Buscar

VI CONEF Resumo Expandido de Pesquisa de TCC Alex Junio Queiroz Silva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Análise do trabalho em um CEMEI de Brasília de Minas - MG
3- Alfabetização, Linguagens e Infância
Alex Junio Queiroz Silva 1
Acadêmico do Curso de Pedagogia 1
xellaoficial@gmail.com 1
Leonice Vieira de Jesus Paixão 2
Professora da Unimontes 2
leonicepibid2011@gmail.com 2
Introdução
A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender a relevância do uso da Música na Educação Infantil, e como objetivos específicos: analisar as concepções dos professores da Educação Infantil em relação ao uso da Música em sala de aula; observar se a Música é vista como recurso importante para o ensino e aprendizagem de alunos da Educação Infantil e identificar as principais dificuldades dos professores em trabalhar a Música na Educação Infantil. Tendo como questionamento: Como a utilização da Música poderá auxiliar no desenvolvimento de habilidades da criança da educação infantil? A pesquisa teve como embasamento teórico os seguintes autores: Batista (2019); Bueno (2011); Brescia (2003); Winn (1975) dentre outros, e ainda como suporte os documentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998). Essa pesquisa se insere no eixo Alfabetização, Linguagens e Infância pois apresenta metodológias e/ou práticas visando ampliar as discussões relacionadas aos conceitos e práticas de alfabetização e letramento, trabalhadas na Educação Infantil e abordagens referentes à linguagem infantil, apontando caminhos para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica.
Aprofundando a pesquisa
	A Música é uma manifestação cultural que se faz presente na vida da humanidade desde da pré-história, através de sons da natureza como pássaros, rios, ventos, folhas e tantos outros. Em sua evolução, os instrumentos foram sendo criados inicialmente de forma rústica sendo passada de geração em geração, e considerada um elemento religioso pelos egípcios, tratada como uma forma de se expressar utilizada pelos com Deuses.
No Brasil, a Música foi gerada a partir do encontro entre indígenas e Jesuitas, também com a influência da cultura africana originária dos escravos que aqui chegaram e também dos europeus.
Segundo Batista (2009, p.23),
Durante a chegada do império no Brasil que a Música se tornou importante, pois era necessário fazer com que a família real se sentisse na corte europeia, na capital do império, no Rio de Janeiro. Com esse novo cenário e a necessidade de atender à corte, nasce o colégio Dom Pedro II, que incluía no seu currículo o ensino de Música como disciplina, para assim formar os músicos que, posteriormente, fossem trabalhar nesse ambiente junto com os artistas oriundos da corte europeia.
Juntamente a isso surgiram as divisões, a Música que a Corte ouvia era aquela de origem europeia, já o batuque dos escravos ficava nas senzalas, nas ruelas e nos terreiros. Já a Música dos indígenas, esta nem era ouvida nas cidades. Assim, a Música em seu processo inicial dependia de cada posição social, já estruturada em uma sociedade dividida em classes, isto é, cada grupo social possuía seu estilo de Música. Assim como a Música brasileira enfrentou dificuldades para ser reconhecida, a Música na educação também enfrentou barreiras para ser entendida como expressão e instrumento mediador do processo ensino-aprendizagem.
	Por muito tempo, a Música foi utilizada na educação como um passatempo. Quem não se lembra das Músicas cantadas com os coleguinhas quando chegávamos à escola? E em específico, aquelas na hora do lanche e de brincar? Mas a Música vai, além disso, ela pode ser utilizada como uma ferramenta pedagógica.
 	A Música na fase da Educação Infantil vem auxiliando os alunos em diversos aspectos, pois, ela ajuda no desenvolvimento de habilidades como a criatividade, raciocínio e habilidade motora, além de colaborar para o desenvolvimento da percepção corporal e socialização. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) traz em questão este assunto, quando afirma que:
Pesquisadores e estudiosos vêm traçando paralelos entre o desenvolvimento infantil e o exercício da expressão musical, resultando em propostas que respeitam o modo de perceber, sentir e pensar, em cada fase, o trabalho com Música proposto por este documento fundamenta- se nesses estudos, de modo a garantir à criança a possibilidade de vivenciar e refletir sobre questões musicais, num exercício sensível e expressivo que também oferece condições para o desenvolvimento de habilidades, de formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos (BRASIL, 1998, p.48).
Para que a Música seja um recurso importante na aprendizagem dos alunos, ela precisa ser apresentada de forma didática e, além disso, fazer sentido no contexto em que está sendo inserida. 
Sendo importante portanto, a pesquisa e o planejamento antecipado de atividades que irão condizer com a realidade de cada criança para que assim ela possa ser usada de maneira que trará resultados positivos, Brito (2003, p. 09) traz que: 
Temos algumas atividades que devem estar presentes em creches e pré-escolas, como a tarefa vocal, a explanação e invenção de canções, brincadeiras cantadas e rítmicas, jogos que reúnem som, movimento e danças, jogos de improvisação, sonorização de histórias, construção de instrumentos e objetos sonoros, além de escuta sonora e musical. 
	Portanto para alcançar os resultados desejados, o professor precisa de cuidados no momento da escolha da Música que será reproduzida, pois ela deve ser representativa e didática. Além disso, é necessária a realização do planejamento prévio de atividades significativas e que prendam a atenção dos alunos fazendo com que trabalhem as habilidades que se deseja alcançar.
	A metodologia adotada teve uma abordagem qualitativa com o objetivo de apresentar os benefícios da Música na aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista com questões abertas e questões fechadas, tendo como sujeitos da pesquisa, cinco (05) professores regentes de turmas na Educação Infantil. 
Considerações Finais
A partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo realizada conseguimos perceber que a Música realmente é de extrema importância para o processo de aprendizagem dos alunos da Educação Infantil. De fato, as crianças “aprendem brincando” e se a Música for utilizada como recurso metodológico, faz com que essa ida diária para o ambiente escolar se torne prazerosa, desde que esse uso seja de maneira contextualizada, trabalhado sempre de maneira que o aluno consiga ver naquela aula, naquela Música, conceitos que fazem parte da sua realidade. 
A partir dos questionários aplicados percebemos que, mesmo os professores não tendo uma formação específica na área da Música, eles sempre utilizam esse recurso em sala de aula, pois acreditam que com ela é possível trabalhar concentração, sensibilidade, raciocínio, memória, e sensibilidade musical, sendo assim, trazendo muitos benefícios para a aprendizagem desses alunos. Nesse sentido podemos afirmar que os objetivos propostos na pesquisa foram alcançados.
Sendo percebido também, que a Música traz inúmeras possibilidades para ser trabalhada dentro da sala de aula e todas essas devem ser utilizadas, visto que a Música não é apenas a associação de sons e palavras, mas sim um instrumento que pode despertar na pessoa que está ouvindo, sejam eles professores ou alunos, ou em sua mente e corpo, o processo de aprendizagem mais dinâmico e espontâneo. 
Por meio ainda dos dados coletados foi perceptível que os professores usam a Música como forma de desenvolver as várias atividades do cotidiano da sala de aula, por isso se torna necessário que esses professores conheçam esses alunos, os estilos musicais que fazem parte do seu meio social, para que assim consigam elaborar dinâmicas com base em cada realidade. Além de conseguir trabalhar com diferentes estilos e ritmos musicais, faz com queos alunos tenham um breve conhecimento musical e de gêneros textuais através dessa modalidade mais dinâmica. 
Sendo assim, podemos concluir com esse trabalho que, os professores que trabalham a Música em sala de aula conseguem perceber o quanto esta auxilia para o desenvolvimento da aprendizagem tanto no ambiente cotidiano da escola quanto nas experiências pessoais de cada aluno. Sendo esta fundamental para a aprendizagem dos alunos, e ainda para que os professores consigam perceber mudanças nos alunos, através de expressões faciais e movimentos desses alunos, uma vez que a utilização da Música levam os alunos a se soltarem mais, seja cantando, dançando ou até mesmo se recusando a participar. 
Palavras-chave Educação Infantil. Música. Atividades cotidianas.
Referências
AMATO, Rita de Cássia Fucci. Breve retrospectiva histórica e desafios do ensino de Música na Educação Básica brasileira. Revista Opus 12, p.144–166. 2006.
ANDRADE. Mário de. Ensaio sobre a Música brasileira. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Artes – CEART Departamento de Música Laboratório de Ensino da Área de Fundamentos da Linguagem Musical. 2015
BATISTA, Deuzely F. Música na Educação Infantil: Práticas Docentes em uma Instituição pública de ensino de Arraias- TO, 2009.
VI CONEF – CONGRESSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE 2022
Curso de Pedagogia/ Unimontes
https://www.youtube.com/channel/UCmMOqVjRV4VEZ3a5STp1_hw
@conef.unimontes @conef.unimontes

Continue navegando