Buscar

Adg1 - Brincadeiras e E-games

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

)
[...] a brincadeira está associada a ação livre e espontânea da criança. Enquanto no jogo o primeiro elemento característico que aparece é a regra, na brincadeira é a imaginação.
O aspecto mais libertário da brincadeira estimula a imaginação e deixa que a criança exponha seus raciocínios, pensamentos e ideias. Ou seja, ela se mostra para o mundo ao mesmo tempo que se autodescobre.
[...] Para você entender melhor, também há regras na brincadeira, mas elas são flexíveis e mutáveis. Enquanto os jogos já trazem consigo regras predeterminadas, que os participantes podem modificar ou não, as regras das brincadeiras não são preestabelecidas, pois são criadas assim que cada brincadeira se inicia. Se um grupo de crianças, por exemplo, se reúne para brincar de escolinha, as regras de quem será o professor, o aluno, as condutas que deverão ter nessa sala de aula etc. serão decididas assim que a brincadeira começar.
 
 
De acordo com o texto, assinale V para verdadeiro e F para falso:
 
( ) As brincadeiras são espontâneas e livres e a imaginação da criança é o que a caracteriza o brincar.
( ) As brincadeiras devem ter regras predeterminadas, ou seja, estabelecidas antes do seu início.
( ) Brincadeiras e jogos possuem as mesmas características, sendo sinônimos.
( ) As brincadeiras possibilitam a criança expor seus raciocínios, pensamentos e ideias, além de estimular a imaginação.
Agora, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
V – F – V – F
b)
V – F – F – V
Alternativa assinalada
c)
F – V – V – F
d)
F – F – V – V
e)
V – V – V – V
2)
Carla é professora de educação física da educação infantil. A atividade que ela vai realizar com a sua turma hoje consiste em formar uma roda com todas as crianças e cantar várias músicas infantis solicitando que as crianças imitem seus gestos e sigam seus comandos. Essa atividade tem como objetivo desenvolver o ritmo, explorar o espaço, proporcionar o vínculo com outras crianças e desenvolver habilidades motoras por meio do movimento.
A situação descrita trata de qual tipo de brincadeira:
Alternativas:
a)
De faz-de-conta
b)
De imitação
c)
De perseguição
d)
Tradicional
e)
Cantada
Alternativa assinalada
3)
Para entendermos a importância da brincadeira no processo ensino-aprendizagem, antes de mais nada, precisamos compreender os possíveis significados da brincadeira para a criança. BROUGÈRE (1997) é um autor que nos ajuda a entender essa questão, ao configurar a brincadeira como um espaço cultural criado intencionalmente pelas crianças e que exige uma aprendizagem social e uma convecção aceita por todos. Não nasce do nada, mas daquilo que a criança é colocada em confronto. Assim, ela manipula as imagens e os símbolos que são culturalmente criados por determinada sociedade e dá diferentes sentidos, reestrutura-os, reconta-os, imagina-os de diversas formas, dar-lhes o seu próprio significado, podendo neste movimento imaginário reproduzir muitas destas simbologias ou tentar libertar-se desta influência.
Sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Por meio das brincadeiras a criança é capaz de se expressar e se posicionar no meio em que vive, permitindo a demonstração de seus sentimentos, medos, curiosidades, interesses e necessidades.
Alternativa assinalada
b)
A brincadeira retira a criança de seu momento lúdico, fazendo com ela se prepare para a vida adulta ao brincar de brincadeiras que imitam atividades de adultos, desenvolvendo a noção de responsabilidade.
c)
A brincadeira influencia somente no desenvolvimento cognitivo da criança, fazendo com que ela desenvolva o raciocínio, a lógica, a memória, que são elementos que utilizarão para a vida adulta.
d)
Devido a existência de regras a serem seguidas, a brincadeira não permite uma ação espontânea da criança, fazendo com que ela aprenda a ser responsável e organizada por meio da ludicidade.
e)
A brincadeira proporciona somente o desenvolvimento social em que a criança consegue se expressar socialmente perante outras crianças e se desenvolver em atividades em grupo.
4)
O brinquedo pode apresentar um significado lúdico para a criança ou servir de recurso pedagógico. Diante disso, observe as duas situações:
I. Marcos está brincando com a bola livre e espontaneamente.
II. João está realizando atividades com bola para desenvolver a lateralidade.
As duas situações trazem o mesmo elemento, a bola. No entanto, apresentam objetivos diferentes.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Na situação I, a bola é um recurso lúdico, e na situação II, a bola é um recurso para a ação pedagógica.
Alternativa assinalada
b)
Na situação I, a bola é um recurso para a ação pedagógica, e na situação II, a bola é um recurso lúdico
c)
Nas duas situações (I e II), a bola representa um recurso lúdico.
d)
Nas duas situações (I e II), a bola representa um recurso para ação pedagógica.
e)
Não é possível definir o objetivo da bola nessas duas situações expostas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais