Buscar

Trabalho 01

Prévia do material em texto

Marcello Felipe de Moura Santos – 12011EMC043
Tarefa 1
Pesquise o efeito de sete elementos de liga que podem estar presentes nos aços.
Os aços são ligas metálicas constituídas primordialmente por ferro e carbono, que já possuem boas propriedades mecânicas intrínsecas. Estes se diferenciam entre si por além de suas formas, tamanhos e uniformidade dos grãos, por sua composição química, que pode ser alterada em função de sua finalidade de uso com a adição de certos elementos de liga que modificam determinadas propriedades. Alguns dos mais comuns são:
O níquel (Ni) está ligado ao refinamento do grão e à velocidade de transformação na estrutura do aço, diminuindo-a. Sua adição também influência no aumento da resistência à corrosão em aços inoxidáveis, além do aumento da resistência à tração e do aumento da ductilidade. O cromo (Cr) é um elemento usando principalmente em favor de certos tipos de estruturas, por proporcionar o aumento da temperabilidade do aço, a resistência altas às altas temperaturas, oxidação, corrosão, além da resistência ao escoamento.
O vanádio (V) proporciona o aumento da temperabilidade, da tenacidade à fratura e da resistência à choques. Em altas temperatura, ajuda no amolecimento e na resistência ao desgaste, à fadiga e à abrasão. Em certa proporção, pode aumentar a tendência de causar maior fragilidade. A adição do silício (S) ajuda no aumento da dureza e da resistência à oxidação em altas temperaturas, além de melhorar a temperabilidade e a resistência à tração. Também auxilia no processo de desoxidação, grafítica e no aumento da fluidez.
O manganês (Mn) é considerado por alguns como o segundo elemento mais importante depois do carbono, por causar grande influência na resistência mecânica, ductilidade e temperabilidade, aumentando-as. Mas, em altas concentrações, causa maior fragilidade e reduz a soldabilidade. Também é responsável por diminuir a velocidade de resfriamento. O fósforo (P) é considerado uma impureza prejudicial à qualidade do aço para determinados usos, mas que em aços endurecidos, faz a fragilidade aumentar, enquanto que em aços de baixa liga de alta resistência melhora a resistência mecânica e à corrosão.
O tungstênio (W) é usado principalmente na produção de componentes de corte, já que se torna duro o suficiente para este propósito após sofrer tratamento térmico em altas temperaturas. Também proporciona aumento da resistência à tração e da temperabilidade.
Tarefa 2
Calcule as quantidades das fases e dos constituintes do aço ABNT1030 (0,30 % de C - Hipoeutetóide) e do aço ABNT1095 (0,95 % de C - Hipereutetóide), quando resfriados lentamente a partir da austenitização.
· Quantidade de fases do aço ABNT 1030:
· Quantidade dos constituintes do aço ABNT 1030:
· Quantidade de fases do aço ABNT 1095:
· Quantidade dos constituintes do aço ABNT 1095:

Continue navegando