Buscar

A4 Aparelho Locomotor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O futebol é uma modalidade esportiva na qual a movimentação em campo requer súbita aceleração e desaceleração, com mudanças abruptas e inesperadas de direções. Tal característica torna o estudo cinesiológico do futebol um trabalho complexo, uma vez que envolve diferentes movimentos simultâneos e rápidos. Desse modo, para que o movimento adequado ocorra com máximo desempenho atlético, é necessário que o aparelho locomotor não apresente quaisquer comprometimentos que possam causar padrões compensatórios durante a prática desportiva.
Sobre o exposto, analise os movimentos articulares em membros inferiores, observados na imagem a seguir.
Fonte: neyro2008, iStock.com, 2019.
Assinale a alternativa correta a respeito dos movimentos articulares em membros inferiores.
 O membro inferior direito encontra-se com o joelho flexionado.
Os meniscos estão presentes na articulação tibiofemoral (joelho), entre os côndilos do fêmur e da tíbia. A função deles é diminuir o impacto e promover a adaptação (melhorar o encaixe) entre as faces articulares do fêmur e da tíbia, melhorando a congruência das superfícies articulares. Além disso, trata-se de um tecido com pouca vascularização e baixo poder de cicatrização.
Com base no exposto, analise as afirmações a seguir, que se referem à fisiopatologia de lesões no menisco.
I. A região central do menisco não possui vascularização, entretanto observa-se resposta de cicatrização satisfatória ali.
II. A região periférica é provida de baixa vascularização, portanto apresenta resposta regenerativa proporcional.
III. Na região central, não ocorre regeneração tecidual.
IV. O menisco é formado pela cápsula articular, é bastante vascularizado e possui função de amortecimento.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
· 
II e III.
Fazem parte do esqueleto apendicular os membros superiores e inferiores. No que se refere aos membros inferiores, verificam-se nesse segmento características anatômicas e fisiológicas peculiares, relacionadas às atividades funcionais desempenhadas. Sobre tal aspecto, entre as funções realizadas, citam-se a sustentação de peso e a locomoção, possíveis graças à complexa arquitetura anatômica constituída por tecido ósseo, tendões, ligamentos, cartilagem, líquido sinovial e músculos.
A partir do exposto, as afirmações a seguir contemplam informações referentes aos órgãos localizados no membro inferior. Assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os músculos reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio formam os isquiotibiais e são responsáveis pela extensão do joelho.
( ) A articulação do tornozelo é do tipo gínglimo, ou seja, só possui um grau de movimento (monoaxial).
( ) O conjunto de ligamentos observados na região lateral do pé é denominado ligamento deltóideo.
( ) O movimento de circundução do quadril se define como a combinação simultânea de movimentos elementares realizados ao redor de três eixos.
( ) O movimento de rotação do joelho só existe quando este estiver flexionado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
 F, V, F, V, V.
O pé realiza uma grande variedade de movimentos. Nesses movimentos, o mediopé e o antepé podem se mover em bloco ou o antepé pode se mover separadamente do mediopé. Os movimentos em bloco são os de inversão e eversão, nos quais a planta do pé roda para medial ou para lateral. Os movimentos exclusivos do antepé são os movimentos dos dedos, de flexão, extensão, abdução e adução. Como o pé não realiza movimentos finos é difícil movimentar os dedos do pé separadamente, sendo muito frequente que eles se movimentem juntos.
Sobre os músculos do pé leia as proposições abaixo:
I.       Os movimentos de flexão dos dedos do pé são realizados por músculos de todas as camadas musculares do pé, exceto da 4ª camada
PORQUE
II.    Os músculos da 4ª camada são adutores e abdutores.
Assinale a alternativa correta.
 A proposição I é falsa, e a II é verdadeira.
Recentemente, temos observado o aumento do número de casos de doenças contagiosas e campanhas de vacinação têm sido divulgadas na tentativa de conter os avanços das doenças. Profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem e Educação são exemplos daqueles que têm preferência nas campanhas de imunização, pois, pela natureza de sua ocupação, estão em contato com muitos indivíduos e correm maior risco de se contaminar e propagar a doença. Para cada vacina, há uma via de administração recomendada para que a proteção imunológica seja garantida e não ocorram efeitos adversos. Por exemplo, a vacina contra difteria e tétano deve ser aplicada via intramuscular na região anterolateral da coxa ou nas nádegas.
Nesse caso, quais músculos receberiam a vacina, respectivamente?
 Músculo vasto lateral e músculo glúteo máximo.
Professora universitária, 54 anos, sedentária, fumante. Durante a apresentação de um show
de rua na Praça da Sé, em São Paulo, no qual estava dançando acompanhada de amigas em meio a uma grande multidão, sentiu uma sensação de choque no calcanhar direito e dor intensa. Não conseguia andar e foi necessário chamar o regate para fazer a remoção. Ela teve que ser levada a um hospital e, após o exame clínico e de realizar um ultrassom, o médico diagnosticou rompimento do tendão que insere o músculo tríceps sural no pé e indicou cirurgia de emergência para a correção da lesão.
A partir do enunciado acima responda: onde se insere o referido tendão e qual movimento a paciente ficou impedida de realizar, respectivamente?
· 
Calcâneo; flexão plantar.
Os meniscos constituem estruturas localizadas na região do joelho, especificamente entre os côndilos femorais e tibiais. Por sua vez, no complexo articular do joelho, são verificados em condições normais dois meniscos, um lateral e outro medial, que possuem o formato de meia lua. Além das características anatômicas apresentadas, apresentam aspectos específicos referentes à fisiologia tecidual e funções desempenhadas, que são interdependentes.
Com base no exposto, assinale a alternativa que contempla corretamente as características anatomofisiológicas dos meniscos.
 Formados por fibrocartilagem, são pouco vascularizados e possuem funções relacionadas à redução do impacto.
Durante o trabalho de parto, é necessário que o sacro se movimente em relação à coluna vertebral e ao osso do quadril. De maneira geral, a pelve se move com a coluna lombar, pois o formato da articulação entre a pelve e o osso do quadril limitam a mobilidade para favorecer a estabilidade durante a função de suporte do peso do corpo e transferência para os membros inferiores. Entretanto, durante o parto, hormônios ovarianos agem sobre esta articulação aumentando a mobilidade da pelve e o espaço na cavidade pélvica, o que ajuda na expulsão do feto.
A articulação a que o texto se refere e os movimentos que ela realiza são:
· Articulação sacroilíaca; movimentos de nutação e contranutação.
 
O motocross é uma modalidade esportiva pouco difundida entre as mulheres e somente em 2005 teve seu primeiro campeonato mundial. A principal dificuldade nesse esporte é o condicionamento cardiovascular, pois cada prova leva cerca de 30 minutos, e os batimentos cardíacos podem se manter bastante altos. Patrícia, mulher de 22 anos, é praticante de motocross e treina forte o treinamento cardiovascular, mas menos intensamente a resistência muscular. Durante uma prova, Patrícia precisou apoiar o pé direito no chão para segurar o peso da moto. Como ela estava acelerando, os músculos da perna não suportaram a tração e houve fratura de um dos ossos da perna.
A estrutura óssea possivelmente fraturada foi:
 Maléolo lateral.
Lesões dos músculos isquiotibiais, como a distensão muscular, ocorrem com frequência em atletas que participam de esportes que requerem corrida, como trilha, futebol e basquete. Esses músculos situam-se na parte posterior da coxa e são conhecidos como músculos do jarrete. Apresentam origem em comum no túber isquiático e se inserem nos côndilos da tíbia e uma das lesões mais comuns causadaspor esses músculos é a fratura por avulsão (arrancamento) do túber isquiático.
Quais músculos são chamados de isquiotibiais e que movimento estes executam?
 Músculo bíceps femoral, semitendíneo e semimembranáceo; flexão do joelho.

Continue navegando