Buscar

ATIVIDADE A5 N2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. O membro inferior corresponde a um segmento do corpo humano composto estrategicamente para desempenhar as funções relacionadas, principalmente, à sustentação e à locomoção. Assim, no que se refere à articulação do quadril, observamos que se trata de uma articulação com grande estabilidade e pouca mobilidade. Comumente, durante as atividades de vida diária, o movimento do quadril é associado a movimentos da pelve e coluna lombar. O quadril é uma articulação do tipo esferoide, que possui três eixos e três graus de movimento. Os movimentos são limitados pelas estruturas articulares acessórias a essa articulação.
A esse respeito, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  ) O lábio articular é uma camada de cartilagem hialina que diminui em 10% a região articular do acetábulo.
(  ) A cápsula articular da articulação do quadril é reforçada na região anterior pelo ligamento isquiofemoral.
(  ) No interior do acetábulo há uma face articular com formato de meia-lua denominada face semilunar.
(  ) O ligamento da cabeça do fêmur contém uma artéria em seu interior.
(  ) O movimento de flexão da articulação do quadril ocorre a cerca de 90° e o de extensão a apenas 20°.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
R: letra a/ f f v v v
PERGUNTA 2
1. No corpo humano, são observadas milhares de articulações com características específicas. As articulações são conexões naturais existentes entre duas ou mais partes do esqueleto. No corpo humano, existem exemplos de articulações móvel, semimóvel e fixa, como é o caso do crânio. Todas são responsáveis por desempenhar uma função específica indispensável para o funcionamento adequado e saudável dos diversos segmentos corporais. Entretanto, no que se refere às articulações móveis, do tipo sinovial, é comum que a maior mobilidade articular esteja diretamente relacionada com maior funcionalidade, ao passo que a incidência de lesões musculoesqueléticas também é maior, já que o segmento passa a ser mais utilizado devido à alta mobilidade.
Nesse cenário, no que se refere à mobilidade das articulações, análise qual alternativa abaixo corresponde à articulação mais móvel do corpo humano.
R: letra c/ ombro 
PERGUNTA 3
1. Antônio tem 12 anos e estuda na escola municipal do bairro. Durante a aula de Educação Física, o professor propôs uma partida de queimada. Na correria para fugir da bola, Antônio pisou de mau jeito, apoiando o peso do corpo na face lateral do pé e virando a planta do pé para dentro (em inversão). Imediatamente, o menino caiu no chão e começou a gritar de dor. O professor e a diretora da escola tiveram que levá-lo às pressas para o pronto-socorro mais próximo. Ao exame físico, Antônio apresentava edema e dor a palpação em face anterolateral do tornozelo. Foi realizado radiografia, que não revelou qualquer fratura.
O aluno Antônio provavelmente teve uma lesão do:
R: letra b 
	Ligamento deltoideo.
	
PERGUNTA 4
1. Recentemente, temos observado o aumento do número de casos de doenças contagiosas e campanhas de vacinação têm sido divulgadas na tentativa de conter os avanços das doenças. Profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem e Educação são exemplos daqueles que têm preferência nas campanhas de imunização, pois, pela natureza de sua ocupação, estão em contato com muitos indivíduos e correm maior risco de se contaminar e propagar a doença. Para cada vacina, há uma via de administração recomendada para que a proteção imunológica seja garantida e não ocorram efeitos adversos. Por exemplo, a vacina contra difteria e tétano deve ser aplicada via intramuscular na região anterolateral da coxa ou nas nádegas.
Nesse caso, quais músculos receberiam a vacina, respectivamente?
R: letra d 
	Músculo vasto lateral e músculo glúteo máximo.
	
PERGUNTA 5
1. A pelve óssea é formada pelos dois ossos do quadril: pelo sacro e pelo cóccix. A união destes ossos forma no seu interior um espaço, denominado cavidade pélvica. Por causa desse espaço, a pelve óssea é chamada popularmente de bacia. A entrada superior da pelve recebe o nome de abertura superior e a saída é abertura inferior, sendo então o espaço entre as duas aberturas a cavidade pélvica. A região que fica acima da abertura superior pertence ao abdômen e verdadeiramente não compõe a pelve.
Considerando o exposto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. O diâmetro conjugado diagonal é medido por meio do toque vaginal da base do sacro até a margem inferior da sínfise púbica.
II. O ângulo subpúbico é maior em homens que em mulheres.
III. A abertura superior da pelve é maior e mais arredondada em homens.
IV. A cavidade pélvica feminina tem formato cilíndrico.
V. A pelve maior é preenchida pelo intestino.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
	I, IV e V.
	
R: letra a 
PERGUNTA 6
1. O tecido muscular pode ser considerado um especialista em transformar a energia química em mecânica, o que geralmente ocorre por meio da geração de um movimento. Com sua capacidade contrátil, ele é responsável pela movimentação e locomoção do nosso esqueleto, tem a capacidade de causar alterações no tamanho e formato dos órgãos (visto que suas células têm a condição de diminuir suas dimensões), além de movimentos de órgãos, como os batimentos cardíacos, e pelo peristaltismo dos órgãos tubulares. Um dos três tipos de tecido muscular possui estrias transversais, sendo composto por faixas de proteínas claras e escuras alternadas. Tem um funcionamento voluntário e um bom suprimento de nervos e vasos sanguíneos.
Essa descrição se refere a qual tipo de tecido muscular?
R: letra a esqueletico
PERGUNTA 7
1. Uma unidade motora é composta por um grupo de fibras musculares coordenadas por um único neurônio, que, por sua vez, possui a responsabilidade de levar informações ao cérebro sobre a contração ou relaxamento de um músculo, de forma que tanto a unidade motora quanto o neurônio podem variar de tamanho, pois quanto maior o tamanho, mais fibras musculares esse neurônio motor coordenará. Além disso o tamanho interfere no tipo de fibra muscular que este neurônio atuará, fibras vermelhas ou brancas.
Por mais que essas unidades motoras sejam capazes de realizar sinapses com até 150 fibras musculares, elas são divididas em apenas três tipos, descritos a seguir.
(1)   Estimulam pequenas fibras musculares, que de forma lenta se contraem, sendo bem resistentes à fadiga, já que necessitam de oxigênio.
(2)   Estimulam músculos de médio porte, tendo uma contração rápida.
(3)   Estimulam grande grupos musculares que geram uma força, mas fadigam rápido, e não necessitam de oxigênio.
Associe cada tipo descrito à unidade motora correspondente:
(   ) Unidade motora lenta.
(   ) Unidade motora rápida.
(   ) Unidade motora rápida e resistente à fadiga.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
R: letra b/ 1,3,2
PERGUNTA 8
1. O braço é a parte compreendida entre o ombro e o cotovelo, ao contrário do que popularmente é dito, pois muitas pessoas desconsideram a parte chamada como antebraço e consideram erradamente o braço como sendo todo membro superior. O grupo de músculos anterior do braço é composto pelos músculos coracobraquial, bíceps braquial e braquial; já o grupo de músculos posterior, equivale apenas a um músculo bem volumoso, chamado de tríceps braquial.
A partir do conhecimento apresentado e do estudado no e-book, considere as afirmações a seguir.
I. Os músculos bíceps e tríceps braquial possuem essa denominação pela quantidade de ventres musculares ou cabeças.
II. A função do músculo braquial é flexionar o cotovelo.
III. O músculo coracobraquial tem origem na escápula, mas também tem ação na flexão de cotovelo.
IV. A função do músculo tríceps braquial é estender o cotovelo.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
R: letra c/ i, ii e iv
PERGUNTA 9
1. O motocross é uma modalidade esportiva pouco difundida entre as mulheres e somente em 2005 teve seu primeiro campeonato mundial. A principaldificuldade nesse esporte é o condicionamento cardiovascular, pois cada prova leva cerca de 30 minutos, e os batimentos cardíacos podem se manter bastante altos. Patrícia, mulher de 22 anos, é praticante de motocross e treina forte o treinamento cardiovascular, mas menos intensamente a resistência muscular. Durante uma prova, Patrícia precisou apoiar o pé direito no chão para segurar o peso da moto. Como ela estava acelerando, os músculos da perna não suportaram a tração e houve fratura de um dos ossos da perna.
A estrutura óssea possivelmente fraturada foi:
R: letra a 
	Maléolo lateral.
	
PERGUNTA 10
1. O joelho é composto pelas articulações tibiofemoral e patelofemoral. Essa articulação do joelho garante a execução de grande parte das atividades diárias e é dotada de grande amplitude de movimento, que permite a realização dos diversos movimentos realizados em nosso cotidiano, como pedalar, andar, correr, agachar, subir, descer. Para proteger estas articulações de lesões, encontramos nelas muitos ligamentos, bolsas sinoviais e acúmulos de gordura. A cápsula articular do joelho é bastante delgada, sendo necessários todos esses elementos de proteção.
A este respeito, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Ligamento colateral fibular: localiza-se na região medial da cápsula e estende-se do epicôndilo medial do fêmur até a cabeça da fíbula.
(  ) Ligamento colateral tibial: localiza-se na região lateral da cápsula e estende-se do epicôndilo lateral do fêmur até a face lateral do côndilo lateral da tíbia.
(  ) O ligamento colateral fibular é mais delgado e frágil que o ligamento colateral tibial.
(  ) O ligamento cruzado anterior é mais delgado e frágil que o ligamento cruzado posterior.
(  ) Os ligamentos poplíteos oblíquos e arqueados reforçam a cápsula articular do joelho posteriormente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	R: letra A/ f f f v v

Continue navegando