Buscar

A medicina no brasil antigamente era basicamente formada por curandeiros e parteiros

Prévia do material em texto

A medicina no brasil antigamente era basicamente formada por curandeiros e parteiros, antes da família real chegar no Brasil não haviam médicos diplomados aqui e também a preocupação a saúde durante a época de Brasil colônia não existia por parte de Portugal.
Entao em 1430 o rei de Portugal exigiu que todos que praticavam a medicina fosse avaliado pelo médico da coroa e em 1448 só quem tinha o licenciamento dado pelo físico mor(formado em faculdades de medicina na europa) poderia exercer de fato a medicina e realizar cirurgia no país. Em 1800 foi determinado que anualmente 4 estudantes brasileiros deveriam ser enviados para Coimbra para cursar medicina.
As escolas médicas surgiram no Brasil com a chegada da família real. “Ao desembarcar no Brasil, então colônia portuguesa, o príncipe regente Dom João logo tratou de criar uma escola para ensino da medicina. Na verdade, foram duas: em fevereiro de 1808, na capitania da Bahia, e em novembro do mesmo ano, na recém-criada corte do Rio de Janeiro. Iniciativa tomada por influência de seu médico particular, José Correia Picanço”
José Carlos Ferreira Pires 
Contribuição: Primeiro médico a instalar um aparelho de Raios X no interior do Brasil, na cidade de Formiga.
José Correia Picanço
Contribuição: responsável pela criação da  Escola de Cirurgia no Real Hospital Militar de Salvador
Elizabeth Blackwell foi a primeira mulher a receber formalmente o título de médica na história e, também, a primeira a exercer a medicina nos EUA.

Continue navegando