Buscar

Embriologia, linha primitiva, formação do feto

Prévia do material em texto

João Arthur – Medicina – T4A
EMBRIO 
Formação da Linha Primitiva: No início da terceira semana a linha primitiva surge na extremidade caudal do embrião como resultado da proliferação e migração de células do epiblasto para o plano mediando do disco embrionário, constituindo o primeiro sinal da gastrulação. Na sua extremidade cefálica surge o nó primitivo, com uma pequena depressão no centro chamado fosseta primitiva e ao longo da linha forma-se o sulco primitivo. O aparecimento da linha primitiva torna possível identificar o eixo embrionário.
Quarta e Quinta Semana
É a formação do tubo neural, a partir do qual se formará o sistema nervoso central. Processos envolvidos na formação da placa neural, das pregas neurais e no fechamento delas para formar o tubo neural dá-se o nome de neurulação. 
Formação do tubo neural: Um sulco neural, longitudinal, desenvolve-se na placa neural; o sulco neural ladeado pelas pregas neurais, que se juntam e se fundem para originar o tubo neural. Com o encontro das pregas neurais essas fusionam, formando o tubo neural; as células da crista neural se separam e células as laterais forma uma epiderme contínua. Inicia a migração das células da crista neural.
 
Formação da crista neural: Com a fusão das pregas neurais para formar o tubo neural, células neuroctodérmicas migram ventrolateralmente para constituir a crista neural. A crista neural logo se divide em duas massas que dão origem aos gânglios sensitivos dos nervos cranianos e espinhas. Outras células da crista neural migram do tubo neural e dão origem a varias estruturas.
 
Formação do processo notocordal: Células mesenquimais migram cefalicamente do nó e da fosseta primitiva formando um cordão celular mediano o processo notocordal. Esse processo adquire uma luz - canal notocordal - e cresce até alcançar a placa precordal, área de células endodérmicas firmemente aderidas a ectoderma. Estas camadas fundidas formam a membrana bucofaríngea (boca). Caudalmente a linha primitiva há uma área circular também com disco bilaminar, a membrana cloacal (ânus). A notocorda surge pela transformação do bastão celular do processo notocordal. O assoalho do processo notocordal funde-se com o endoderma e degeneram. Ocorre então a proliferação de células notocordais a partir da extremidade cefálica, a placa notocordal se dobra e forma a notocorda. A notocorda: - Define o eixo do embrião; - Base para formação do esqueleto axial; - Futuro local dos corpos vertebrais.
Formação do Alantóide: É um anexo embrionário que surge por volta do 16° dia na parede caudal do saco vitelino. Durante a maior parte do desenvolvimento, o alantóide persiste como uma linha que se estende da bexiga urinária até a região umbilical, chamada de úraco, a qual nos adultos corresponderá ao ligamento umbilical mediano.
Desenvolvimento dos somitos: Durante a formação da notocorda e do tubo neural, o mesoderma intra-embrionário se divide em: mesoderma paraxial, intermediário e lateral (contínuo com o mesoderma extra-embrionário). Próximo ao fim da 3° semana de gestação, o mesoderma paraxial diferencia-se e forma os somitos. No fim da 5° semana 42 a 44 pares de somitos estão presentes e avançam cefalocaudalmente dando origem à maior parte do esqueleto axial e músculos associados, assim como a derme da pele adjacente.
Organogêneses: Processo de desenvolvimento no qual os três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme) se diferenciam e dão origem aos órgãos internos do organismo. A principal função dos três folhetos embrionários é dar origem a órgãos e estruturas do corpo do embrião. 
Ectoderma: Epiderme e derivados cutâneos, com as glândulas mucosas; todas as estruturas do sistema nervoso; Epitélio de revestimento das cavidades nasais, anal e bucal.
Mesoderma: Derme; Músculos; Cartilagem, ossos e outros tecidos conjuntivos; Sangue, medula óssea e tecidos linfáticos; Órgãos do sistema genital e urinário.
Endoderma: Epitélio de revestimento do trato digestório (exceto cavidades oral e anal); Fígado e pâncreas; Sistema respiratório (exceto cavidades nasais).
 
	TERATÓGENOS: Define-se como agente teratogênico qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência, que estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz alteração na estrutura ou função da descendência. Pode ser causada tanto pela sua má formação congênita quanto em fatores ambientais, como uso de medicamentos e drogas.
MIELOMENINGOCELE: Uma falha no fechamento do tubo neural – estrutura que origina a medula e o cérebro no embrião. Essa falha faz com que a medula, as raízes nervosas e as meninges do bebê fiquem expostas.
 
Desenvolvimento humano
1ª fase: Crescimento, envolve divisão celular e a elaboração dos produtos celulares.
2ª fase: Morfogênese, desenvolvimento da forma, tamanho e outras características de um órgão especifico ou parte de todo o corpo.
3ª fase: Diferenciação, durante a qual as células são organizadas em um padrão preciso de tecidos e órgãos capazes de executar funções especializadas.
Morfogênese: Processo molecular complexo controlado pela expressão e regulação de genes específicos em uma sequencia ordenada. Mudanças no destino celular, na forma da célula e no movimento celular permitindo que as células interajam uma com as outras durante a formação dos tecidos e dos órgãos.
Prega Cefálica: No inicio da quarta semana, as pregas neurais na região cranial formam o primórdio do encéfalo. O cérebro em desenvolvimento se projeta dorsalmente para a cavidade amniótica, cavidade cheia de fluido no interior do âmnio (membrana mais interna ao redor do embrião). Simultaneamente, o coração primitivo e a membrana bucofaringea se deslocam para a superfície ventral do embrião. O desenvolvimento embrionário resulta dos planos genéticos nos cromossomos. 
 
 
Sexta Semana: Embriões na sexta semana mostram movimentos espontâneos, como contrações do tronco e dos membros. Os embriões neste estágio apresentam respostas reflexas ao toque. Os primórdios dos dedos , ou raios digitais começam ase desenvolver nas placas das mãos. O desenvolvimento dos membros inferiores ocorrem 4 a 5 dias após o desenvolvimento dos membros superiores.
 
Sétima Semana: Durante a sétima semana, os membros sofrem modificações consideráveis. Aparecem chanfraduras entre os raios digitais das placas das mãos, separando parcialmente os futuros dedos. A comunicação entre o intestino primitivo e o saco vitelino está reduzido a um ducto relativamente estreito, o canal onfaloentérico. No fim da sétima semana, a ossificação dos ossos dos membros superiores já se iniciou.
  
 
Oitava Semana: No inicio desta semana e final do período embrionário, os dedos das mãos já estão separados , mas claramente unidos por membranas, as chanfraduras são claramente visíveis entre os raios digitais dos pés.
 
• O plexo vascular do couro cabeludo aparece e forma uma faixa características que envolve a cabeça.
• Ao final da oitava semana, o embrião tem características humanas visualmente distintas; Sendo a cabeça ainda é desproporcionalmente grande, constituindo quase a metade do embrião.
• A região do pescoço já e definida e as pálpebras estão se fechando.
• Os intestinos ainda estão na porção proximal do cordão umbilical.
• Os pavilhões auriculares começam a assumir sua forma final, mas ainda apresenta implantação baixa na cabeça.
• Existem diferenças entre os sexos na aparência da genitália externa, elas não são suficientemente distintas para possibilitar um identificação precisa do sexo.
 
 
Nona Semana
O desenvolvimento durante o período fetal está relacionado principalmente , com o crescimento corporal e a diferenciação de tecidos , órgãos e sistemas.
 
• Os sistemas de órgãos rudimentares foram formados durante o período embrionário.
• A taxa de crescimento corporal durante o período fetal é rápida e durante as ultimas semanas, o ganho de peso do feto é muito grande.
• Medições por ultrassom do comprimento cabeça-nádega podem ser usadas para determinar o tamanho e a provável idade do feto.
• As estimativasde idade de embriões recuperados após aborto espontâneo – são estabelecidos pelas suas características externas e pela medida do comprimento.
• Isoladamente, o tamanho pode ser um critério não confiável, pois a velocidade de crescimento de alguns embriões diminui progressivamente antes da morte.
• A aparência dos membro em desenvolvimento é um critério muito útil para estimar a idade embrionária.
• A altura na posição sentada, ou cumprimento cabeça- nádega é utilizada para estimar a idade dos embriões mais velhos.
• A altura em pé, ou comprimento cabeça- calcanhar, algumas vezes ´determinada no período a 14ª e a 18ª semana.

Continue navegando