Buscar

Adg3 - Fisiopatologia e Farmacoterapia dos Processos Inflamatórios, Sistemas Endócrino e Digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adg3 - Fisiopatologia e Farmacoterapia dos Processos Inflamatórios, Sistemas Endócrino e Digestório
1)O pâncreas é considerado uma glândula mista, pois possui uma porção endócrina e uma porção exócrina. A porção exócrina é responsável por produzir o suco pancreático, é uma glândula acinosa composta. O pâncreas é revestido externamente por uma cápsula de tecido conjuntivo denso, que envia septos para o seu interior e divide em lóbulos, contendo vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Cada ácino pancreático é formado por células piramidais com núcleos arredondados localizados na base da célula (UNIFAL, 2022).
Assinale a alternativa correta que descreve o que a porção endócrina produz:
Alternativas:
· a)insulina e estrogênio.
· b)ocitocina e vasopressina.
· c)glucagon e insulina.
· d)vasopressina e glucagon.
· e)ocitocina e insulina.
2)Os hipoglicemiantes orais são medicamentos que, por diferentes formas, dependendo de sua classe, provocam diminuição da glicemia plasmática (nível de açúcar do sangue). São largamente utilizados no tratamento do Diabetes Tipo 2. Permitem seu controle e evitam complicações inerentes à doença. A insulina é o hormônio responsável pela redução da glicemia, promovendo o ingresso de glicose nas células. Esta é também essencial no consumo de carboidratos, na síntese de proteínas e no armazenamento delipídios (gorduras). Sua forma sintética é imprescindível no tratamento da Diabetes Tipo 1, ou mesmo na Tipo 2, quando esta é resistente a hipoglicemiantes orais (De FRANÇA, 2019).
Sobre hipoglicemiantes orais e insulina, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
 
(   ) No cuidado com o preparo e associação de insulinas, deve-se aspirar primeiro a insulina de ação rápida ou ultrarrápida, que tem aspecto límpido e transparente; em seguida, aspirar a insulina de ação intermediária (NPH) que tem aspecto turvo, leitoso.
(   ) Os hipoglicemiantes orais são derivados da insulina, mostram-se ineficientes no tratamento de diabetes em adultos.
(   ) Os hipoglicemiantes orais têm efeito satisfatório em jovens ou na vigência de quadro infeccioso.
(   ) Preferencialmente, guardar o frasco de insulina em +2 a +8 oC.
(   ) O tempo de ação da insulina intermediária no organismo é: início 60 a 120 minutos; pico 5 a 7 horas; e duração de 13 a 18 horas.
Alternativas:
· a)V - F - F - V - V.
· b)V - F - V - F - V.
· c)F - V - F - V - F.
· d)V - V - V - F - F.
· e)F - F - F - V - V.
3)É uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que caracteriza o Tipo 1 de diabetes, que concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença. O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue (SBD, 2019).
Assinale a alternativa correta que descreve os sinais e sintomas da Diabete Melito tipo 1:
Alternativas:
· a)polidipsia, polifagia, poliúria e aumento ponderal.
· b)poliúria, polidipsia, polifagia e perda ponderal.
· c)adipsia, poliúria, polifagia, aumento ponderal.
· d)poliúria, adipsia, hiperfagia, perda ponderal.
· e)hiperfagia, polidipsia, polifagia, aumento ponderal.
4)A tireoide é produtora dos hormônios tireoidianos que são responsáveis pelo controle de diversas funções do metabolismo dos órgãos do corpo humano. Sua atividade, isto é, a produção e a liberação dos hormônios, é controlada pela hipófise, através de uma substância conhecido como TSH, hormônio estimulante da tireoide.
Responsáveis por regular o gasto energético e a temperatura corporal, esses hormônios atuam no funcionamento do fígado, dos rins, do coração e do cérebro. Isso permite que seu funcionamento interfira diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças, no peso, no humor, na memória, no ciclo menstrual e na fertilidade (SOUSA, 2021).
Como qualquer hormônio, a deficiência de tiroxina e triiodotironina provoca diversos problemas no organismo. Tomando como o nome da doença ocasionada pela baixa produção de hormônios tireoidianos e alguns de seus sintomas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 (   ) O hipertireoidismo é causado pela baixa produção de hormônios da tireoide e caracteriza-se por deixar o paciente agitado e com pressão sanguínea alta.
(   ) O hipertireoidismo é causado por um aumento dos hormônios da tireoide e caracteriza-se por deixar o paciente magro e agitado.
(  ) O hipotireoidismo é causado por uma deficiência na produção de hormônios tireoidianos e caracteriza-se por deixar o paciente apático, com sonolência e acima do peso.
(   ) O hipotireoidismo é causado por uma baixa produção nos hormônios T3 e T4 e caracteriza-se por deixar o paciente magro e agitado.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas:
· a)V - V - F - V.
· b)V - F - F - F.
· c)F - V - F - V.
· d)F - V - V - F.
· e)V - F- F - V.

Continue navegando