Buscar

Tipos de Estaca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução 
De modo geral, fundações na construção civil são estruturas construídas a fim de transmitirem as cargas de uma edificação para as camadas resistentes de solo. Segundo Velloso e Lopes (2010), o projeto e execução de fundações, isto é, a engenharia de fundações, exige conhecimentos de Geotécnica e Cálculo Estrutural. A Geotécnica é responsável por estudar a Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos e a Mecânica das Rochas, enquanto o cálculo estrutural aborda análises das estruturas e dimensionamento de estruturas em concreto armado e protendido, aço e madeira. As fundações podem ser divididas em dois grandes grupos: fundações rasas e fundações profundas
As fundações rasas, ou superficiais, conforme a NBR 6122 (2019), são elementos apoiados sobre o solo. Esse tipo de fundação deve possuir profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente menor que duas vezes a menor dimensão da fundação.
Quanto às fundações profundas, estas são elementos cuja maior parcela de resistência, aproximadamente 80%, deriva do atrito da superfície lateral com o solo. A carga também é transmitida pela base (resistência de ponta), embora essa tenha menor percentual de absorção da carga solicitante. As fundações profundas devem estar assentes em profundidades superiores ao dobro de sua menor dimensão em planta, e, no mínimo 3 m (admite-se exceções, considerando justificativa), (VELLOSO; LOPES, 2010).
A estaca é um elemento de fundação profunda executado por equipamentos e ferramentas, sem que, em qualquer etapa de sua execução, haja descida de pessoas. Os materiais empregados podem ser aço, madeira, concreto pré-moldado ou moldado in loco, ou por suas combinações.
Estaca Franki

Continue navegando