Buscar

Como a Geografia se tornou a ciência que conhecemos atualmente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é a Geografia? Essa é uma questão que atravessa séculos, com diferentes pontos de vista. Um especialista chegou até a dizer (com um visível exagero) que existem tantas geografias quantos geógrafos. Ater-se rigidamente a uma definição ou delimitação (pois toda definição delimita, cerca, estabelece limites) na maioria das vezes até mesmo atrapalha o avanço do conhecimento. Mas, implícita ou explicitamente, essa questão do que é a Geografia emerge dos trabalhos geográficos, e podemos mesmo dizer que ela se atualiza constantemente. Todo novo estudo, desde que seja inovador, toda nova abordagem contribui para essa permanente redefinição do(s) objeto(s) de estudos. É por isso que se afirmou que a Geografia é, ao mesmo tempo, uma tradição, um corpo de conhecimentos e métodos, e também um vir-a-ser, um processo que encerra uma certa indeterminação e que se redefine com as novas pesquisas. A Geografia pode ser algo num determinado contexto, numa época, num lugar, numa corrente de pensamento e outra coisa (relativamente) diferente num outro contexto.
Fonte: VESENTINI, J. W. Definições/comentários sobre a Geografia. Disponível em: < http://www.geocritica.com.br/texto05.htm >. Acesso em: 10 jan. 2019.
É possível perceber, a partir desta leitura, que o excerto trata do desenvolvimento da Geografia enquanto ciência. Sendo assim, participe do fórum, comentando sobre como a Geografia se tornou a ciência que conhecemos atualmente.
Atividade A1
A Geografia enquanto ciência no sentido Moderno surge somente no século XIX. Na Antiguidade a Geografia desenvolve-se com os gregos. No Feudalismo grande parte de seus estudos estarão influenciados pelo conhecimento Teológico. Na Idade Moderna a Geografia se constitui Ciência com embates das “Escolas” alemã e francesa. Na contemporaneidade aparecem diversas “Correntes Geográficas” e o espaço geográfico torna-se o objeto de estudo da Geografia. Compreender a geografia como forma de conhecimento está presente na ciência, arte, filosofia e religião, mas quanto à ideia de ciência moderna, ela é uma ciência.
Logo Moreira afirma que a geografia é uma ciência social: 
“Tendo por objeto uma categoria de caráter social, o caráter científico da geografia fica determinado pelo caráter de seu objeto. Ora, o espaço é essencialmente um ente social”.[footnoteRef:1] [1: MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2007, p. 64.] 
Se a geografia é uma ciência social, ou se é uma filosofia das técnicas, se seu objetivo é estudar os processos espaciais, e se isso se dará pela transformação meio-homem, homem-homem ou pela materialização da técnica no espaço, observa-se que o ponto de partida é o espaço, este evoca as relações sociais que nele se processam, o que nos dá indicativos de que não há geografia sem estudo da sociedade no espaço geográfico.
Sendo assim, no tocante à geografia ser ciência ou arte, podemos afirmar que o saber geográfico é construído nos quatro pilares do conhecimento: ciência, arte, filosofia e religião, o que responde parcialmente à pergunta, de modo a ir além do próprio questionamento. Contudo, a geografia como saber acadêmico, é fundamentada em um método e metodologias específicas, e deve ser entendida como ciência.

Continue navegando