Buscar

Análise de metas do PNE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise das metas do PNE
Vivian Sacchi Bordignon.
RGM 24591971.
Neste texto, abordaremos duas das metas proferidas pelo PNE, Plano Nacional de Educação, sendo elas a meta de número 05 que trata sobre a alfabetização e 
A meta 05 do PNE trata da alfabetização com objetivos relacionados a alfabetização de todas as crianças, no máximo até o 3º ano do Ensino Fundamental até 2024. O objetivo 01 traz como resultado parcial de que em 2016, 45,3% das crianças do 3º ano do ensino fundamental tinham aprendizagem adequada em leitura, que 66,1%, no mesmo ano, tinham aprendizagem adequada a escrita e 45,5% aprendizagem adequada em matemática. Estes números, embora expressivos, ainda não são chegam perto da meta, que é a alfabetização de todas essas crianças. A razão para existir a meta 05 é a diminuição das desigualdades educacionais encontradas em nosso país, promovida por diversos fatores como o trabalho infantil, áreas desfavorecidas financeiramente e geograficamente, dentre outros. Essa questão deve ser erradicada a partir do desenvolvimento de políticas públicas de incentivos e de promoção da educação, fazendo com que o ensino chegue até as crianças que não podem, por diversos fatores, ter acesso à educação. Ainda que não seja possível chegar em 100% da meta, vale ressaltar que devemos promover projetos para que se alcance um número mais próximo e que não nos contentemos com o número já alcançado de crianças alfabetizadas. 
Outra meta de extrema importância, e estritamente ligada à meta mencionada anteriormente, é a de número 09, que trata da alfabetização e alfabetismo funcional de jovens e adultos, com o objetivo de erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir o analfabetismo funcional em 50%, essa meta traz grande esperança de se viver em um país com menos desigualdades educacionais e funcionais, trazendo oportunidades para as pessoas e ainda fazendo com que todos tenham oportunidades igualitárias dentro da sociedade. O grande destaque desta meta é que, em 2020 o objetivo foi alcançado, pois o primeiro objetivo era o de alfabetizar até 2015 93,5% dos brasileiros com mais de 15 anos de idade, e em 2020 esse número foi ultrapassado, sendo que 94,2% desse grupo sabia ler e escrever. No entanto, o segundo objetivo desta meta era a redução em 13,5% do analfabetismo funcional, o que não foi, até 2020 (últimos dados divulgados) alcançado, sendo que ainda temos 29,0% de analfabetos funcionais no nosso país. 
As metas analisadas são, de fato, de extrema importância para a educação brasileira, devendo ser discutidas propostas para maior efetivação das mesmas. Na meta de número 05 há uma maior facilidade de encontrar mecanismos para o sucesso de tal meta, pois com estratégias de ensino focadas na inovação e na abrangência de todas as estratégias, desde comunidades até grupos indígenas será possível alcançar um número significante de crianças que passarão a ter acesso à educação. Enquanto a meta de número 09, o foco deve estar pautado na oferta de programas gratuitos que visem a educação de pessoas maiores de 15 anos, e ainda, que estes programas sejam disponibilizados na modalidade “EAD -Ensino à Distância”, que será uma ideia facilitadora para aqueles que têm dificuldade de ir até uma escola em horários fixos. 
REFERÊNCIAS:
https://www.observatoriodopne.org.br/meta/alfabetizacao-e-alfabetismo-funcional-de-jovens-e-adultos
https://www.observatoriodopne.org.br/meta/alfabetizacao

Continue navegando