Buscar

Avaliação II MULTICULTURALISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação II – Individual
Multiculturalismo
Serviço Social
1- O termo etnicidade surgiu em meados do século XIX, sendo empregado para diferenciar as características físicas das características culturais encontradas nos grupos humanos. Todavia, nos anos de 1970, a partir da contribuição de Frederick Barth, o conceito de etnicidade ganhou um novo sentido. 
A partir da reflexão desse autor, qual era a novidade teórica na compreensão da etnicidade?
· A) Para Barth, a etnicidade indicava a autoconsciência da especificidade de um grupo social e cultural em relação a outros, em que a percepção dessa particularidade pelos seus integrantes tem origem em questões subjetivas. 
B) Para Barth, a etnicidade estaria ligada a características físicas, como a cor da pele, o formato dos olhos, a cor do cabelo, em que o discurso biológico aparece como o elemento gerador de laços de solidariedade e de interação dos grupos sociais.
C) Para Barth, a etnicidade representava um instrumento de mudança social a partir dos padrões de interação social entre os diferentes grupos e etnias, desconstruindo hierarquias excludentes ao mesmo tempo que estimula uma sociedade multicultural.
D) Para Barth, a etnicidade era percebida como a fonte de origem de todo Etnocentrismo, uma vez que o discurso étnico alimentava a visão equivocada de superioridade de um grupo em relação aos outros, criando hierarquias e exclusões. 
2- Há muito tempo, as diferentes posições sociais são demarcadas e justificadas com base em consensos sociais. Esses consensos são historicamente reproduzidos com base em naturalizações, sobre falsas ideias relativas aos papéis sociais que os indivíduos devem ou não reproduzir, como ser negro, mulher, pobre, homossexual, entre outros. O problema da naturalização é que ela imputa aos indivíduos um lugar predeterminado na hierarquia social, sendo esses quase sempre tidos de maneira específica. 
Sobre essa maneira, assinale a alternativa CORRETA:
· A)Marginal, menor e excluído.
B) Religioso, menor, excluído.
C) Menor, indígena, marginal.
D) Sexo feminino, menor e indígena.
3- Traz o sentido de dispersão de um povo por meio de perseguições e discriminações políticas, religiosas ou étnicas. Atualmente, no entanto, o termo é utilizado para designar praticamente qualquer comunidade transnacional. 
A que o exposto se refere?
A) Eugenia.
B) Identidade étnica.
C) Etnicidade.
· D) Diáspora.
4- É muito comum encontrarmos situações em que o próprio Estado, por meio de suas políticas públicas, acaba incorrendo em racismo institucionalizado, pois muitas vezes os grupos excluídos não possuem liberdade, autonomia ou mesmo outra condição de existência a não ser aquela que lhes é imposta pelos mecanismos institucionais de proteção do Estado. O que queremos deixar claro é que a nomeação de um grupo étnico não é apenas uma influência endógena sofrida pelos grupos étnicos, mas também produtora de etnicidade. A imposição de um rótulo pelo grupo dominante possui o poder de definir, de fazer existir uma coletividade de indivíduos, independentemente do que eles mesmos possam pensar de sua pertença a um grupo. Sobre a condição étnica dos grupos africanos aos serem trazidos e escravizados nas Américas, analise as sentenças a seguir:
I- Dessa forma, um grupo até então distinto por características ditas raciais, se tornaria um grupo étnico a partir do momento em que, aceitando a distinção que lhe é imposta pela maioria, passa a utilizar-se politicamente dela na formação de agrupamentos autônomos ou com interesses e reivindicações comuns.
II- Ou seja, no caso da escravidão, um episódio de dominação extrema, as possibilidades de retomar os componentes étnicos dos diferentes grupos africanos ficaram muito prejudicadas,
III- Mesmo assim, os negros norte-americanos resgataram muito de sua etnicidade, compondo uma variação étnica, cultural e religiosa bastante diversa.
IV- Assim, outras inúmeras situações semelhantes aconteceram e ainda acontecem em diversas sociedades.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e III estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
· D) As sentenças II, III e IV estão corretas.
5- Para Santos (2003), a subjetividade foi o "primeiro nome" da identidade. Tal categoria surge com o advento da própria Modernidade. Desse conceito, surgem outros como sujeito e intersubjetividade. 
Com relação à subjetividade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
A) Quer dizer uma mentalidade focada na racionalidade e na razão.
B) Implica no avanço da técnica e da tecnologia diante do sujeito.
· C) Aquilo que é próprio do sujeito e das suas qualidades subjetivas, "internas".
D) Aponta para uma visão essencialista do Ser, que não pode ser aprendido.
6- O termo é correntemente definido como uma ciência voltada para o melhoramento das potencialidades genéticas da espécie humana. Sua história, particularmente no que diz respeito às relações raciais, tem sido marcada pela controvérsia. A que estamos nos referindo?
A) Heterogenia.
· B) Eugenia.
C) Homogenia.
D) Racismo.
7- Muitos países se caracterizam por terem populações multiétnicas. Com frequência, evoluíram desse modo ao longo de séculos. Outras sociedades se tornaram multiétnicas mais rapidamente, como resultado de políticas incentivando a migração, ou por conta de legados coloniais e imperiais.
Do ponto de vista do funcionamento das democracias contemporâneas, o modelo de sociedade descrito demanda, simultaneamente, qual aspecto?
A) Segregação do território e estímulo ao autogoverno. 
· B) Universalização de direitos e respeito à diversidade. 
C) Políticas de compensação e homogeneização do idioma. 
D) Padronização da cultura e repressão aos particularismos.
8- O termo gênero surge quando os problemas das mulheres começam a entrar em cena nos espaços universitários.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) Surge na França na década de 1970.
B) Surge na Inglaterra na década de 1960.
C) Surge na Itália na década de 1960.
· D) Surge nos Estados Unidos na década de 1970.
9- O multiculturalismo é um dos temas transversais que estão presentes nos parâmetros curriculares nacionais. A respeito do que ele deve tratar, assinale a alternativa CORRETA:
· A) Diversidade da cultura brasileira, reconhecendo e respeitando a mesma.
B) Conhecimentos vinculados à realidade local e nacional.
C) Pluridisciplinariedade existente na escola, para a conservação do patrimônio escolar.
D) Respeitar apenas a diversidade de gênero.
10- De maneira geral, os enfrentamentos e as lutas por direitos sociais nos Estados Unidos, no início do século XX, dividiram as opiniões. De um lado, havia os grupos a favor da integração racial e, de outro, os grupos segregacionistas, que não desejavam a mudança, pois consideravam legítimas as desigualdades. De certa forma, o que ocorre é que, no ano de 1964, o Congresso norte-americano aprovou o Civil Rights Act (Lei dos Direitos Civis), que, além de banir todo tipo de discriminação, concedeu ao Governo Federal poderes para implementar a dessegregação. 
O termo ações afirmativas foi primeiramente empregado quando?
· A) No ano de 1961, quando o presidente Kennedy organizou um grupo de trabalho para refletir e deliberar sobre a questão das oportunidades iguais no mercado de trabalho.
B) No ano de 2000, quando o presidente Lyndon Johnson instituiu que as empresas prestadoras de serviço ao governo deveriam assegurar um processo seletivo de trabalho de forma igualitária para todos os cidadãos, no entanto, a preferência podia ser para os homens.
C) Presidente Kennedy, em 1961, determinou ainda que as empresas deveriam promover ações afirmativas que tivessem como objetivo combater a discriminação do passado.
D) Com o passar do tempo, na década de 1970, essa iniciativa do governo passa a ser implementada nas repartições públicas e passa a ser lei.

Continue navegando