Buscar

Desenho Técnico e Computacional - Atividade III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Desenho Técnico e Computacional
Atividade III
As tecnologias CAD (Computer Aided Design) vieram para revolucionar a área de projetos e desenho técnico. Com tantos recursos, que a cada dia sofrem diversas atualizações, e com tantos novos softwares que surgem no mercado, podemos acreditar que não há limites para o que pode vir a ser feito no futuro.
O estudante deverá apresentar um texto (mínimo de duas laudas) sobre a evolução da área de projetos (arquitetura e engenharias) com a introdução dos programas CAD, citando a importância e os benefícios do uso dos softwares CAD disponíveis no mercado.
 
Nesta prática você fará uso de diferentes comandos 2D do software CAD, disponível em https://www.autodesk.com/education/free-software/autocad 
 
Realize o upload do arquivo com a resposta.
 
Bons estudos!!
INTRODUÇÃO
As Tecnologias CAD (Computer Aided Design) vieram para revolucionar a área de projetos e desenho técnico. Com tantos recursos (que a cada dia sofrem diversas atualizações) e novos softwares que surgem no mercado, podemos acreditar que não há limites para o que pode ser feito no futuro. Não há como negar as várias vantagens que os softwares CAD trouxeram para as indústrias automotivas, navais, aeroespaciais e, em geral, para os profissionais da área de projetos – tanto na qualidade como no design. Essa tecnologia quebrou paradigmas, revolucionou toda a indústria nos últimos 50 anos e promete revolucionar muito mais nos próximos 50.
CAD
Hoje em dia, a sigla CAD é muito conhecida por profissional na área de projetos gráficos e desenhos técnicos. Ela é originária do termo em inglês Computer Aided Design; no Brasil, é conhecida como “Desenho Assistido por Computador”, ou DAC. Os desenhos são feitos com o auxílio de computadores e softwares gráficos, e não mais de forma manual, quando eram utilizados equipamentos como pranchetas, réguas e esquadros. “As elaborações de sistemas para o CAD iniciaram-se na década de 60. Até então, todos os desenhos eram manuais. Ainda nessa época, essas ferramentas eram utilizadas apenas por empresas, e viriam a se tornar domésticas, com o surgimento dos PCs e popularização das tecnologias” (SOUZA, 2017, on-line).
Os primeiros PCs (personal computer), ou “computadores pessoais”, surgiram no início da década de 1980. A IBM lançou seu primeiro PC em 1981, com um custo aproximado de US$ 1.500,00 para a versão básica, com teclado e monitor. O uso dos PCs trouxe muitos avanços tecnológicos para profissionais autônomos como arquitetos e sesigners, e contribuiu para a popularização das ferramentas CAD no mercado. Os programas CAD ainda estão ligados às tecnologias CAE (Computer Aided Engineering), que se referem à análise e ao teste dos produtos criados no CAD, e CAM (Computer Aided Manufacture), a produção em si por meio de arquivos CAD. As máquinas ou robôs recebem as informações para execução final do produto (ex.: braços de robôs nas montadoras, como na Figura 3.2, equipamentos de usinagens e cortes em metalurgia, impressora 3D, entre outros). A grande vantagem do CAD é a otimização do processo de elaboração de projetos, transferindo a parte técnica — antes manual e altamente complexa —, como a formulação de diagramas detalhados dos materiais utilizados, processos envolvidos, tolerâncias dos materiais e seus efeitos físicos e químicos, dimensionamentos entre outras características relevantes ao projeto, para um modelo computacional e automatizado. Outra grande vantagem do software CAD é a liberdade de visualização e composição das representações gráficas. Softwares dessa natureza possibilitam ao profissional a rotação em qualquer ângulo e perspectiva, dando amplo controle e visibilidade para quaisquer modificações e correções. Além desses benefícios, os programas CAD modernos podem proporcionar melhorias significativas, como:
· Aumento da produtividade do arquiteto;
· Permitir que o arquiteto lide com problemas mais complexos;
· Redução da ocorrência de erros;
· Diminuição do tempo de projeto;
· Redução dos custos com o melhor aproveitamento dos recursos.
· O CAD reduz dramaticamente a possibilidade de erros durante a fase de execução da obra, pois contempla, de modo detalhado, todas as etapas e características de um empreendimento, aumentando a performance da execução.
· Além disso, esses softwares têm a função de elevar a qualidade do trabalho do arquiteto, impulsionando a inovação e o seu melhor posicionamento no mercado de trabalho. 
· Outro recurso bastante atrativo dos softwares de CAD é a possibilidade integração com outros softwares e engines. 
· Essa característica permite ao arquiteto importar elementos de outros softwares, como moldes, objetos prontos, texturas e outra infinidade de itens. Com as habilidades necessários, o projetista tem um leque infinito de possibilidades para compor o projeto e de forma muito mais rápida e detalhista. O que pode ser o diferencial na hora de impressionar o cliente.