Buscar

A proteção do consumidor nas contratações efetuadas pela internet Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo: 
Flávio Roberto Ramos de Lima IV Semestre
Gizele Ramos de Lima de Souza IV Semestre
Wellerson Martins IV Semestre
 A proteção do consumidor nas contratações efetuadas pela internet
		As relações de consumo apresentam diversas configurações nas quais os consumidores adquirem produtos e contratam serviços de acordo com suas necessidades e escolhas. As compras realizadas através de meios eletrônicos estão em franca evolução, principalmente, pela facilidade e praticidade presentes na referida transação comercial. Sendo assim, este consumidor precisa ter seus direitos tutelados pelo ordenamento jurídico.
		À luz da legislação vigente a proteção aos direitos do consumidor é ampla e tem sido foco inclusive de decisões de Tribunais acerca da matéria. No âmbito do Direito Constitucional, há previsão no Artigo 5º, inciso XXXII e Artigo 170, da Constituição Federal de 1988 e no Artigo 48, dos Atos das Disposições Transitórias. Para regulamentar tal relação jurídica a surge a Lei Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, o Código de Defesa do Consumidor, que no transcorrer do tempo tornou-se ineficaz em alguns pontos específicos, dadas as mudanças sociais e, por conseqüência, as relações de consumo. O próprio Código Civil, à época da criação do CDC, trazia em seu artigo 428, inciso I, a possibilidade de compras feitas por telefone ou comunicação semelhante. 
		O fluxo de comércio via internet chegou a níveis altos, desta forma, a legislação precisou ser revista e novas previsões legais surgiram. O Decreto nº 7962, de 15 de março de 2013 vem proporcionar amparo e contextualização aos novos padrões de comércio, tratando especificamente do Comércio Eletrônico, bem como, de suas diretrizes para ambos os lados (consumidor e fornecedor).

Outros materiais