Buscar

A Resolução n 267 do Conselho Nacional de Trânsito (2008) prevê que os traços de personalidade devem ser avaliados em condutores, mas não estabelece critérios que possibilitem dizer quando um candidat

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE – AVA
CURSO: 
PROFESSOR(A): Sandra L. Haerter Armoa
( ) ESPECIALISTA	 ( ) MESTRE	 ( x ) DOUTOR
Aula 08
A Resolução nº 267 do Conselho Nacional de Trânsito (2008) prevê que os traços de personalidade devem ser avaliados em condutores, mas não estabelece critérios que possibilitem dizer quando um candidato está apto ou inapto. Apresente características de personalidade que podem ser prejudiciais ao trânsito de acordo com o conhecimento da Psicologia, cite pelo menos 3.
Diferentes autores têm apontado algumas características da personalidade que se relacionam com comportamentos prejudiciais no trânsito. Uma das vertentes é de Fernandez Seara (1978) que em seus estudos aponta a relação entre acidentes e características da personalidade como instabilidade, extroversão, baixa adaptação e baixa inteligência. Em outra vertente, Smith e Kinkham (1981) abordaram a relação entre a violação de normas do trânsito e acidentes com traços da personalidade como extroversão e neuroticismo (Neuroticismo é um termo que indica indivíduos que, no longo prazo, possuem uma maior tendência a um estado emocional negativo). Os fatores ligados a emoção também estão ligados a propensão a acidentes. Dentre as condições emocionais mais relacionadas aos acidentes pode-se mencionar: raiva, estresse, ansiedade, agressividade, angústia, entre outros, sendo que, muitas destas estão associadas à personalidade (TREAT, et al., 1977).

Outros materiais