Buscar

TRABALHO GRUPO 6 SEMESTRE revisado

Prévia do material em texto

12
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR
SISTEMA DE ENSINO CONECTADO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
 6º SEMESTRE
ANA JULIA VIRMOND
JULIANA SIMÕES
MARCIELLE APARECIDA GONÇALVES
PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS
Rio Negro - PR
2021
ANA JULIA VIRMOND
JULIANA SIMÕES
MARCIELLE APARECIDA GONÇALVES
PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS
Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: Adolescência e Juventude no século XXI, Temas atuais em Educação, Gestão Educacional, Pedagogia em espaços não escolares e Relações Interpessoais e Administração de Conflitos
Tutor à Distância: Jacqueline Rodrigues Carvalho Grade
Tutor Presencial: Leticia Ribas
Rio Negro - PR
2021
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	4
2.	DESENVOLVIMENTO	5
2.1	O PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS	5
3.	APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE VIDA	9
3.1	SLIDES DA APRESENTAÇÃO:	13
4.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	18
REFERÊNCIAS	19
1. INTRODUÇÃO	
O trabalho tem como objetivo apresentar o Projeto de Vida no ensino médio, falar sobre a sua importância na formação dos adolescentes, o que isso irá interferir em suas decisões tanto profissionais quanto pessoais no futuro. Como sabemos o adolescente passa por muitas transformações, desafios e cobranças no ensino médio, isso vem de si mesmo e até da família, tudo direcionada para o futuro principalmente profissional.
Vamos mostrar o que a Base Nacional Comum Curricular traz sobre o Projeto de Vida nesta proposta do novo ensino médio, bem como a Lei Federal que regulamenta o mesmo, pois agora o mesmo é obrigatório em todas as escolas. Quais as mudanças que isso traz no papel da escola, do estudante e do professor também serão abordadas.
Nesta nova proposta com a elaboração do Projeto de Vida, vamos apontar o quanto é importante adotar metodologias ativas, que possam dar mais autonomia aos alunos, fazendo o mesmo ser o protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem. Será demonstrado o papel do professor como um mediador, motivador e incentivador dos alunos com o uso destas metodologias ativas. 
Outra ideia demonstrada como aliada nesta produção do Projeto de Vida é o uso das tecnologias juntamente com uma metodologia mais ativa, como os adolescentes estão habituados no seu dia a dia com este mundo tecnológico, isso fará que o interesse dos mesmos pelas aulas seja maior e dessa forma interajam mais em sala de aula.
Pensando em auxiliar o professor vamos elaborar uma apresentação em powerpoint, falando sobre o Projeto de Vida, sua importância e seus objetivos, apresentando as metodologias ativas e o uso das tecnologias para contribuir na construção do Projeto de Vida dos seus alunos. É muito importante para o professor entender qual o seu papel neste momento.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 O PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS
Como sabemos a transição da infância para a adolescência é cheia de descobertas, mudanças e desafios. Um dos maiores desafios vem com o ingresso ao ensino médio e os questionamentos relacionados o futuro, principalmente no que diz respeito ao profissional. O que vou querer ser e o que posso fazer para chegar aonde eu quero?
Devemos ter em mente que os valores, costumes e principalmente os comportamentos mudam a cada geração e com isso o papel da escola também sofre mudanças. Juntamente com a escola, os pais, professores e a sociedade devem estar conscientes destas mudanças e devem procurar entender os seus papeis na condução destes adolescentes.
Na escola o adolescente tem a chance de se expressar, é um ambiente rico no seu desenvolvimento e como a escola visa a formação, acaba por apontar o futuro e consegue orientar os estudantes na construção do seu projeto de vida, uma proposta que será desenvolvida no ensino médio.
O Projeto de Vida é um componente curricular de acordo com a Lei Federal 13.415, de 2017, que no seu Art. 3 £ 7°, apresenta o ensino médio de forma integral que deve adotar um trabalho de construção do projeto de vida para a formação dos estudantes nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. 
Esta lei também ficou conhecida como a lei da reforma do ensino médio, ela trouxe mudanças inclusive na LDB 9494/1996, e que são obrigatórias em todas as escolas.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio é um documento de caráter normativo e traz o projeto de vida na sexta competência “Trabalho e Projeto de Vida”, trazendo o foco para o protagonismo do estudante e para seu projeto de vida. 
Como o ensino médio é a última etapa da educação básica, tem como um dos principais objetivos ajudar estes estudantes a se preparem para seu futuro profissional e pessoal, pois estão prestes a ingressar em uma universidade e iniciar sua vida profissional. 
O Projeto de Vida dos estudantes se torna obrigatório neste novo ensino médio e todas as escolas devem desenvolver, buscando que seus estudantes adquiram habilidades de compreensão, cooperação, ter opinião sobre os assuntos, dominem as tecnologias, que saibam analisar e respeitar a sociedade que os cercam.
As escolas de ensino médio devem apresentar aos estudantes o mundo como um campo aberto, onde os mesmos devem investigar e intervir de modo crítico, criativo, autônomo e responsável nos aspectos políticos, sociais, produtivos, ambientais e culturais. Esta escola deve ser acolhedora e comprometida com a construção do projeto de vida dos seus estudantes.
Deve dar sentido a aprendizagem dos alunos relacionando os conteúdos com a realidade, garantir que este aluno seja protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem. Promover sempre uma aprendizagem colaborativa e cooperativa, valorizando o trabalho em equipe, preparando estes estudantes para enfrentarem os desafios que possam surgir na sua comunidade, no mundo do trabalho e na sociedade em geral.
A escola de ensino médio deve garantir aos estudantes uma boa relação entre a teoria e a prática, fazendo com que o mesmo se aproprie do conhecimento e desenvolvam habilidades relacionadas aos mesmos, bem como visar uma formação de jovens éticos, com valores, autônomos e com pensamento crítico, para que sejam verdadeiramente atuantes na comunidade ondem vivem.
Com essas mudanças na estrutura do ensino médio, se viu a necessidade de mais estruturação nas escolas e capacitação dos professores no sentido de como orientar pedagogicamente estes estudantes para a elaboração os seus projetos de vida, levando em conta as suas capacidades e seus sonhos. Pois o projeto de vida não vê somente a escolha profissional do estudante, mas sim para o desenvolvimento de habilidades, valores e uma forma de autoconhecimento destes jovens, assim contribuirá para boas escolhas ao longo de suas vidas. O projeto de vida envolve o profissional, financeiro, a saúde física e emocional, bem como as relações interpessoais destes jovens, e o autoconhecimento pode contribuir ao êxito no projeto de vida.
Terão que levar em conta que esta geração nasceu na era da modernidade e do avanço das tecnologias, sendo chamados de “nativos digitais”. Os mesmos não conhecem o mundo sem internet, estão habituados aos espaços virtuais, redes sociais e aplicativos de conversas. Nesse mundo virtual os adolescentes, muitas vezes criam personagens de si mesmos ondem seguem padrões que a mídia mostra como interessantes e assim criam um mundo imaginário onde tudo gira em torno de adquirir mais likes e compartilhamentos. Aqui podemos ver um perigo eminente que é a exposição destes adolescentes, pois alguns acabam sofrendo assédio sexual, acesso a conteúdo inapropriados, cyberbullying entre outros, aqui o professor assume um papel importante de orientador do aluno e das famílias.
As tecnologias são aliadas na formação dos jovens, devemos desenvolver planejamentos de aulas que envolvam e façam com que as tecnologias presentes no cotidiano dos nossos alunos sejam nossas aliadas no processo de ensino-aprendizagem. Para issoos professores devem dominar a tecnologia que irão inserir em suas aulas, pois só assim terão sucesso e alcançarão os objetivos esperado.
Usar uma metodologia ativa irá auxiliar os professores neste processo e na elaboração do projeto de vida destes estudantes, pois irá colocar os estudantes no centro do processo de ensino-aprendizagem e o professor irá assumir um papel de mediador, incentivador, motivador e guia do aluno para que alcance os objetivos traçados. 
Muitas escolas terão que pensar e reformular suas metodologias, isso pode acontecer aos poucos ou de forma mais rápida vai depender principalmente do engajamento de toda a equipe de gestão, pedagógica e professores, um trabalho forte em equipe com um planejamento feito e acompanhado por todos com certeza tem mais chances de dar certo.
Com a inserção de metodologias ativas podemos adotar o ensino híbrido, onde o aluno terá aulas de forma remota e outras presenciais, a sala de aula invertida que o aluno irá obter o conhecimento através de conteúdos disponibilizados pelo professor em plataformas on-line por exemplo, podendo ser em forma de vídeos, textos ou atividades. O uso dos jogos também é outra ferramenta muito interessante, pois os adolescentes se sentem desafiados e adoram uma competição. A solução de problemas também é uma metodologia ativa que aproxima muito os alunos da realidade, podendo inclusive eles mesmos buscarem em sua comunidade problemas para trabalharem com a proposta de uma solução. Pode-se iniciar com projetos pequenos por disciplinas e avançar para projetos interdisciplinares, com certeza aos poucos conseguiram transformar as aulas em sala, deixando-as mais atrativas e interessante para este público. 
Como sabemos a desigualdade de oportunidades está presente na vida destes adolescentes, muitos não terão possibilidades de seguir o que sonham para seu futuro. Para adolescentes pobres por exemplo, os mesmos têm a noção de que para mudarem suas vidas isso depende muito mais de seus esforços e da maneira com que conseguirão se relacionar com o outro. Já o adolescente com um padrão de vida mais estável as dúvidas também se fazem presente, pois a indefinição de qual profissão seguir os deixa aflitos com o futuro de suas vidas.
As Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio, nos mostram que a escola não pode resolver as desigualdades sociais sozinha, mas podem ampliar as condições para que haja a inclusão social, possibilitando aos alunos o acesso à ciência, as tecnologias, a cultura e o trabalho. Para isso deve ocorrer uma restruturação na escola, que deve estar atenta as mudanças na sociedade, muitas vezes ligada ao desenvolvimento tecnológico.
Então o projeto de vida desenvolvido na escola precisa considerar essas diversidades, essas mudanças, e para isso primeiramente deve-se conhecer a história de vida destes estudantes, considerando que os mesmos possuem experiências e vivências de vida que influenciam diretamente no seu comportamento e no jeito em que veem a vida, bem como da sua visão de futuro. 
Assim o projeto de vida pode auxiliar nesta fase tão conturbada para os adolescentes, com o auxílio e orientação dos professores, ele pode ajudar a determinar metas e guiar as escolhas destes adolescentes com mais certezas. Deve-se buscar a vivência de experiências que possam ajudar os estudantes nas suas decisões.
Uma das vantagens desta nova estrutura do ensino médio é a sua estrutura flexível na organização curricular. Com isso as propostas pedagógicas podem atender as especificidades locais e os diferentes interesses dos estudantes, estimulando sempre o protagonismo dos adolescentes na construção dos seus projetos de vida. 
Pensando em tudo isso e nos desafios enfrentados pelos professores iremos expor abaixo uma apresentação em slides falando sobre o projeto de vida, seus objetivos, apresentar as metodologias ativas como aliadas, bem como falar do papel professor neste processo.
3. APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE VIDA
	Capa / título 
	Apresentação do Projeto de Vida com uso das metodologias ativas. Colégio Estadual Clarice Lispector. 
	Objetivo
	· Apresentar conceitos sobre o projeto de vida bem como seus objetivos e importância.
· Orientar os professores na mediação da construção do projeto de vida dos estudantes do ensino médio. 
· Apresentar o conceito das metodologias ativas e como usá-las de aliada nesta construção do projeto de vida. 
· Mostrar o papel do professor e do aluno neste processo.
	Introdução
	O projeto de vida no ensino médio, uma proposta nova que vem desafiar o docente, vamos entender o que é e qual a sua importância para o futuro dos estudantes. O professor poderá elaborar seus planejamentos inserindo metodologias ativas. Vamos apresentar o conceito e como as metodologias ativas podem ser usadas na construção do projeto de vida dos estudantes. Vamos entender qual será o papel do professor e qual será o papel dos alunos neste processo com a inserção de metodologias mais ativas. 
	Principais aspectos sobre o Projeto de Vida
	É um componente curricular do novo Ensino Médio de acordo com a Lei 13.415/2017 e está contemplado na BNCC na competência de número 6 “Trabalho e Projeto de Vida”. Apresenta o Ensino Médio de forma integral que deve adotar um trabalho de construção do projeto de vida para a formação dos estudantes nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. Visa a formação teórica e prática, aproximando os alunos da realidade, facilitando assim suas decisões para o futuro.
Objetivos:
· Auxiliar na preparação dos estudantes para as tomadas de decisões sobre o futuro profissional e pessoal.
· Promover aos estudantes o Autoconhecimento
· Guiar na Reflexão de sua identidade como cidadão
· Ajudar o estudante entender o seu papel na sociedade onde vive
· Possibilitar a formação teórica e prática do estudante
	Papel do professor na mediação da construção do Projeto de Vida a partir das metodologias ativas
	Metodologias Ativas: São práticas inovadoras que trazem o aluno para o centro do processo de ensino-aprendizagem.
Algumas propostas interessantes para trabalhar as Metodologias Ativas no Projeto de Vida:
· Sala de Aula Invertida: Ensino Híbrido;
· Uso de Jogos – Com regras e objetivos claros;
· PBL – Solução de Problemas;
· O uso das Tecnologias em práticas pedagógicas.
O papel do professor neste processo:
· Mediador; 
· Incentivador; 
· Motivador;
· Guia do aluno para que alcance os objetivos traçados;
· Avaliador do desenvolvimento de todo o processo.
	Referências
	BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro PRODUÇÃO TEXTUAL de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.html. Acesso em: 01/09/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018, p. 461-468.
Imagem 1: Disponível em: https://blog.kuau.com.br/projeto-de-vida/projeto-de-vida-na-escola/. Acessado em 09/09/2021.
Imagem 2: Disponível em: https://www.moderna.com.br/hotsite/curso-em/o-professor-e-o-trabalho-com-projetos-no-novo-ensino-medio/. Acessado em 09/09/2021. 
MORAN, José. Metodologias ativas para realizar transformações progressivas e profundas no currículo. Aprendizagem Conectada. Governo do Mato Grosso. s.a. Disponível em: http://www.aprendizagemconectada.mt.gov.br/. Acesso em: 02/09/2021.
Projeto de Vida no novo Ensino médio: o que é e como implementar? Disponível em: https://blog.elevaplataforma.com.br/projeto-de-vida-no-novo-ensino-medio/.Acessado em 01/09/2021.
SILVA SANTOS, K.; BRAZ FERREIRA GONTIJO, S. Ensino Médio E Projeto De Vida: Possibilidades e Desafios. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 19 - 34, 2020. DOI: 10.36732/riep.v2i1.52. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/27. Acesso em: 02/09/2021.
Tudo sobre o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio. Disponível em: https://sae.digital/projeto-de-vida-no-novo-ensino-medio/ . Acessado em 02/09/2021.
Vídeo: Entrevista José Moran - Metodologias Ativas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O4icT4Z8m6Q. Acessado em 12/09/2021.
3.1 SLIDES DA APRESENTAÇÃO:
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluindo o trabalho deste semestre, é possível afirmar que o Projeto de Vida implantado no novo ensino médio vem com a proposta de auxiliar os adolescentes a estabelecerem metas para o futuro e com mais facilidade tomarem decisões que envolvam tanto o futuro profissional quanto pessoal. O Autoconhecimento é um dos objetivos deste Projeto de Vida, fazer o estudante refletir inclusive de qual o seu papel como cidadão em sua comunidade. Unir a teoria com a prática no processo de ensino-aprendizagem, visando uma formação mais baseada na realidade destes adolescentes é outro objetivo do Projeto de Vida.
Podemos afirmar que o uso das metodologias ativas vem como uma ferramenta que irá ajudar e muito o professor neste trabalho, pois o objetivo das metodologias ativas é dar autonomia aos alunos, trazendo os mesmos para centro do processo deixando-os como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Usar as metodologias ativas e como aliada as tecnologias, podemos dizer que terão resultados favoráveis, pois os estudantes estão habituados com as tecnologias no seu dia a dia, e isso fará com que as aulas se tornem mais descontraídas e interessantes, os mesmos irão se sentir mais estimulados a interagir em sala de aula.
Os professores com o uso de metodologias ativas têm um importante papel que é de mediador, motivador, estimulador e incentivador, sendo um guia do aluno neste processo de construção do Projeto de Vida, auxiliando o mesmo a ir em busca do conhecimento de forma mais autônoma pautado na realidade em que vive.
REFERÊNCIAS 
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro PRODUÇÃO TEXTUAL de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.html. Acesso em: 01/09/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018, p. 461-468.
MORAN, José. Metodologias ativas para realizar transformações progressivas e profundas no currículo. Aprendizagem Conectada. Governo do Mato Grosso. s.a. Disponível em: http://www.aprendizagemconectada.mt.gov.br/. Acesso em: 02/09/2021.
Projeto de Vida no novo Ensino médio: o que é e como implementar? Disponível em: https://blog.elevaplataforma.com.br/projeto-de-vida-no-novo-ensino-medio/. Acessado em 01/09/2021.
SILVA SANTOS, K.; BRAZ FERREIRA GONTIJO, S. ENSINO MÉDIO E PROJETO DE VIDA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 19 - 34, 2020. DOI: 10.36732/riep.v2i1.52. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/27. Acesso em: 02/09/2021.
Tudo sobre o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio. Disponível em: https://sae.digital/projeto-de-vida-no-novo-ensino-medio/ . Acessado em 02/09/2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2.
Vídeo: Entrevista José Moran - Metodologias Ativas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O4icT4Z8m6Q. Acessado em 12/09/2021.

Continue navegando