Buscar

Exercícios II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA INTERDISCIPLINAR
ATIVIDADE II
Pergunta 1
Caso clínico Osteoartrite:
Quais os possíveis diagnósticos fisioterapêuticos que você espera encontrar para uma paciente portadora de osteoartrite avançada? Assinale a alternativa incorreta:
Respostas: 	
a. Diminuição de amplitude de movimento em flexão do joelho, devido às alterações degenerativas da osteoartrite que levam à diminuição de espaço articular.
	
b. Diminuição de força dos músculos quadríceps e complexo póstero-lateral do quadril, que se reflete em atividades funcionais como subir e descer escadas.
	
c. Valgismo estático e dinâmico do joelho que pode comprometer o equilíbrio dinâmico e atividades funcionais.
	
d. Hipermobilidade articular que resulta em grande instabilidade.
	
e. Dor e diminuição da qualidade de vida.
Comentário da resposta: 	Resposta: d)
Pergunta 2
De acordo com os seus conhecimentos sobre a fibromialgia, identifique as afirmações verdadeiras e falsas e a seguir assinale a alternativa correta:
 
( ) É uma doença sem uma causa específica e sem cura.
( ) É possível ser diagnosticada por exames laboratoriais. 
( ) Trata-se de uma doença crônica.
( ) A principal característica da doença é a dor generalizada, a qual apresenta características de irradiação para os membros.
( ) Entre os tratamentos estão medicamentos antidepressivos e analgésicos, terapias cognitivo-comportamentais, técnicas de relaxamento e exercícios físicos principalmente os aeróbicos.
Respostas: 	
a. F, F, V, F, V. b. V, F, V, F, V. c. V, V, V, F, V. 			d. V, F, V, F, F. e. V, V, V, V, V.
Pergunta 3
Há muitas crianças e adolescentes envolvidos em uma série de atividades esportivas que se acumulam ao longo da semana. O volume de treinamento em excesso associado às mudanças que ocorrem com o crescimento musculoesquelético podem desencadear lesões que sobrecarregam as articulações, tendões e apófises desta população. Diante disso frequentemente serão encaminhados para programas de reabilitação. Suponha que você recebe a indicação para atender uma menina adolescente de 14 anos, praticante de sapateado há 7 anos com diagnóstico de Osgood Schlatter associada à condromalácia patelar grau 2 à esquerda. Esta paciente refere dor anterior no joelho esquerdo no final das aulas ou ensaios de sapateado há algumas semanas. No exame físico não há sinais de inflamação aguda, mas há perda de amplitude de movimento de flexão de joelho devido à dor e fraqueza do complexo posterolateral do quadril e quadríceps bilateralmente.
 
 
Fonte:https://stonetinyfinal.top/utm_campaign=pEv9cTd8QNHYzqqr5UNFx2COHvnp_JE3r8uVIhm3Qww1&t=main9
 
Para este caso assinale a alternativa correta quanto ao tratamento:
Respostas: 	
a. Esta paciente deve permanecer em repouso absoluto.
b. Esta paciente deve ser orientada a se afastar para sempre do sapateado.
c. Esta paciente deve iniciar a fisioterapia com foco em analgesia e alongamentos, apenas.
d. Esta paciente está contraindicada para realizar exercícios resistidos.
e. Esta paciente pode fazer treino resistido com foco em resistência muscular e
controle motor.
Comentário da resposta: 	Resposta: e)
Pergunta 4
Paciente DFS, menina, 11 anos, chega ao seu consultório com mãe encaminhada pelo médico devido ao diagnóstico de Escoliose torácica à direita e lombar à esquerda conforme radiografia abaixo. Paciente relatou que ainda não entrou na menarca, é sedentária, pratica apenas 1x por semana a educação física na escola. Não relata dor nas costas. No RX anteroposterior os valores de Cobb foram: 22º na lombar e 18º torácica, risser = 2, e no RX perfil as curvas lombar e torácica apresentam-se diminuídas (Cobb torácico 27º e lombar 25º). No escoliômetro detectou-se rotação lombar de 8º. Nota-se também no exame físico encurtamento de cadeia posterior no Teste de distância do terceiro dedo ao solo. Nos testes de força e resistência do tronco a paciente apresentou bom desempenho.
 
Fonte: acervo pessoal.
 
De acordo com as características desta paciente, considerando o cálculo do fator de progressão da curva e as evidências científicas sobre os tratamentos da escoliose, qual é a alternativa correta como condutas para esta paciente?
Respostas: 	
a. Colete de Milwalke, devido ao fator de progressão até interrupção do crescimento e exercícios de alongamento para cadeia posterior e lateral e estabilização segmentar.
	
b. Colete 3D até a interrupção do crescimento e exercícios de alongamento para cadeia posterior e lateral diariamente e afastamento da educação física e indicação de natação para tratamento da escoliose.
	
c. Esta paciente não necessita usar colete, já que o seu crescimento foi finalizado, deve realizar exercícios do método Reeducação Postural Global, recomendado uma vez por semana.
	
d. É indicado o Colete 3D até interrupção do crescimento e Exercícios Específicos para Escoliose (Seas), que trabalham a coluna de forma tridimensional, com autocorreção ativa que devem ser realizados diariamente pela paciente. A paciente também poderá manter a educação física.
	
e. Esta paciente por enquanto não necessita usar colete devido ao ângulo da curva, deve manter radiografias periódicas e realizar Exercícios Específicos para Escoliose (Seas), que trabalham a coluna de forma tridimensional, baseados no princípio de autocorreção ativa e devem ser realizados diariamente pela paciente.

Continue navegando