A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
52 pág.
HISTÓRIA DA ARTE I

Pré-visualização | Página 1 de 13

HISTÓRIA DA ARTE I: DA PRÉ-HISTÓRIA AO RENASCIMENTO
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
	
	 
		1
          Questão
	
	
	A respeito da História da Arte, responda: o que a caracteriza e a define como área de conhecimento?
		
	 
	A História da Arte é um campo de estudo que remete às obras e imagens que se sucederam na história da humanidade, bem como uma disciplina que elabora um conhecimento  baseado na análise dessas mesmas obras e imagens.
	
	A História da Arte não constitui uma disciplina que realiza uma análise de obras e imagens da história da humanidade, mas apenas um campo do conhecimento que elabora reflexões despretensiosas sobre a Arte.
	
	A História da Arte é caracterizada apenas por uma análise dos fatos históricos.
	
	O elemento histórico é o menos importante quando se fala de História da Arte. Apenas uma análise das questões estéticas das obras e imagens interessam.
	
	A História da Arte não constitui uma disciplina autônoma.
	Respondido em 29/03/2021 10:02:56
	
Explicação:
Alternativa A é a correta. A produção de objetos estéticos e de uso no cotidiano está presente em todas as civilizações e se trata de uma atividade exclusivamente humana. Segundo Huchet (2016), a História da arte é uma "fórmula que remete tanto às obras e imagens que se sucederam na história da humanidade quanto à disciplina que elabora um conhecimento baseado na análise descritiva e interpretativa delas".
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Sobre os objetos de estudo da História da Arte, podemos afirmar que:
		
	
	Encontram-se somente nos museus públicos especializados em pintura e escultura.
	
	Refere-se às pinturas e esculturas realizadas a partir do século XV, ou seja, do Renascimento.
	
	São obras primas de pintores e escultores de grande destaque na Itália. 
	
	Foram estudadas somente pinturas do Renascimento.
	 
	As bases constituintes das pesquisas em História da Arte se devem ao colecionismo, aos museus, aos achados arqueológicos, aos artistas e à literatura artística.
	Respondido em 29/03/2021 10:04:23
	
Explicação:
A produção de conhecimento em História da Arte se deve a sobrevivência de sítios arqueológicos, aos vestígios materiais, aos objetos e obras que resistiram por muitos anos, alguns até milhares, e por iniciativas de preservação como a criação de museus de arte e de história. Os museus, de um modo geral, se constituíram partir da transferência de coleções privadas ao público, a primeira, na França, ocorrida em 1694, com a transferência da coleção Boisot, em Besançon. Por isso, podemos afirmar que temos, por inúmeros motivos, uma História da Arte a partir do colecionismo e dos museus, uma História da Arte a partir dos descobrimentos arqueológicos e uma História da Arte a partir da vivência com os artistas e a literatura artística à época.
 
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	O que é afresco?
		
	 
	É uma técnica de pintura mural feita em base de gesso ou argamassa úmida, ou seja, os pigmentos, por vezes diluídos em água, penetram na base, gesso ou argamassa, e passam a integrar a superfície.   
	
	Pintura de objetos e imagens em paredes.
	
	Gravura de imagens na pintura de gesso.
	
	Pintura sobre gesso e argamassa.
	
	É uma técnica de pintura sobre paredes secas.
	Respondido em 29/03/2021 10:05:52
	
Explicação:
Oriundo da palavra italiana ¿fresco¿, o termo afresco em português explica a realização de pinturas sobre superfície úmida, tais como argamassa e gesso, onde os pigmentos, diluídos em água, penetram na base, criando uma superfície pictórica fixada/aglutinada na própria parede.  
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Sobre a arte pré-histórica, é correto afirmar que:
		
	
	A arte rupestre pré-histórica só é encontrada em lugares montanhosos.
	
	Datam de mais de 15 mil anos a.C e foram descobertas por paleontólogos no século I d.C.
	
	Não existe arte pré-histórica no Brasil.
	 
	Há pinturas e gravuras rupestres que datam mais de 30 mil anos a.C e, grande parte dos importantes sítios que temos preservados hoje, foram descobertos por arqueólogos, a partir do século XVIII.
	
	A História da Arte não se dedica ao estudo da arte pré-histórica. 
	Respondido em 29/03/2021 10:06:54
	
Explicação:
Como vimos na primeira aula, a arte pré-histórica data de mais de 30 mil anos a.C, datação verificada pela medição do carbono 14, porém, a localização de grande parte das cavernas, especialmente no sul da Franca e na Espanha, datam do século XVIII e XIX por expedições de arqueólogos. A partir daí também as pinturas identificadas passaram dos objetos de estudo da História da Arte, dada a importância desses registros visuais para compreensão da presença no homem na terra e de seu cotidiano.
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	A respeito da Arte Paleocristã - como por exemplo a encontrada na Catacumba Priscila (Século III d.C, Roma) - podemos observar que há uma narrativa visual e memorial da época possibilitada pelas imagens. Assinale a alternativa que contém um importante elemento histórico constatado pela análise dessas obras:
		
	 
	Essas pinturas retratam a mudança na prática de sepultamento, que passou de uma cultura de cremação para uma de enterramento.
	
	As pinturas paleocristãs retratam a crise do Império Romano.
	
	As pinturas paleocristãs retratam as campanhas militares na Dácia (Romênia Moderna).
	
	Tais pinturas retratam a ascensão do Imperador Diocleciano no século III d.C.
	
	Essas pinturas retratam as cenas da atividade militar do período.
	Respondido em 29/03/2021 10:09:20
	
Explicação:
Letra E é a correta. As pinturas paleocristãs possuem temas bíblicos e religiosos. Tais pinturas, também chamadas de Arte Cristã primitiva retratam não temas bélicos e ligados ao Império romano, mas temas religiosos - como a mudança na prática de sepultamento, que passou de uma cultura de cremação para uma de enterramento. 
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Das pinturas pré-históricas realizadas em cavernas em diferentes regiões do mundo, qual é a considerada uma das "Capelas Sistinas" da pintura rupestre?
		
	 
	Pinturas rupestres da Caverna de Altamira, Espanha.
	
	Pinturas rupestres de Cariris Velhos, Paraíba.
	
	Pinturas rupestres de Peruaçu, Minas Gerais.
	
	Pinturas rupestres da caverna Wadi al-Zulma, Egito.
	
	Pinturas rupestres de Rondonópolis, Mato Grosso.
	Respondido em 29/03/2021 10:10:54
	
Explicação:
A alternativa D é a correta. A caverna de Altamira é conhecida também como ¿Capela Sistina das pinturas rupestres¿, asim como a Caverna de Lascaux, na França. A caverna de Altamira é composta por muitas pinturas de bisões, mamutes, entre outros animais, em tamanho natural. Essas pinturas são muito numerosas e sobreviveram 14 mil anos em ótimo estado de conservação, sendo redescobertas somente em 1879.
	
	
	
	
	 
	HISTÓRIA DA ARTE I: DA PRÉ-HISTÓRIA AO RENASCIMENT
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
	
	 
		1
          Questão
	
	
	O que é a Vênus de Willendorf?
		
	
	Um artefato pré-histórico, localizado em 1908, em um sítio arqueológico na Espanha. 
	
	Um artefato pré-histórico representando um homem, esculpido em marfim de mamute, que fora localizado em um sítio arqueológico na Espanha. 
	 
	Um artefato pré-histórico representando uma mulher, esculpida em calcário de cor avermelhado, encontrado em 1908, em um sítio arqueológico na Áustria.
	
	Um artefato pré-histórico representando um animal que se encontra no Museu do Louvre, na França.   
	
	Um artefato pré-histórico representando um animal, esculpido em calcário e localizado por meio de escavações arqueológicas na França.
	Respondido em 29/03/2021 12:41:40
	
Explicação:
Várias pequenas estatuetas de Vênus, representação de corpo feminino, foram localizadas por meio de escavações arqueológicas, especialmente a partir do século XVIII, em muitas cidades da Europa. Dentre elas, a conhecida Vênus de Willendorf, foi encontrada em 1908, em um sítio arqueológico