Buscar

Linguagem e Distúrbios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estela Rezende Pereira – TURMA LV
Linguagem
SOI Palestra
-é um sistema, até certo ponto arbitrário de signos – fonéticos e gráficos (as palavras)
-Funciona como um processo intermediário entre o pensamento e o mundo externo
-Características da linguagem: Forma de comunicação especificamente humana; A linguagem se exterioriza por meio da fala (e da excrita), a qual representa um fenômeno psicomotor.
A fala é um processo criativo - a partir de um numero finito de palavras e regras gramaticais, produzimos uma infinidade de sentenças e significados
A gramática constitui-se de regras de combinação tanto de fonemas para a formação de palavras (morfologia) quanto de palavras para a formação de frases (sintaxe)
-Funções da linguagem: comunicação social, expressão de vivencias internas, tradução de estímulos externos, organização da experiencia sensorial e dos processos mentais, transmissão de conhecimentos, regulação da conduta.
-Linguagem e pensamento: Estão intimamente relacionados, não podendo ser facilmente separados, mas são dois fenômenos distintos. A linguagem molda o pensamento e é fundamental para sua elaboração e expressão.
O estudo da linguagem tem como objeto as palavras
O estudo do pensamento se refere às ideias
-Podem ocorrer perturbações do pensamento não associadas a perturbações da fala e vice-versa
-Prosódia: componente afetivo da linguagem (constituída pela musicalidade, entonação e inflexões da fala, além da gesticulação)
-Hemisfério cerebral dominante: esquerdo (lateralidade da linguagem)
-Não faz parte da psicopatologia os estudos dos distúrbios restritos ao aparelho fonador, ou seja, as perturbações no processo mecânico da fala
-ALTERAÇÕES QUANTITATIVAS:
-Afasias = Se refere a uma perda, disfasia, a um prejuízo ou dificuldade quanto à linguagem
- Afasias; perda da linguagem falada e ouvida, por incapacidade de compreender e utilizar os símbolos verbais, decorrentes de lesão neuronal
-Distúrbios adquiridos da capacidade linguística – na compreensão ou na expressão – que ocorrem na ausência de déficit auditivo ou de incapacidade motora do órgão fonador
 Pode ser classificada como; motora (expressiva ou de broca), sensorial (receptiva, ou de wernicke), global, transcortical e anômica (semântica, amnésica)
-Agrafia: Caracteriza-se pela incapacidade isolada para escrever. Pode estar associada ás afasias.
-Alexia: perda da capacidade para a leitura, pode ocorrer isoloda (mais difícil) ou associada com as afasias e agrafias
-Aprosódia; Na aprosódia: perda
Na hiproposódia: diminuição da modulação afetiva da fala, que se torna monocórdica, monótona
Pode haver também perda (ou diminuição) da capacidade de compreender a prosódia da fala das outras pessoas. Esse distúrbio relaciona-se a lesões no hemisfério direito
-Mutismo: Ausência da fala. Pode expressar negativismo (silencio deliberado) ou inibição psíquica (no esturpor esquizofrênico, depressivo, histérico ou do delirium)
-Alexia: Perde-se a capacidade para a leitura. Pode ocorrer isoladamente ou associada ás afasias e ás agrafias
-Hiperfonia: A hiperfonia representa a elevação do volume da voz, isto é, falar excessivamente alto
-Logorreia – ou verborreia (expressão verbal aumentada); paciente fala o tempo todo e é difícil interrompê-lo, observada tipicamente em estados maníacos.
-Oligolalia – ou laconismo (expressão verbal diminuída, mas não abolida); oposto da logorreia; observada nas mesmas situações que o mutismo pode ocorrer.
-Hipofonia: Representa a redução do volume da voz, falar excessivamente baixo, o que as vezes torna impossível entender o que se está dizendo
-Taquilalia e bradilalia; aumento e diminuição da velocidade da expressão verbal. Correspondem as alterações do curso do pensamento.
-Latência de resposta; tempo que o paciente demora para responder as perguntas do examinador, podendo estar aumentada ou diminuída;
 Aumento: inibição psíquica ou negativismo (depressão)
 Diminuição: pode estar relacionada a uma síndrome maníaca ou ansiedade
-ALTERAÇÕES QUALITATVAS
-Palilalia: Repetição involuntária da ultima ou ultimas palavras que o próprio paciente falou. Ocorre na demência. Por exemplo, o examinador pergunta “qual o seu nome?” e o paciente responde “eu me chama joão....joão”
-Ecolalia: Repetição, como um eco, da última ou últimas palavras faladas pelo entrevistador (ou outra pessoa do ambiente), dirigidas ou não ao paciente
-Solilóquio: Comportamento de falar sozinho. É uma manifestação indicativa de alucinação auditiva, mas pode ocorrer também em pessoas normais
-Logoclonia: Semelhante à palilalia, só que a repetição é apenas das duas últimas sílabas. É encontrada tipicamente na demência. Ex: “eu me chamo joão...ão”
-Pedolalia: paciente fala com voz infantilizada
-Coprolalia: o discurso é caracterizado pela presença de palavras obscenas, vulgares ou relativas a excrementos. Quando se constitui em um tique verbal, é uma manifestação típica de Tourette.
- A LINGUAGEM NOS PRINCIPAIS TRANSTORNOS MENTAIS
- Depressão: Há oligolalia ou mutismo, bradilalia, hipofonia e aumento da latência de resposta, podendo ocorrer também hipoprosódia ou aprosódia.
- Transtorno conversivo e transtornos dissociativos: Em quadros conversivos, pode haver mutismo ou então o paciente perde a capacidade para a fala normal, conseguindo apenas sussurrar (afonia histérica)
-Demência: pode haver afasias, ecolalia, palilalia, logoclonia, aprosódia
-Esquizofrenia: solilóquio, neologismos, maneirismos, aprosódia. Particularmente no subtipo catatônico, podem ser observados mutismo, ecolalia e estereotipia verbal.

Continue navegando