Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE BIOFISICA

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE BIOFISICA
CURSO: ENFERMAGEM
MATRICULA: 01427896
ALUNA: IARA SOUZA DE ARAÚJO
De acordo com minhas pesquisas, Um microrganismo normalmente encontrado no trato digestivo de humanos e no solo já pode ser desenvolvido em laboratório. É o primeiro caso na história da biologia de uma bactéria com DNA 100% sintético. A inovação foi apresentada por cientistas da Universidade de Cambridge e o estudo publicado pela revista científica Nature. A bactéria criada é chamada Syn61 (síntese 61), e foi no Laboratório de Biologia Molecular, no Reino Unido que eles conseguiram reconstruir e sintetizar, todo o DNA da bactéria Escherichia coli, que habita o intestino humano e que graças a essa reconstrução ganhou um novo "design" genético. Pode-se dizer que foi um grande passo no campo da biologia sintética e pode ajudar em avanços que vão desde tratamentos de doenças genéticas até ações de combate à poluição no mundo.
Segundo a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, a publicação inicia um vasto caminho para diversas inovações. Brondani, que é doutora em biologia molecular, afirma: "A biologia moderna lança mão de conceitos e recursos tecnológicos desenvolvidos ao longo das últimas décadas e está cada vez mais interligada a outras áreas, a exemplo da química, da física, da engenharia e até da informática". Por conta dessa interdisciplinaridade, a executiva antecipa que a descoberta terá impacto na área da saúde. "Atualmente a medicina já se beneficia de versões geneticamente modificadas da bactéria E. coli para a produção de insulina para diabetes e medicamentos para o tratamento de câncer e esclerose múltipla, por exemplo".
O DNA funciona como um "manual" que orienta a sintetização de proteínas pelos organismos vivo. É, portanto, o material genético que comanda todas as funções das células e seu crescimento. Em vez de apenas copiar esse manual e seguir as ordens tal como apareciam para produzir uma versão idêntica da bactéria Escherichia coli, os cientistas editaram o DNA, suprimindo partes consideradas redundantes.
De acordo com o conteúdo estudado na matéria Biofísica no DNA, estão reproduzidas todas as características de um ser vivo o qual são únicas em cada indivíduo,é através deste ácido nucleico que é possível realizar testes que detectam a paternidade, doenças antes de se manifestarem, descobrir a identidade de pessoas e contribuir para solucionar crimes. Além disso, a ciência consegue também controlar a síntese do DNA de algumas substâncias usando técnicas de engenharia genética. Nesse sentido, hoje é possível colocar genes de uma célula em outra através da técnica do DNA recombinante e a partir daí produzir transgênicos, vacinas e medicamentos. 
Portanto, compreender o DNA, bem como sua estrutura, nos permite entender os processos que garantem a transferência de informação genética entre os indivíduos e demais seres vivos.
REFERÊNCIAS;
https://www.whow.com.br/comportamento/cientistas-bacteria-sintetica. Acessado em 18 de Setembro de 2022.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecnologia/noticia/2019/05/cientistas-" criam-primeiro-organismo-vivo-do-mundo-com-dna-totalmente-sintetico cjvpsg9wy04jx01pei7thsmlv.html, Acessado em 18 de Setembro de 2022.
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2019/05/22/ interna-brasil.756492/ciencia-cria-primeiro-ser-100-editado-e sintetico.shtml. Acessado em 18 de Setembro de 2022.

Continue navegando