Buscar

ESTUDO DE CASO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela 
precisa de pressupostos, de conceitos que fundamente e orientem os seus caminhos (LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. 16.Reimp. São Paulo: Cortez, 
2001, p. 30).
O vídeo do Prof. Paulo Guiraldelli Jr. apresenta uma introdução à filosofia da educação, mostrando o caráter “desbanalizador” da Filosofia.
Faça uma análise de como a reflexão filosófica pode nos ajudar desbanalizar a educação, tornando consciente seu conteúdo e sua prática.
 A Educação é um processo constante na história de todas as sociedades, transpondo tempos, lugares e objetivos. Direito fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, bem como da sociedade, economia, política e cultura de uma nação. Mas também é responsável pela formação de um pensamento crítico, pessoal e humanista dos cidadãos do país. Diante disso, a escola vem sendo questionada quanto ao seu papel nessas transformações, quanto sua contribuição na formação de uma sociedade flexível, porém polivalente que seja capaz de pensar e aprender constantemente, desenvolvendo conhecimentos, capacidades e um ser autônomo, consciente e crítico no mundo e nas relações sociais.
No entanto, para atender essas demandas dinâmicas e diversificadas do mundo contemporâneo, a educação deve ser fundamentada em perspectivas políticas públicas alicerçadas na Constituição Federal e suas Leis de Diretrizes e Bases, que norteiem seus objetivos e diretrizes. Assim a educação se vê diante de desafios cruciais para o estabelecimento de seus objetivos e suas práticas. Pois para GADOTTI,1979 “Educar para cidadania requer, reflexões a cerca da condição humana”. Nesse viés, a Filosofia ganha importância e se confronta com esses novos desafios, analisando, interpretando, entendendo como se processa a ação docente e discente de modo que desperte o interesse do indivíduo e da escola em explorar a importância de se pensar criticamente, problematizar as definições e regras e ainda refinar suas respostas. Entretanto, fomentar o pensamento filosófico desde a educação infantil, contribui para a formação de uma consciência crítica, aprendizado do pensar sobre os temas, protagonizando o filósofo que existe em seu interior, através da curiosidade, indagação, discussão e reflexão, permitindo ao aluno a descoberta natural e lúdica de como as coisas funcionam na vida cotidiana e no mundo. 
Contudo, mesmo a Filosofia ser uma atividade humana indispensável, pois sempre esteve na origem das mudanças históricas da humanidade, sua importância na educação ainda é questionada, porque a visão de alguns educadores não é holística, ou seja, entendem filosofia como disciplina que instiga discussões sobre assuntos polêmicos e específicos de historiadores ou filósofos, difícil de ser lecionada. Para tanto, vale salientar que para aplicar filosofia na escola não existe uma receita, apenas entender que é uma disciplina interdisciplinar, capaz de motivar alunos a filosofar dentro de uma estrutura escolar e capacitá-los para o debate e confrontação de idéias. A Filosofia não faz juízos de realidade, como a ciência, mas juízos de 
valor. Isto significa que filosofar é ir além do que é, é buscar entender como 
deveria ser, julgar o valor da ação, ir em busca do significado. Filosofia 
propriamente surge quando um pensar torna-se objeto de uma reflexão 
(CUNHA,1992)
Bibliografia
CUNHA, J. Auri. Filosofia; iniciação à investigação filosófica. São Paulo: Atual, 
1992
EDUCAÇÃO E FILOSOFIA. A filosofia e a filosofia da educação em elo recursivo. Disponível em: <file:///C:/Users/cpc/AppData/Local/Temp/admin,+Educacao-e-Filosofia-61(31)-Artigo12-345-368.pdf>. Acesso em 06 de Setembro de 2022.
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. A educação como instrumento de transformação da sociedade. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/75458/a-educacao-como-instrumento-de-transformacao-da-sociedade>. Acesso em 06 de Setembro de 2022.
GADOTTI, Moacir. “Para que serve afinal a filosofia?” Reflexão 4(13): 
jan./abr.1979.
SCARIOTO, J.Vilson. A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA A EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/FILOSOFIA/Monografias/Vilson_Jose_Scariotto.pdf>. Acesso em 06 de Setembro de 2022.
http://isciweb.com.br/revista/1673-a-importancia-da-filosofia-na-educacao

Outros materiais