Buscar

Palestra - Vídeo Malha Fiscal Pessoa Jurídica

Prévia do material em texto

Palestra - Vídeo Malha Fiscal Pessoa Jurídica: Controles, Riscos e Cruzamentos de Dados
Hadassa Duart 
Complexidade tributária
A complexidade tributária pode assumir diversas formas, é influenciada por complexidades computacionais, por forma, por conformidade, por regras, por procedimentos ou por legibilidade.
Os custos de arrecadação de tributos incluem custos de administração do governo e os custos de conformidade dos contribuintes no cumprimento de suas obrigações nos termos da lei. 
Os autores afirmam que se um sistema tributário estiver associado a níveis excessivos de custos de conformidade, a economia não desempenhará sua curva de possibilidades de produção; e complementam afirmando que a complexidade cumulativa, ou seja, seguidas mudanças na legislação tributária, mesmo mudanças relativamente simples, podem impedir coletivamente a capacidade dos contribuintes de entender os requisitos da lei sem precisar procurar
Quanto maior a complexidade tributária, maior o custo de conformidade.
Cruzamento de dados
A Receita Federal vem se preparando a algum tempo para conseguir fazer os cruzamentos das informações de forma automática com mais dados. Para isto foi adquirido, em 2005, um supercomputador fabricado pela IBM e com peso aproximado de uma tonelada, com capacidade de cruzar informações com rapidez e precisão de um número de contribuintes equivalente ao do Brasil, dos EUA e da Alemanha juntos. Este computador foi batizado de TRex.
Juntamente com esta máquina está funcionando o software Harpia, desenvolvido por engenheiros do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e da Universidade Estadual de Campinas, a partir de uma técnica de inteligência artificial que cruza e analisa informações dos contribuintes a fim de identificar as operações de baixo e alto risco para o fisco. O grande diferencial deste software, é que esse software desenvolve o perfil de cada um dos contribuintes ao longo dos anos, de maneira a acompanhar qualquer variação substancial nas suas transações e permite o cruzamento das informações obtidas com o movimento financeiro, cartões de crédito, operações entre empresas.
 A Receita Federal sempre se utilizou de cruzamento de informações, no entanto, este cruzamento era feito de forma manual, ou seja, os auditores tinham que fazer um estudo sobre as pessoas físicas ou jurídicas a serem investigadas para posteriormente solicitarem documentações para as organizações. 
Os custos de conformidade podem ser gerados dentro da empresa ou pelas atividades relacionadas à tributação realizadas por profissionais externos. A pesquisa revelou que os principais custos de conformidade internos, na visão dos respondentes, são identificados na Controladoria, onde foi considerado um alto grau de participação no estudo, discussão e cumprimento da legislação tributária, em seguida, ficaram os setores Financeiro, Jurídico e Gestão de pessoas.
Tributação Monofásica
Consiste em mecanismo semelhante à substituição tributária, pois atribui a um determinado contribuinte a responsabilidade pelo tributo devido em toda cadeia de um produto ou serviço.
O regime de tributação monofásica é semelhante ao sistema de substituição tributária – em que o ônus tributário de toda a cadeia de comercialização do produto é suportado pelo fabricante ou importador. Já os demais contribuintes (atacadistas e varejistas), são beneficiados com redução a zero da alíquota das contribuições.
Entretanto, as receitas no regime monofásico não estão obrigatoriamente sujeitas ao regime cumulativo – como ocorre com a substituição tributária. Ou seja, os produtos sujeitos ao regime monofásico poderão estar sujeitos ao regime cumulativo ou não-cumulativo, conforme o regime de tributação do contribuinte.

Continue navegando