Buscar

Símbolo e Relações Simbólicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
O jaleco branco deve ser usado por profissionais da saúde durante o trabalho num serviço de saúde ou laboratório que envolva componentes químicos
Imagine que você está doente e vai ao hospital próximo a sua casa consultar um profissional de saúde que usa o jaleco branco. Em termos simbólicos, como explicar o peso desse item usado pelo profissional no diagnóstico que é dado a sua enfermidade? Dessa forma, reflita sobre os conceitos de símbolo e de ação simbólica a partir do jaleco branco usado pelo profissional que o atendeu.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
​
Ao ser atendido por um profissional de jaleco branco, o diagnóstico dado e a proposta de tratamento ganham mais legitimidade e confiabilidade, pois, em nossa sociedade, damos o crédito da verdade àquele que veste o jaleco branco. Logo, a compreensão em relação ao jaleco branco na sociedade perpassa a situação em que esse acessório atua, ou seja, os símbolos revelam os seus significados durante a ação simbólica.
“O comportamento humano é visto como ação simbólica”. Podemos dizer que essa ação simbólica pode ser interpretada a partir dos seus contextos culturais, e não como se pudessem ser explicados definitivamente por si própria.
Padrão de resposta esperado
Ao ser atendido por um profissional de jaleco branco, o diagnostico dado e a proposta de tratamento ganham mais legitimidade e confiabilidade, pois, em nossa sociedade, damos o crédito da verdade àquele que veste o jaleco branco. Logo, a compreensão em relação ao jaleco branco na sociedade perpassa a situação em que esse acessório atua, ou seja, os símbolos revelam os seus significados durante a ação simbólica.
Desse modo, o jaleco branco num profissional de saúde que atende um paciente pode emitir confiança em termos do cuidado dispensado para quem está sendo atendido. Mas, ao mesmo tempo, pode inibir o paciente de fazer perguntas ou pedir para repetir a explicação por conta das diferenças de saberes que o jaleco branco explicita entre o paciente e o profissional. Assim, a resposta deve contemplar a reflexão do símbolo aliada à ação simbólica que é interpretada.

Continue navegando