Buscar

Saúde coletiva, Questões acerca da PNAB

Prévia do material em texto

João Arthur – Medicina – T4A 
Questões acerca da PNAB
1 - Como deve ser o funcionamento da unidade?
Recomenda-se que as Unidades Básicas de Saúde tenham seu funcionamento com carga horária mínima de 40 horas/semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando acesso facilitado à população.Horários alternativos de atendimentos podem serem pactuados, desde que atendam expressamente as necessidades da população, tendo observância sempre que possível a carga horária mínima supracitada. É definida como o acesso universal e contínuo aos serviços de saúde, é exercida na Atenção Primária pelo acolhimento de todas as pessoas que procuram os seus serviços, oferecendo fácil acesso e sem diferenciações, assim como, busca responder às necessidades da população, de acordo com o próprio UNASUS.
2 - Quantas pessoas deve ter a cada equipe?
A população máxima de atendimento, em grandes centros, é de uma UBS para cada 12.000 habitantes. Cada equipe de Saúde da Família (ESF) deve ser responsável por no máximo 4000 habitantes, sendo a média recomendada de 3000 habitantes, respeitando critérios de equidade para essa definição.
3- Em uma unidade de saúde pode ter quantas equipes?
Podem ter 4 equipes por UBS, ( Atenção Básica ou Saúde da Família), para que assim possam atingir seu potencial resolutivo.
4 - Quais os tipos de equipes são possíveis ser formadas e sua composição? 
Composta por 5 equipe.
Equipe de Saúde da Família - composta por médico, enfermeiro, auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde, podendo ainda fazer parte da equipe agente de combate a endemias e profissionais da saúde bucal; 
Equipe da Atenção Básica - sua composição mínima é de médico preferencialmente especialista em medicina da família, enfermeiro preferencialmente especialista em saúde da família, auxiliares/técnicos de enfermagem, podendo agregar profissionais como dentistas, auxiliares/técnicos de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias;
Equipe de Saúde Bucal - pode ser organizada em duas modalidades, mas ambas serão compostas por cirurgião-dentista, ASB e TSB;
Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – Esta equipe pode ser composta por profissionais descritos no Código Brasileiro de Ocupações;
 Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde - As equipes dessa estratégia são compostas, no mínimo, pelo profissional médico e enfermeiro, preferencialmente especialistas em saúde da família; pelo auxiliar e/ou técnico de enfermagem e pelo agente comunitário de saúde (ACS).
O número de agentes comunitários da saúde ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por Equipe de Saúde da Família. A população máxima de atendimento, em grandes centros, é de uma UBS para cada 12.000 habitantes.
5 - O que é NASF? 
Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) foi criado em 2008 pela Portaria GM/ MS nº 154 de 24 de junho de 2008 (revogada pela Portaria GM/ MS nº 2.488 de 21 de outubro de 2011), com o objetivo de aumentar a resolutividade e capacidade de resposta das equipes de saúde da família aos problemas da população.
São constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, atuem em parceria com os profissionais das Equipes Saúde da Família - ESF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF, atuando diretamente no apoio às equipes e na unidade na qual o NASF está cadastrado.
Os NASF devem atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as ESF. Podem ser estabelecidas em duas modalidades:
NASF 1: composto por, no mínimo cinco profissionais de nível superior, com as seguintes ocupações do Código Brasileiro de Ocupações - CBO: Médico Acupunturista; Assistente Social; Educador Físico; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; e Terapeuta Ocupacional.
NASF 2: deverá ser composto por no mínimo três profissionais de nível superior: Assistente Social; Profissional da Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Nutricionista; Psicólogo; e Terapeuta Ocupacional.

Continue navegando