Buscar

INTRODUÇÃO À ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL_A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caro, estudante,
“O exercício da atividade notarial e registral é exercido em caráter privado, por delegação do poder público, e encontra previsão expressa no artigo 236 da Constituição Federal. O Notário e Oficial de Registro são reconhecidos como profissionais do Direito, no exercício daqueles serviços que são conhecidos pelos usuários por cartórios, tais como os reconhecimentos de firma, a lavratura de escrituras, procurações, protestos, ou ainda no âmbito do registro civil, os registros de nascimento, casamento e óbito, dentre tantos outros serviços de competência da atividade, e que vem evoluindo cada vez mais. O legislador impôs a esses profissionais a obrigatoriedade de serem bacharéis em Direito, em razão das atividades desempenhadas e da essencialidade que seus atos sejam cumpridos a vista da legislação”. (RIBEIRO NETO, 2008, p. 17) 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, elabore um texto dissertativo que discorra sobre:
a) o conceito e as diferenças entre serviços notariais e registrais;
Serviços Notariais cuida do conjunto de regras jurídicas que regem o sistema notarial. Essas regras visam atender a princípios e feitos jurídicos como o da eficácia, publicidade, autenticidade e segurança de modo preventivo, com o objetivo de evitar o excesso de demandas judiciais, que visam justamente buscar o restabelecimento da ordem jurídica entre as partes. A função do Tabelião é justamente orientar as partes de acordo com o caso concreto a tomar as medidas jurídicas preventivas mais adequadas aquela situação e assim salvaguardar os Direitos e deveres de ambos. Essa atribuição se dá por delegação do Poder Público a particulares para que exerçam a função notarial. Sendo assim, embora seja um serviço prestado por particular, a atividade notarial tem natureza de função pública. Já o Registral refere-se ao conjunto de normas complexas que regem o registro de imóveis. Partindo desse princípio, podemos afirmar sem sombra de dúvidas que a função registral tem como finalidade constituir o Direito real sobre propriedade imóvel através da inscrição do seu respectivo título, possibilitando assim a segurança nas relações jurídicas. A função registral da publicidade é “erga omnes” ou em outras palavras, para todos indistintamente, até prova em contrário. O nosso diploma legal Civil elenca todos os títulos passíveis de registro, lembrando que se trata de situações taxativas, ou seja, não será possível acrescentar e nem retirar nada no que se refere aos Direitos reais.
b) os respectivos requisitos de ingresso nas serventias;
Atualmente, no Brasil, o notariado é regulamentado pela Lei n. 8.935/94, sendo aplicável, em caráter suplementar, a Lei de Serviços Públicos (LRP), bem como o código Civil, para casos em que haja omissão na lei. Art. 236. Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público. [...] § 3º - O ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso público de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses. (BRASIL, 1988), habilitação em concurso público de provas e títulos; nacionalidade brasileira, por força do previsto no artigo 37, inciso I, da Constituição Federal; capacidade civil; quitação com as obrigações eleitorais e militares; diploma de bacharel em direito; verificação de conduta condigna para o exercício da profissão.
c) a natureza jurídica da função notarial e registral.
Atividades notariais e de registro constituem funções públicas que, por força do disposto no art. 236 da Constituição, não são executadas diretamente pelo Estado, mas por meio de delegação a particulares. Os notários e registradores, portanto, são profissionais do direito que exercem uma função pública delegada pelo Estado. Tais atividades são desempenhadas em caráter privado, sem que os profissionais que as exerçam integrem o corpo orgânico do Estado. Assim, o notário é profissional do Direito, cujo escopo principal é de assessoramento das partes, traduzindo a vontade delas nos negócios jurídicos, além de aplicar os instrumentos pertinentes com segurança e publicidade, sempre dotados de fé pública. Como visto, o ingresso do serviço notarial e registral se dá tão somente via concurso de provas e títulos, cuja realização é de responsabilidade do Poder Judiciário, porém com participação, em todas as suas fases, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público, bem como de um notário e de um registrador (art. 15 da Lei n. 8.935/94).
Junção Resposta:
Serviços Notariais cuida do conjunto de regras jurídicas que regem o sistema notarial. Essas regras visam atender a princípios e feitos jurídicos como o da eficácia, publicidade, autenticidade e segurança de modo preventivo, com o objetivo de evitar o excesso de demandas judiciais, que visam justamente buscar o restabelecimento da ordem jurídica entre as partes. A função do Tabelião é justamente orientar as partes de acordo com o caso concreto a tomar as medidas jurídicas preventivas mais adequadas aquela situação e assim salvaguardar os Direitos e deveres de ambos. Essa atribuição se dá por delegação do Poder Público a particulares para que exerçam a função notarial. Sendo assim, embora seja um serviço prestado por particular, a atividade notarial tem natureza de função pública. Já o Registral refere-se ao conjunto de normas complexas que regem o registro de imóveis. Partindo desse princípio, podemos afirmar sem sombra de dúvidas que a função registral tem como finalidade constituir o Direito real sobre propriedade imóvel através da inscrição do seu respectivo título, possibilitando assim a segurança nas relações jurídicas. A função registral da publicidade é “erga omnes” ou em outras palavras, para todos indistintamente, até prova em contrário. O nosso diploma legal Civil elenca todos os títulos passíveis de registro, lembrando que se trata de situações taxativas, ou seja, não será possível acrescentar e nem retirar nada no que se refere aos Direitos reais. Atualmente, no Brasil, o notariado é regulamentado pela Lei n. 8.935/94, sendo aplicável, em caráter suplementar, a Lei de Serviços Públicos (LRP), bem como o código Civil, para casos em que haja omissão na lei. Art. 236. Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público. [...] § 3º - O ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso público de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses. (BRASIL, 1988), habilitação em concurso público de provas e títulos; nacionalidade brasileira, por força do previsto no artigo 37, inciso I, da Constituição Federal; capacidade civil;
As atividades notariais e de registro constituem funções públicas que, por força do disposto no art. 236 da Constituição, não são executadas diretamente pelo Estado, mas por meio de delegação a particulares. Os notários e registradores, portanto, são profissionais do direito que exercem uma função pública delegada pelo Estado. Tais atividades são desempenhadas em caráter privado, sem que os profissionais que as exerçam integrem o corpo orgânico do Estado. Assim, o notário é profissional do Direito, cujo escopo principal é de assessoramento das partes, traduzindo a vontade delas nos negócios jurídicos, além de aplicar os instrumentos pertinentes com segurança e publicidade, sempre dotados de fé pública. Como visto, o ingresso do serviço notarial e registral se dá tão somente via concurso de provas e títulos, cuja realização é de responsabilidade do Poder Judiciário, porém com participação, em todas as suas fases, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público, bem como de um notário e de um registrador (art. 15 da Lei n. 8.935/94).

Continue navegando

Outros materiais