Buscar

contextualizada de metodologia

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA DE METODOLOGIA DE PESQUISA
Nome Completo: Everlin Emanuela Gonzaga da Silva
Matrícula: 01406714
Curso: Farmácia
A pesquisa científica tem como objetivo fundamental a contribuição para o aumento do conhecimento humano em todos os setores sendo sistematicamente planejado e executado segundo rigorosos critérios de processamento de informações. Segundo alguns pesquisadores conceituam a pesquisa científica, segundo ANDRADE (2003, p.121) “conjunto de procedimento sistemático, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos mediante a utilização de materiais científicos”. “Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas propostos (GIL, 1987, P.19).
A pesquisa científica pode ser feia através dos métodos dedutivos e indutivos. O dedutivo como o próprio nome diz se utiliza da dedução, raciocínio lógico para chegara uma conclusão verdadeira. Partindo de premissas verdadeiras e estruturadas de maneira lógica e racional, analisando hipóteses anteriores que já foram testadas, denominadas de axônios, para chegar a teorias denominadas de teoremas, também conhecidas como hipotético-dedutivo.
O ponto de partida do método dedutivo é a premissa maior, que são hipóteses já comprovadas cientificamente. A partir disso são elaboradas novas hipóteses para confirmar a primeira. Essas novas hipóteses são chamadas de premissa menor.
No método indutivo se utiliza da indução para resolver etapas do processo. Utilizando de experimentos estabelece a ideia diretriz que fornece o termo mideo, sujeito da premissa maior, do argumento experimental que não é fruto de dedução. No método indutivo possibilita a extensão do conhecimento, sendo um método criativo e imaginoso. A conclusão obtida para o método indutivo corresponde a uma verdade não contida nas premissas consolidadas.
Ainda podemos adicionar na pesquisa científica citação que pode ser diretas e indiretas. Na direta é aquela onde prescrevemos fielmente o texto do autor escolhido, sem mudar uma palavra, o texto deve ser apresentado obrigatoriamente entre aspas duplas. Caso ultrapasse três linhas completas deve der recuada 4cm e com a fonte menor que o texto do trabalho, ao final da citação entre parênteses deve ser colocado o sobrenome do autor, o ano que a obra foi publicada e a página de onde foi retirado, separados por vírgula como por exemplo: “A lei do amor é fácil de entender nas demais cidades pois é simples a sua determinação, aqui porém ela é complexa” (PLATÃO, 1972, P.22).
Já na citação indireta descrevemos com nossas próprias palavras o que se entendeu do texto escolhido, sem tanta regra de transcrição como na direta. Não se usa aspas duplas. O texto é reescrito mais o sentido dele é mantido, informando o último nome do autor, data de publicação da obra e a página do livro de onde foi retirado o texto, como no exemplo: segundo PLATÂO (1972,p.20) diz que o amor é dos Deuses o mais antigo, o mais honrado e o mais poderoso para a felicidade, tanto em sua vida como após a sua morte.
 Bibliografia
1 CITA��O. Disponível em: <https://bu.ufsc.br/design/Citacao.html>. Acesso em: 27 ago. 2022.
BORGES, D. Método Dedutivo: O que é, conceito, principais características e exemplo. Disponível em: <https://conhecimentocientifico.com/metodo-dedutivo/>. Acesso em: 27 ago. 2022.
BRASIL, E. M. Educa Mais Brasil - Bolsas de Estudo de até 70% para Faculdades – Graduação e Pós-graduação. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/citacao-direta-e-indireta>. Acesso em: 27 ago. 2022.
CIENT&IACUTE, M. Método Dedutivo x Método IndutivoMetodologia Científica, 21 jun. 2019. Disponível em: <https://www.metodologiacientifica.org/metodos-de-abordagem/metodo-dedutivo-e-metodo-indutivo>. Acesso em: 27 ago. 2022
FERNANDA, M. Conheça a importância da pesquisa científica para a sociedade. Disponível em: <https://unileao.edu.br/blog/importancia-da-pesquisa-cientifica/>. Acesso em: 27 ago. 2022.
MAURICIO, B. Disponível em: <https://mba.eci.ufmg.br/downloads/metodologia.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2022.
No title. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjUvpzqiuX5AhUyJrkGHaDJARUQFnoECAgQAQ&url=https%3A%2F%2Fdocs.ufpr.br%2F~nilce%2Fmetodolog.%2520pesquisa%2520cientifica.doc&usg=AOvVaw2FSM85jtjMFHmM0zUSUtDh>. Acesso em: 27 ago. 2022.
Сitação direta e indireta nas normas da ABNT: como fazer uma referência longa e curta. Disponível em: <https://mystudybay.com.br/citacao-direta-e-indireta/?ref=1d10f08780852c55>. Acesso em: 27 ago. 2022.

Continue navegando