Buscar

trab Alicia

Prévia do material em texto

Os músculos do quadril englobam vários músculos da região tanto do quadril quanto da coxa e têm como principal função realizar movimentos da coxa na articulação do quadril, além de estabilizar a pelve. Os músculos do quadril são divididos em duas camadas:
Camada superficial: Músculos: glúteo máximo, glúteo médio, glúteo mínimo, tensor da fáscia lata. Ação: extensão, rotação externa e interna, abdução e adução da coxa, inervação: nervos glúteos superior (L4, S1) e inferior (L5-S2).
Camada profunda: Músculos: piriforme, gêmeo superior, gêmeo inferior, obturador interno, quadrado femoral. Ação: rotação externa e abdução da coxa, estabilização da cabeça do fêmur, inervação: nervo para o músculo piriforme (S1-S2), nervo para o músculo obturador interno (L5-S2), nervo para o músculo quadrado femoral (L4-S1), nervo obturatório (L3-L4).
Glúteo máximo: origem: superfície posterolateral do sacro e cóccix, superfície glútea do ílio (posterior à linha glútea posterior), fáscia toracolombar, ligamento sacrotuberal, inserção: trato iliotibial, tuberosidade glútea do fêmur, ação: articulação do quadril: extensão da coxa, rotação externa da coxa, abdução da coxa (parte superior), adução da coxa (parte inferior), inervação: nervo glúteo inferior (L5-S2).
Glúteo médio: origem: superfície glútea do ílio (entre as linhas glúteas anterior e posterior) inserção: aspecto lateral do trocanter maior do fêmur, ação: aspecto lateral do trocanter maior do fêmur, inervação: Nervo glúteo superior (L4, S1).
Glúteo mínimo: origem: superfície glútea do ílio (entre as linhas glúteas anterior e inferior), inserção,: Aspecto anterior do trocanter maior do fêmur, ação: articulação do quadril: abdução do quadril, rotação interna da coxa (parte anterior), estabilização da pelve, inervação: nervo glúteo superior (L4, S1).
Tensor da fáscia lata : origem: espinha ilíaca anterosuperior (EIAS), lábio externo da crista ilíaca, inserção: trato iliotibial, ação: articulação do quadril: rotação interna da coxa,(auxilia na abdução da coxa), 
articulação do joelho: rotação externa da perna, (auxilia na flexão/extensão da perna), estabilização das articulações do quadril e joelho, inervação: Nervo glúteo superior (L4, S1)
Músculo iliopsoas: é o maior e mais potente músculo interno do quadril, se estendendo desde a coluna vertebral até a região proximal do fêmur. A origem dos músculos que compreendem o iliopsoas (ilíaco e psoas maior) é distinta, mas ambos compartilham a mesma inserção. O músculo ilíaco é plano e triangular, enquanto o músculo psoas maior é volumoso e fusiforme. Inervação: ilíaco: nervo femoral (L2-L4), psoas maior: ramos anteriores dos nervos espinais (L1-L3). Ação: flexão e rotação externa da coxa na articulação do quadril, flexão do tronco no quadril , flexão lateral do tronco (somente o psoas maior).
Psoas Maior: Origem: nos dois terços superiores da fossa ilíaca, na crista ilíaca e no aspecto lateral do sacro. inserção: trocânter menor do fêmur como tendão do iliopsoas, ação: articulação do quadril: flexão da coxa/tronco, rotação lateral da coxa, flexão lateral do tronco, inervação: ramos anteriores dos nervos espinhais L1-L3.
Psoas Menor: Origem: superfície lateral da vértebra T12 e da vértebra L1, inserção: eminência iliopúbica e na linha pectínea do púbis, ação: estabilização da pelve e da articulação do quadril; flexão lateral e flexão ventral, inervação: ramos diretos do plexo lombar (L1-L2).
Ilíaco: origem: nos dois terços superiores da fossa ilíaca, na crista ilíaca e no aspecto lateral do sacro. inserção: trocânter menor do fêmur ação: flexiona o quadril e faz uma rotação lateral da coxa inervação: nervo femoral (L2-L3) e por ramos do plexo lombar.
Os músculos internos do quadril podem ser identificados perto das estruturas mediais da pelve e seguindo até se inserirem na cabeça do fêmur lateralmente. Eles são parcialmente cobertos pela parte inferior do músculo glúteo máximo. De superior para inferior, eles são:
O piriforme: Origem: Superfície anterior do sacro (entre S2 e S4), superfície glútea do ílio (próximo à espinha ilíaca posteroinferior), ligamento sacrotuberal, inserção: 
ápice do trocanter maior do fêmur, ação: articulação do quadril: rotação externa da coxa, abdução da coxa (do quadril flexionado) , estabilização da cabeça do fêmur no acetábulo, inervação: nervo para o músculo piriforme (S1-S2).
Gêmeo superior : Origem: espinha isquiática, inserção: superfície medial do trocanter maior do fêmur (via tendão do obturador interno), ação: 
articulação do quadril: rotação externa da coxa, abdução da coxa (do quadril flexionado), estabilização da cabeça do fêmur no acetábulo, inervação: nervo para músculo obturador interno (L5-S2).
Obturador interno: Origem: ramo isquiopúbico, superfície posterior da membrana obturadora, inserção: superfície medial do trocanter maior do fêmur, ação: articulação do quadril: rotação externa da coxa, abdução da coxa (do quadril flexionado),estabilização da cabeça do fêmur no acetábul, inervação: nervo para o músculo obturador interno (L5-S2).
Gêmeo inferior: Origem: tuberosidade isquiática, inserção: superfície medial do trocanter maior do fêmur (via tendão do obturador interno), ação: articulação do quadril: rotação externa da coxa, abdução da coxa (do quadril flexionado), Estabilização da cabeça do fêmur no acetábulo,inervação: 
nervo para o músculo quadrado femoral (L4-S1).
Quadrado femoral: um músculo plano e retangular, é o músculo mais inferior da camada profunda da região glútea, encontrando-se inferiormente ao gêmeo inferior. Origem: 
tuberosidade isquiática, inserção: crista intertrocantérica do fêmur, ação: articulação do quadril: rotação externa da coxa,estabilização da cabeça do fêmur no acetábulo, inervação:
Músculos do quadril e sua origem, inserção, ação e inervação
Aluna: Alícia Thays Alexandre da Silva
Professor: Jardemaure Ribeiro Sena
Segunda, 24 de Outubro de 2022

Continue navegando

Outros materiais