 Banca: FCC Órgão: PGE-MT 
Concorrência, tomada de preços e convite são modalidades de licitação pública cuja aplicabilidade é determinada em função 
Parte superior do formulário
a da complexidade do objeto da contratação. 
b da relevância, para a Administração pública, do objeto da contratação. 
c da natureza do objeto e do valor estimado da contratação. 
d da relevância e urgência da contratação. 
e do valor de referência da contratação, assim consideradoo praticado em situações pretéritas.  
16 - Aplicada em: 2016 Banca: FCC Órgão: TRT - 20ª EGIÃO (SE)
Prova: Analista Judiciário - Administrativa
Em determinado procedimento licitatório, na modalidade concorrência, ultrapassada a fase de habilitação, foram abertas as propostas das cinco empresas habilitadas, a fim de se proceder ao julgamento de tais propostas. Nesse momento, a Comissão de Licitação desclassificou uma das empresas licitantes por motivo relacionado à habilitação. Nos termos da Lei no 8.666/1993, a desclassificação narrada
Parte superior do formulário
a não é possível, em qualquer hipótese, tendo em vista a preclusão administrativa, fundamental para dar segurança jurídica às relações de direito público.
b é sempre possível, tendo em vista a soberania administrativa e o interesse público envolvido, seguindo a licitação o seu trâmite normal.
c só é possível em razão de fatos supervenientes ou só conhecidos após o julgamento.
d só é possível em razão de fatos supervenientes, única hipótese legal que autoriza a desclassificação tal como narrada no enunciado.
e é sempre possível, porém a licitação deverá ser anulada, procedendo-se a novo certame em observância aos princípios da legalidade e da vinculação ao instrumento convocatório.
17 - Aplicada em: 2016 Banca: FCC Órgão: TRT - 20ª EGIÃO (SE) Prova: Técnico Judiciário - Tecnologia da 
O Estado de Sergipe está realizando licitação para a compra de hortifrutigranjeiros e pães em grande quantidade. No tempo necessário para a realização do procedimento licitatório correspondente, o Estado decidiu comprar tais produtos, com base no preço do dia. Nesse caso e nos termos da Lei no 8.666/1993, a licitação é 
Parte superior do formulário
a inexigível. 
b dispensável. 
c obrigatória na modalidade convite. 
d obrigatória na modalidade pregão
e obrigatória na modalidade tomada de preços. 
18 - Aplicada em: 2016 Banca: FCC Órgão: TRT - 20ª REGIÃO (SE) Prova: Técnico Judiciário - Administrativa
A Prefeitura de determinado Município do Estado de Sergipe pretende vender bens móveis que lhe são inservíveis como, por exemplo, cadeiras, mesas e estantes, bens estes muito antigos e sem serventia à Administração municipal. Nos termos da Lei n°8.666/1993, a modalidade licitatória apropriada ao caso narrado é 
Parte superior do formulário
a concorrência.
b leilão.
c tomada de preços. 
d convite.
e pregão.
19 - Aplicada em: 2016 Banca: FCC Órgão: TRT - 20ª REGIÃO (SE) Prova: Analista Judiciário - Comunicação 
A União Federal, visando a construção de importante obra pública, abriu procedimento licitatório, na modalidade concorrência, sendo o valor da contratação estimado em um milhão e setecentos mil reais. Após a publicação do edital, procedeu-se à fase de abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação das cinco empresas concorrentes para a devida apreciação. As cinco empresas foram inabilitadas e não interpuseram recurso, razão pela qual houve a devolução dos envelopes fechados às empresas, contendo as respectivas propostas. Em razão do fracasso da concorrência e pretendendo a União tomar as medidas necessárias para a contratação pretendida, uma nova licitação é 
Parte superior do formulário
a dispensável. 
b obrigatória na modalidade concorrência. 
c inexigível. 
d obrigatória na modalidade convite.
e  obrigatória na modalidade tomada de preços. 
GABARITO:
	01 – C
	02 – D
	03 – A
	04 – E
	05 – B
	06 – D
	07 – D
	08 – E
	09 – B
	10 – A
	11 – C
	12 – D
	13 – C
	14 – B
	15 – C
	16 – C
	17 – B
	18 – B
	19 – B

Continue navegando