Buscar

atividade educação inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia - Turma: 2022/2 Semestre: 8º 
Disciplina: Educação Especial e Escola Inclusiva
Professora: Georgia Borges
Polo: Três Lagoas, MS
Acadêmico: Renata Nunes RGM: 053.16691
ATIVIDADE 
1- A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva descreve sobre a escolarização de pessoas com deficiências.
Diferencie: Educação Especial e Educação Inclusiva. 
R: A Educação Especial é definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como a modalidade de ensino destinada aos “educandos com deficiência transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”. Por isso, ela tem práticas pedagógicas específicas, que são destinadas a crianças com alguma deficiência. Ela pode ser oferecida tanto em escolas de ensino regular como em colégios especializados. 
A Educação Inclusiva se baseia em uma cidadania global, que inclui a todos, sem preconceitos. Assim, o aluno com deficiência interage com os demais alunos, e eles, por sua vez, aprendem que também fazem parte da diferença, já que ninguém é igual a ninguém.
2- Diante do exposto no vídeo “Wheels” disponível em: https://youtu.be/pFuwUiHo-WI, elabore um texto reflexivo sobre a questão do preconceito e da adaptação da sociedade. 
Mesmo nos dias de hoje com tanta tecnologia e informação ouvimos com frequência história de alguém que já sofreu preconceito por ter algum tipo de limitações físicas ou intelectuais, algumas pessoas até involuntariamente, talvez até sem perceber acaba tendo reações preconceituosas de pensamentos antiquados que todas pessoas com deficiência não são capazes de pensar por si só, de trabalhar ou até mesmo se cuidar.
É claro que algumas pessoas tende a ter um apoio maior, mais isso não significa que são invalidas ou que não servem para a sociedade. E por isso que devemos usar os meios que temos hoje para alertar e informar a importância da inclusão em todos os meios da sociedade que vivemos.
Uma sociedade bem informada que tenha profissionais qualificados, locais apropriados podendo se tornar uma sociedade habitável para todos de modo que torne o dia a dia das pessoas com limitações mais acessíveis, sem julgamentos por sua deficiência, cem aquele olhar de dó, mais sim com o olhar de respeito, por que todos nós independente de sua limitação merecemos uma sociedade que respeite, podendo assim entender que não é benefícios que as pessoas com deficiência tem, e sim direitos como todos nos seres humanos que somos.
3-Assista ao filme, leia as aulas da disciplina Educação Especial e Educação Inclusiva e a Lei 13. 146/15, e faça uma análise da metodologia utilizada pela escola comparada ao do professor substituto de artes do filme. Ele atende ao perfil de professor descrito na aula 6, por que?
Link do filme: http://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4
Sim, temos instituições ainda tem algumas limitações quando o assunto é inclusão, é preciso uma escola aberta adaptações, não só estruturais mais sim pessoais de seus profissionais. Não só os professores mais todos da comunidade escolar precisam estar por dentro de uma educação inclusiva. Os educadores devem sempre conhecer seus alunos e particularidade que ele apresenta, tornando o aprendizado acessível e adequado para todos em sala ou fora dela.
4 - De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015) disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm , elabore um texto de até 15 linhas respondendo as seguintes questões.
Abordando os itens: o que é considerado deficiência; o que define como “barreiras” e quais são elas; apresente a função da escola no processo de inclusão; descreva sobre o direito ao trabalho
 Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
São definidas barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em: barreiras urbanísticas; barreiras arquitetônicas; barreiras nos transportes; barreiras nas comunicações e na informação; barreiras atitudinais; barreiras tecnológicas. 
A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. 
A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
5-Assista o filme, Extraordinário, (Link do filme: https://www313.o0-1.com/token=elFerwLVnfcrpHP6J3nxTg/1600882199/138.97.0.0/83/e/95/03969e82535807a82e94733ba5f1195e-720p.mp4), e descreva a importância da família (Isabel Pulman, Nate Pulman e Olivia Pulman) e da escola ( Mr. Browne e colegas de sala), diante das mudanças na rotina de Auggie Pulman. 
A família e amigos desempenha um papel primordial em relação a pessoa com deficiência, porque é com elas seus primeiros contatos com a sociedade.
O apoio de seus familiares torna cada dificuldade apresentada muitas vezes superáveis, pois contem muito amor, é com os familiares e amigos que encontramos muitas vezes o apoio que precisamos, pois são eles que nos auxiliam da melhor forma no desenvolvimento, assim podemos nós adaptar da melhor forma em rotinas propostas por especialista, tendo cada vez mais inserção na comunidade de forma natural, respeitando cada um no seu tempo.
6- Comente quais são os direitos que a família de uma criança com deficiência poderia recorrer para garantir a educação do filho, qual lei garante esse direito, cite pelo menos um artigo da lei? 
Como qualquer cidadão, as pessoas com deficiência têm direito à escola regular com os devidos apoios e adaptação dos materiais para seu desenvolvimento. Também não é permitido cobrar nenhuma taxa extra por isso; O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) garante a todas as crianças e adolescentes direitos básicos relacionados a sua saúde, educação, profissionalização e trabalho, cultura e lazer, entre outros, buscando uma melhor qualidade de vida e aproveitamento dessa fase
O ECA estabelece em seu artigo 11, §1º e §2º que o atendimento médico seja realizado sem qualquer tipo de discriminação, além de assegurar o direito ao recebimento de órteses, próteses e outras tecnologias gratuitamente;
O ECA prevê em seu artigo 54, inciso III, que pessoas com deficiência tenham atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino;
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), também assegura atendimento educacional especializado aos educandos com deficiência;
A Lei Brasileira de Inclusão (13.146/15) assegura que pessoas com e sem deficiência tenham a oportunidade de conviver umas com as outras, de forma igual, quebrando as barreiras atitudinais e minimizando, assim, o preconceito;
A LBI também estabelece a criação de um projeto pedagógico adequado, a oferta de educação em libras, a participação da família do estudante no ambiente escolar, o acesso a atividades recreativas, etc.
Referencia:
http://femparpr.org.br/site/2019/12/09/conheca-os-direitos-da-crianca-com-necessidades-especiais/#:~:text=O%20Estatuto%20da%20Crian%C3%A7a%20e,vida%20e%20aproveitamento%20dessa%20fase.
https://querobolsa.com.br/revista/educacao-especial-inclusiva-quando-a-diversidade-resulta-em-inclusao
https://plataformaead.unigran.br/?pgn=webaulas

Continue navegando