Buscar

Qualidade de Vida no Trabalho e Desenvolvimento de Trabalhadores

Prévia do material em texto

Psicologia organizacional
Atividade 1
Olá, pessoal, tudo bem? Espero que sim.
Para esta atividade é preciso que vocês leiam o artigo: "Qualidade de Vida no Trabalho: contribuições para o desenvolvimento de trabalhadores e sua repercussão nas organizações. ”, assistam as aulas gravadas e o vídeo sugerido TED Nigel Marsh - Como fazer o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional funcionar.
Acesse o artigo no link: https://goo.gl/EF5NuV 
Acesse o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=JiYrwr7feU0 
1) A partir da leitura do artigo, destaque pelo menos 03 importantes mensagens na leitura dos seguintes tópicos que estão no artigo:
1. Introdução
 A gestão tornou - se mais participativa e as pessoas, a partir desta fase, tornaram - se ativos e, parte do processo organizacional, sendo mais valorizadas no seu trabalho. 
Cada vez mais, as organizações, estão percebendo que a qualidade de vida é um fator de extrema importância para o desenvolvimento de uma organização. 
 O próprio empresário, já reconhece que é necessário criar condições adequadas para que as pessoas possam desenvolver o seu potencial e a sua criatividade. 
2. Qualidade de Vida no Trabalho
O autor Flannery (2002) ao abordar sobre o papel das pessoas nas organizações evidencia que: “seja qual for a estrutura ou estratégia de seus negócios, as empresas estão rapidamente percebendo que é o desempenho de seus ativos humanos, de seu pessoal, que pode fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso”. 
Para HUSE & CUMMINGS apud RODRIGUES (2001) a QVT pode ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organização, onde se destacam dois aspectos distintos:
1. A preocupação com o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional.
2. A participação dos trabalhadores nas decisões e problemas do trabalho. 
Outro ponto relevante é a melhoria no ambiente de trabalho, envolvendo mudanças físicas ou tangíveis nas condições de trabalho como: flexibilidade de horário, modificação do local dos equipamentos de trabalho, etc.
*Qualidade de Vida no Trabalho X Produtividade
“Provavelmente, o fator determinante mais critico de sucesso, de viabilidade e de impacto a longo prazo dos esforços de QVT é a estrutura dos processos participantes que são criados”. 
Para que o programa de QVT seja bem sucedido, existem ainda três necessidades básicas. A primeira, seria o desenvolvimento do projeto em níveis diferentes, coerentes com o contexto em que será aplicado. O segundo, envolve mudanças nos sistemas de gerenciamento e disposições organizacionais. E, finalmente, são necessárias mudanças no comportamento do gerenciamento superior. É preciso que a alta gerência não só esteja comprometida com o processo, mas participando ativamente dele, para que este possa ser disseminado em toda a organização. 
A integração entre os colaboradores e a integridade dos indivíduos devem ser observados e valorizados nas organizações. A gestão de pessoas exerce papel fundamental no ambiente organizacional. 
3. Estudo de caso
A área de Recursos Humanos foi responsável pela implementação das atividades desenvolvidas pela empresa que integram o programa de qualidade de vida do trabalhador.
a) Capacitação e aperfeiçoamento profissional
Para manter o padrão de qualidade dos serviços e atualização profissional, a empresa oferece treinamentos internos na área comportamental e operacional. Também é oferecida capacitação extracurricular que consiste em cursos externos conforme os dados do Levantamento de Necessidades de Treinamento. 
b) Desenvolvimento Profissional
Para oportunizar a valorização e crescimento profissional a empresa realiza seleção interna para preenchimento de cargos em aberto. A empresa somente contrata profissional externamente para cargos específicos onde não haja colaboradores qualificados para a vaga dentro da própria empresa. O processo de seleção é conduzido de forma transparente e esclarecedora através de entrevistas devolutivas a todos os interessados sobre os resultados obtidos. 
c) Eventos 
Com o objetivo de promover a integração entre a empresa, os colaboradores e suas famílias são realizados festejos comemorativos, tais como: Festa Junina, Festa do Trabalhador, etc. 
4. Considerações:
O relato mostrou ações referentes ao Programa de Qualidade de Vida no Trabalho implantado na organização.
São avaliados diversos itens como limpeza do setor, qualidade das refeições, espaço físico, instruções recebidas quanto á segurança do trabalho, política de benefícios, relacionamentos interpessoais, relacionamentos entre áreas, treinamentos oferecidos, atividades desenvolvidas pelo Grêmio, informativo interno, área disponível para descanso. 
Durante o período de janeiro a agosto de 2006 foram investidas 18 horas de treinamento por colaborador. Durante o mesmo período de 2007 foram realizadas 55 horas de treinamento por colaborador. 
5. Conclusões:
Percebemos que programas de qualidade de vida são atrativos para as pessoas envolvidas e proporcionam vantagens competitivas para as empresas.
O retorno de investimentos na qualidade de vida do trabalhador tem efeito direto sobre os níveis de produtividade e competitividade das empresas, especialmente quando realizados a partir do local de trabalho e tendo seus resultados acompanhados pelos dirigentes.
Toda ação que leva ao aumento do bem-estar, independente do lugar onde ocorra, irá necessariamente expandir-se e refletir-se no aumento da qualidade de vida percebida.
2) A partir do vídeo sugerido “TED Nigel Marsh - Como fazer o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional funcionar”, destaque pelo menos 03 importantes mensagens contidas no vídeo. 
Bom Trabalho, Pessoal!

Continue navegando