Buscar

AAP 2 - História da Arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AAP 2 – HISTÓRIA DA ARTE
1) “Foi de imensa relevância para a história da arte que tão grande autoridade [o Papa Gregório Magno] se tenha colocado a favor da pintura. Suas palavras seriam citadas à exaustão sempre que o uso das imagens nas igrejas fosse atacado. De todo modo, o tipo de arte então admitido era de um tipo restrito. Para que a sugestão de Gregório fosse plenamente atendida, a história tinha de ser contada com a maior clareza e simplicidade possíveis e tudo o que fosse capaz de distrair a atenção desse objetivo central e sagrado devia ser omitido. A princípio, os artistas continuaram lançando mão dos métodos narrativos desenvolvidos pela arte romana, mas pouco a pouco foram se concentrando cada vez mais no estritamente essencial.“ (GOMBRICH, Ernst H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013. p.105).
Sabemos que a arte medieval favoreceu o uso de imagens religiosas com o intuito de reforçar nos fiéis os preceitos da fé cristã que eram propagados nos sermões e cultos por meio da oratória. O texto de Gombrich informa que havia uma preocupação com o uso das imagens associadas ao conteúdo religioso e que o Papa Gregório reforça que a mensagem fosse transmitida com simplicidade e clareza.
Podemos concluir portanto que para a arte bizantina isso favoreceu o desenvolvimento (assinale a alternativa correta):
Alternativas:
a) da riqueza dos elementos greco-romanas (como o claro e escuro) que continuaram sendo copiados.
b) da redução dos volumes dos corpos e roupas e da criação de fundos lisos (dourados ou azuis).
c) da reprodução de cópias de esculturas dos deuses greco-romanos dentro das basílicas.
d) dos vitrais coloridos que ocupavam quase todas as paredes das catedrais.
e) de gigantescos painéis em relevos que ficavam nas praças públicas.
2) "A ascensão do estilo gótico marca a mudança mais fundamental em toda a história da arte moderna. Os ideais estilísticos que ainda são válidos hoje - fidelidade à natureza e profundidade de sentimento, sensualidade e sensibilidade - tiveram todos origem aí." (HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.195).
A arte gótica se expressa em diversas linguagens: pintura, escultura e arquitetura. Todavia, quando nos referimos ao estilo, uma dessas modalidades parece saltar aos nossos olhos como a melhor representação do espírito daquela época, marcada por uma grande idealização religiosa, mas também por avanços técnicos, ampliação das atividades comerciais e por um desejo de o homem se superar e atingir o céu nas alturas.
De acordo com o texto, podemos considerar a resposta correta sobre tal representação da arte gótica:
Alternativas:
a) as catacumbas.
b) os sarcófagos.
c) a pintura à óleo.
d) as catedrais.
e) o arco semicircular.
3) A arquitetura medieval, durante muito tempo, se viu presa às suas técnicas de construção que se apoiavam na utilização do arco semicircular, da sustentação dos tetos por grossas paredes firmadas por contrafortes e na limitação que elas criavam obrigando as construções terem um aspecto de fortalezas e serem pouco iluminadas pela luz natural devido às pequenas abertas que formavam as janelas.
O texto aponta para um grande empecilho técnico que restringia as construções na Idade Média. Podemos dizer que um elemento estrutural foi o fator decisivo que permitiu a arquitetura medieval se transformar radicalmente, tornando-se mais leve, mais alta e mais iluminada.
Assinale a alternativa que corretamente descreve sobre o referido elemento estrutural arquitetônico.
Alternativas:
a) do arco ogival.
b) da gárgula.
c) do pináculo.
d) do contraforte.
e) da rosácea.
4) Durante o Renascimento, o conceito de uomo universale, definido como o homem instruído capaz de exercer várias atividades simultaneamente, se difundiu.  Este homem universal é bem exemplificado por um dos nomes mais conhecidos da história da arte. Ele foi escultor, arquiteto, pintor e poeta. Deixou obras significativas em todas essas linguagens. Podemos destacar dentre sua produção a escultura da Pietá (1499) e a pintura do teto da Capela Sistina (1508-15120).
A qual grande mestre do Renascimento italiano estamos nos referindo?
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Michelangelo.
b) Rafael.
c) Leonardo.
d) Giotto.
e) Brunelleschi.

Continue navegando