Buscar

PRÁTICA DE ENSINO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Unifram 
Disciplina : PRÁTICA DE ENSINO EM GESTÃO EDUCACIONAL 
Nome: Mara Lúcia da Silva Oliveira pedagogia 
Atividade: Unidade I - O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública
RGM: 23987600
O PNE possui 20 metas. Analise e cite duas metas do Plano e as comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE.
Meta número 1 - Educação Especial/Inclusiva
“Universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.”
O PNE declara que na meta número 1 a primeira a ser abordada para 2024 , em geral a população de 04 a 17 anos tenha o direito a educação inclusiva e que até o ano propostos as metas de uma educação de qualidade para todos alunos com diversos transtorno sejam atendido com a inclusão escolar com direitos a serem preservados e que os profissionais sejam capacitados e as escolas tenham o apoio de interprete no caso de deficientes surdos, mudos e problemas visuais.
 Mas a realidade é que como poderá ser promovida a inclusão destes alunos?
 A situação atual em que vivemos em torno da pandemia do Covid 19 , nos traz a necessidade de revermos conceitos , leis , e desenvolvermos outras propostas e buscar novos meios para que a população de inclusão seja inserida neste novo contexto.
Pois até o momento para estes alunos não existe recursos técnicológicos que possam estar atendendo suas necessidades. E quando este momento passar creio que a educação terá alcançando uma nova estrutura de ensino e precisaremos novamente encaixar a inclusão dentro deste parâmetros. Então se já era difícil alcançar a meta em 2024, agora se torna impossível, o tempo se torna pouco e os recursos sem rumo. É necessário reformular todas as diretrizes e recorrer a outros caminhos um novo cronograma para ser alcançado as metas.
Meta número 5- Alfabetização
Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. 
A meta do PNE em alfabetizar os alunos até o final do 3º ano, tem como foco está especializando e dando recursos para o Ensino Fundamental incluindo o Ensino Infantil. Preocupando tanto na área didática, como estrutura, formação profissional, área da tecnologia (cultura digital), Inclusão educacional este seria o foco da meta numero 5.
Temos uma série de etapas para serem implantadas para que em 2024 a educação estivesse apitas há cumprirem a proposta que seria de 60% de sucesso até o ano 2024 na minha opinião. Analisando que as propostas foram formuladas para uma realidade de 2014, e com a atual situação pelo COVID 2019 concluo que é impossível em 2024 t alcançarmos as metas previstas. 
Creio que terá que ser feita uma reavaliação pelo governo a respeito das metas a serem cumpridas e que no momento não podemos ainda precisar os verdadeiros efeitos do ensino não presencial e seus efeitos na alfabetização com este processo midiáticos da atualidade que estamos presenciado desde o final do ano de 2019 até os dias de hoje.

Continue navegando