Buscar

trabalho ética

Prévia do material em texto

Negligência, Imperícia e Imprudência
Os riscos do cuidar 
ÉRIKA CRISTINA GOMES 
Neste trabalho apresentaremos situações de conduta negativa da enfermagem, identificando a ação do código de ética do profissional da enfermagem e as consequências sofridas pelo paciente e o profissional .
APRESENTAÇÃO:
Homem, 33 anos, em uso de respirador portátil. É levado à Unidade de Pronto-Atendimento apresentando cianose de extremidades e perceptível dificuldade respiratória. A família informa que o aparelho está alarmando constantemente e que tentaram aspirar o familiar, mas não conseguiram. A técnica de enfermagem informa que no local só atendem crianças e orienta-os a se dirigirem ao próximo pronto atendimento, que fica a 2 quilômetros do local. No caminho, o homem foi a óbito. 
Caso 1
Esta técnica de enfermagem, ao recusar dar atendimento a um homem ignorando os sintoma severos que ele estava apresentando (cianose de extremidades e dificuldade respiratória),que acabou evoluindo ao óbito,cometeu um ato de negligência.
Negligência é resultado da omissão (deixar de fazer) do profissional sendo que era esperado dele a realização de alguma ação, expondo o paciente a riscos desnecessários. ​
Art. 76- Negar assistência de enfermagem em situações de urgência, emergência, epidemia, desastre e catástrofe, desde que não ofereça risco a integridade física do profissional.
O que diz o CEPE esse assunto:
Art. 45- Prestar assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
Neste caso ,diante dos fatos analisados a técnica foi punida com a cassação do direito de exercer a profissão por 30 anos,e essa decisão será divulgada em publicações oficiais Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.
CARDIOLOGÍA
Venus tiene un nombre muy original
FARMACIA
Júpiter es el planeta más grande del Sistema Solar
DERMATOLOGÍA
Marte contiene muchísimo óxido de hierro
HEMATOLOGÍA
 Caso 2
Um adolescente após uma queda foi encaminhado ao ambulatório, com lesão aberta em mão direita. O médico estava em horário de almoço e o enfermeiro estava em reunião com a Diretoria. O Técnico de Enfermagem, que estava de plantão no ambulatório, atendeu prontamente o adolescente, realizando a sutura da mão direita. Após atendimento, o profissional de Enfermagem dispensou o adolescente. No dia seguinte, o adolescente retornou ao ambulatório queixando-se de dor e alteração da cor da mão lesionada. O médico atendeu o adolescente, que constatou o comprometimento do membro superior direito devido à sutura realizada pelo técnico de Enfermagem.
 
O profissional neste caso realizou um procedimento que ele não tinha conhecimento técnico-científico nem a qualificação nescessária para executar cometendo um ato de Imperícia.
Imperícia É a falta de aptidão necessária , habilidade, experiência ou conhecimento técnico-científico para executar determinada função.
O CEPE proíbe a conduta desse profissional nos seguintes artigos: 
Art. 45 Prestar assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência
Art. 62 Executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.
Foi instaurado um processo nos termos do Código de Processo Ético-Disciplinar vigente e diante a situação que ofereceu risco à integridade física do paciente,causando debilidade temporária de membro do paciente 
Ficou decidido pela suspensão do exercício profissional
 pelo período de noventa(90) dias, onde sua carteira da categoria é retirada, podendo o mesmo após cumprir a pena e passar por reabilitação, retornar às atividades da profissão.
 
 Caso 3 
Ao realizar a aferição dos sinais vitais dos pacientes, o profissional da enfermagem deixa grade de proteção da cama abaixada pensando não haver riscos, afinal o paciente dormia profundamente . Após saída do profissional do quarto,o paciente tem uma queda da cama onde acontece uma fratura do fêmur .
Deixando de tomar os cuidados necessários para a segurança do procedimento e do paciente esse profissional cometeu uma imprudência .
IMPRUDÊNCIA:agir com descuido e sem cautela , causando um dano que poderia ser previsto e evitado
Usa esta parte para hablar sobre él
O CEPE no Art. 45 Prestar assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência garante ao paciente um atendimento livre de imprudências
Por cometer imprudência colocando em risco a integridade física e a vida do paciente,o profissional foi multado em dez(10) vezes o valor da anuidade de sua categoria profissional, sendo sua repreensão divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.
CONCLUSÃO 
Dessa forma concluímos que o código de ética do profissional da enfermagem (CEPE) serve para orientar as ações dos profissionais,garantindo um ambiente de trabalho seguro, ditando princípios, proibições e direitos da enfermagem criando assim um ambiente propício a uma assistência de enfermagem eficaz e segura ao paciente .

Continue navegando