Buscar

Ciências Sociais - Estrutura Politica - Faculdade Descomplica

Prévia do material em texto

Estrutura Política e Contexto Contemporâneo
Política Brasileira 
A estrutura política brasileira é sustentada no modelo de República Federativa Presidencialista. 
· República: o Chefe de Estado é eletivo e temporário (eleições para o executivo); 
· Federativa: os Estados são dotados de autonomia política (autonomia de criar legislações específicas para cada ente federativo); 
· Presidencialista: as funções de Chefe de Governo e Chefe de Estado são exercidas por uma mesma pessoa: Presidente da República.
A Constituição Brasileira de 1988 possui como um dos princípios fundamentais a existência de um regime de pluralismo político, ou seja, determinada a necessidade de existência de uma pluralidade de ideais e pensamentos no processo político. O Poder, no Estado Brasileiro, é dividido em diversos órgãos políticos distintos, com autonomia e liberdade. A teoria dos três poderes, base para a estrutura do Estado Brasileiro foi desenvolvida por Charles de Montesquieu em seu livro “O Espírito das Leis” (1748). Os três poderes, idealizados por Montesquieu, são o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. No caso do Brasil, esses poderes são exercidos pelos presidentes da República, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Os três poderes possuem funções distintas, sendo que:
· O Executivo possui a função de fazer as leis criadas pelo Legislativo funcionarem (o presidente pode vetar ou sancionar leis criadas pelo Legislativo, editar medidas provisórias, editar decretos, etc.) 
· O Legislativo é conhecido como a casa do povo e é o responsável por idealizar as leis e julgar (acatando ou recusando) as propostas do presidente. O parlamento brasileiro é bicameral, ou seja, é composto por duas “casas”: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
· O Judiciário deve interpretar as legislações e fiscalizar o seu cumprimento. No caso do Brasil, é exercido pelo Supremo Tribunal Federal – que é composto por 11 juízes, escolhidos pelo presidente e aprovados pelo Senado Federal.
 
Contexto Contemporâneo 
A sociedade atual passa por diversas transformações. Assim, o contexto político atual está vinculado diretamente ao cenário de transformações políticas, sociais e culturais. O multiculturalismo questiona posicionamentos sustentados no nacionalismo, que fazem parte do cotidiano de diversos países no mundo e o processo de isolamento (comercial, político e econômico) é uma temática de relevância na conjuntura atual. 
A desconstrução do cenário político de integração, construído após a Segunda Grande Guerra, marca fortemente o contexto político global na atualidade. O BREXIT (Processo de saída do Reino Unido da União Europeia) é um reflexo direto do enfraquecimento dos organismos multilaterais (ex. União Europeia), tendo como foco o fortalecimento (e, consequente, isolamento) dos países nas áreas da economia, política e cultura.
 
Brasil e Contexto Internacional 
· Fragmentação Política – as correntes políticas não conseguem dialogar, criando antagonismos irracionais.
· Implementação de Reformas Econômicas Liberais – as reformas neoliberais fazem parte da agenda política de grande parte dos países do mundo na atualidade, inclusive do Brasil.
· Dicotomia Política – Polarização Política – a polarização política gera distúrbios e conflitos frequentes no cenário político moderno.
· Fake News - a busca pelo controle do monopólio da informação é marcada pelo surgimento de notícias falsas, que são transmitidas como se fossem a realidade objetiva da sociedade (verdade).
· Conflitos religiosos e políticos - principalmente pelo levante de governos/regimes islâmicos.
 
O Brasil está diretamente vinculado aos acontecimentos que marcam o cenário internacional; logo, não é possível pensar os problemas enfrentados pelo Brasil sem compreender todos os processos que estão em pleno funcionamento na política global. Entretanto, o Brasil também é fortemente marcado por grandes mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas, principalmente na área de educação, sendo que a partir da década de 1990, o Brasil têm investido grandes somas de dinheiro  na universalização da educação básica, bem como no processo de democratização do acesso à universidade, principalmente, por meio de de programas como o FIES (financiamento estudantil), o PROUNI (Programa Universidade para todos) e a criação de novas universidades federais. 
 
Vídeo com orientações importantes para a resolução dos exercícios da aula 
 
https://zoom.us/rec/share/27SZHQv5MxQ090NphZirKJcVf41bPTzieP0fx_YQ5XEYw3gjmR7KShK9m_S9mOjZ.mrrw--FbXvy7wCLc
 
 
Atividade Extra
 
Reportagem sobre o papel das Fake News
 
Link para a atividade https://meiobit.com/372974/documentario-fake-news-em-busca-da-verdade-por-tras-das-mentiras/
 
 
 
Referência Bibliográfica
 
FRIEDE, Reis, Curso de ciência política e teoria geral do estado. Rio de Janeiro: Editora Freitas Bastos, 2003. 
 
MARCON, Kenya Jeniffer (org), Sociologia contemporânea. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
 
LEITE, Fernando. Ciência Política: da Antiguidade aos dias de hoje. Curitiba: InterSaberes, 201

Continue navegando