Buscar

teoria das relaçoes internacionais apol 1 tentativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"#
CURSO: BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - DISTÂNCIA
AVALIAÇÃO » NOVO
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
PROTOCOLO: 2021092036336214683A83&
Disciplina(s):
Teoria das Relações Internacionais
 21:31
Questão 1/10 - Teoria das Relações Internacionais
“Esta vertente do liberalismo se baseia na afirmação de que democracias liberais são mais pacíficas e cumpridoras da lei do que outros sistemas políticos. Para essa corrente, as democracias não lutam umas contra as outras. Como há muitas democracias no sistema internacional, a 
consequência é um mundo pacífico formado por cooperação em detrimento do conflito.” (Adaptado).
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 50.
A qual corrente do liberalismo se refere a citação acima?
Nota: 0.0
A Sociológico
B Econômico
C Cultural
D Republicano
E Interdependência complexa
Questão 2/10 - Teoria das Relações Internacionais
“A evolução da teoria de relações internacionais é marcada por grandes debates fundadores da disciplina, que demonstram o enfrentamento entre teorias dominantes, que passam a entrar em degeneração e programas emergentes, que são progressivos. À medida que as teorias 
predominantes não mais conseguem explicar o cenário internacional, conforme destacou Lakatos, elas são substituídas por novos paradigmas, que melhor se adequam às mudanças na realidade internacional e com maior capacidade de predição”. (Adaptado).
Sobre os grandes Debates das Relações Internacionais, avalie as afirmativas abaixo: 
I) O segundo “Grande Debate” ocorreu no final dos anos 1950 em um cenário de desconfiança em relação à metodologia adotada pelas teorias de relações internacionais. O conteúdo deste debate esteve relacionado à metodologia em relações internacionais, opondo behavioristas a 
tradicionalistas.
II) O terceiro debate ocorreu no decorrer dos anos 1970 e colocou em oposição os paradigmas, pós-positivas, que defendiam que existe apenas uma verdade nas RI e positivas, que sustentam a visão de múltiplas explicações para o mesmo fenômeno. 
III) O quarto debate enfrenta as teorias neorrealista e neoliberal, que são pensamentos completamente distintos das teorias clássicas realismo e liberalismo.
IV) O marxismo nunca foi envolvido em nenhum debate das Relações Internacionais, pois é uma teoria sociológica e econômica que não explica as RI e nunca foi adaptada para tal fim.
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 1), p. 24.
São corretas:
Nota: 0.0
A Apenas a afirmativa I
B Apenas as afirmativas II e III
C Apenas a afirmativa II e IV
D Apenas as afirmativas I e IV
E Apenas a afirmativa III
Questão 3/10 - Teoria das Relações Internacionais
Enquanto a primeira teoria tinha uma crença de que os seres humanos eram bons por natureza e tendiam à cooperação, a segunda teoria concebia o indivíduo como um agente egoísta, o que levava os Estados a defenderem seus interesses nacionais, que divergiam dos demais, o 
que promovia um estado de constante conflito. Assim, para a primeira abordagem a paz era um caminho possível, enquanto para a segunda abordagem não havia fuga para o cenário de guerra, que era permanente. (Adaptado).
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 1), p. 25.
Qual são a primeira e a segunda teorias referidas acima? Assinale a alternativa que as apresentam respectivamente em ordem.
Nota: 0.0
A Neorrealismo e Neoliberalismo
B Liberalismo e Realismo
C Marxismo e Realismo
D Liberalismo e Interdependência complexa
E Construtivismo e Escola Inglesa
Questão 4/10 - Teoria das Relações Internacionais
Smith é visto como o pai da Economia Moderna, inaugurando o liberalismo econômico. Segundo o autor, “uma sociedade livre tem a capacidade de transformar vícios individuais, como a cobiça, a ganância e a ambição, em virtudes públicas”.
Fonte: SMITH, A. A Riqueza das Nações. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p.21.
Avalie as afirmativas abaixo a respeito do pensamento do autor liberal Adam Smith:
I) Smith não sofreu influência do pensamento iluminista, sendo um grande defensor do mercantilismo e da intervenção do Estado na economia, por meio de práticas nacionalistas e protecionistas.
II) Para Smith, a livre concorrência deve prevalecer na economia, pois esta é conduzida por uma “mão invisível”. Esta é a essência do liberalismo econômico: uma economia regida por leis naturais.
III) Smith defende que a economia é melhor organizada pelo Estado, pois sozinho o mercado não consegue garantir o equilíbrio entre oferta e demanda.
IV) De acordo com o Smith, o Estado deve adotar medidas de proteção ao mercado nacional, por meio de tributos à importação, ou seja, o autor não defende o comércio totalmente livre.
São corretas:
Nota: 10.0
A Apenas as afirmativas I, III e IV
B Apenas as afirmativas II e III
C Apenas as afirmativas I, II e IV
D Apenas a afirmativa II
E Apenas a afirmativa III
Questão 5/10 - Teoria das Relações Internacionais
“Permeados por uma perspectiva otimista, os liberais acreditam no progresso contínuo e inevitável das sociedades humanas. Nas Relações Internacionias essa teoria se assentou na mesma ideia de otimismo e de progresso constante, baseada em princípios pacíficos”.
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 44.
Assinale abaixo o item que contém corretamente três pressupostos centrais do liberalismo nas Relações Internacionais:
Nota: 10.0
A Livre comércio, balança de poder e acordos secretos
B Democracia, instituições internacionais e conflito constante
C Livre comércio, conflito constante e instituições internacionais
D Instituições internacionais, livre comércio e democracia
E Democracia, acordos secretos e conflito constante
Questão 6/10 - Teoria das Relações Internacionais
“A teoria Imperalista de Lenin não se restringia à investigação do processo de acumulação capitalista a nível global, mas representava uma legítima teoria da política internacional, que objetivava explicar o comportamento dos Estados na política externa”. (Adaptado).
Sobre a teoria do Imperialismo de Lenin, avalie as afirmativas abaixo: 
I) Lenin define Imperialismo como a fase superior do capitalismo, na qual ocorre o movimento de expansão do capital monopolista e de internacionalização das relações de produção capitalista, em que impera o conflito e a disputa constante entre os países.
II) O Imperialismo não é apenas a fase superior do capitalismo, onde ele está mais acirrado, mas sua última fase, pois para o autor a revolução socialista eliminará o capitalismo. 
III) Para Lenin as ideologias nacionalistas, ao contrário do que defendiam Marx e Engels, se fortalecem com a expansão do capital. Assim a classe trabalhadora não se opõe a burguesia, mas se vincula a ela, lutando como soldados em seus conflitos, para a proteção de seus 
Estados nacionais, o que explica a dificuldade de aproximação do proletariado a nível internacional. À medida que a classe trabalhadora se defrontava com os horrores da guerra, ela passaria a combater o real inimigo, que é o capitalismo.
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
A Apenas I e II
B Apenas II e III
C Apenas I, II e III
D Apenas I e III
E Apenas II
Questão 7/10 - Teoria das Relações Internacionais
O primeiro grande debate das Relações Internacionais(RI) se deu durante a década de 1930, colocando em posições opostas duas correntes importantes das RI. Ambas as teorias partiam do pressuposto de que os Estados eram os únicos atores das relações internacionais e que 
eram agentes racionais. Contudo, discordavam em torno da natureza desses atores e de seu comportamento (Adaptado).
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 1), p. 25.
Com base na citação acima e no conhecimento aprendido na primeira aula da disciplina, entre quais teorias se deu o primeiro grande debate das Relações Internacionais?
Nota: 0.0
A Realismo e marxismo
B Realismo e liberalismo
C Liberalismo e marxismo
D Liberalismo e Escola Inglesa
E Construtivismo e marxismo
Questão 8/10 - Teoria das Relações Internacionais
Esse autor é um dos mais importantes no campo das Relações Internacionais. Ele propôs uma reformulação teórica do realismo, a partir dos desdobramentos da Guerra Fria, o neorrealismo. Para esse autor, as relações internacionais são formadas por frações de governos e de 
comunidades que atuam em um sistema anárquico. As teorias sistêmicas, para esse autor, são as ideais para explicar o sistema internacional (Adaptado).
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 7), p.165.
A qual autor se refere a citação acima?
Nota: 10.0
A Hobbes
B Locke
C Maquiavel
D Kant
E Waltz
Questão 9/10 - Teoria das Relações Internacionais
O liberalismo clássico foi duramente criticado por seu aspecto idealista, utópico e não real das relações internacionais, mas mesmo com este caráter ideal já apresentava uma importante característica das relações internacionais, as organizações internacionais. Depois das críticas 
recebidas, o liberalismo se dividiu em quatro correntes que buscaram aprimorar a teoria. (Adaptado).
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 47.
Quais são essas quatro correntes nas quais se dividiu o liberalismo após a segunda guerra mundial?
Nota: 0.0
A Sociológico, republicano, institucional e da interdependência
B Sociológico, econômico, cultural e da interdependência
C Cultural, institucional, republicano e funcionalista
D Econômico, cultural, republicano e sociológico
E Cultural, sociológico, republicano e institucional
Questão 10/10 - Teoria das Relações Internacionais
“Esta corrente liberal retoma a importância e efeitos benéficos das instituições internacionais, sendo menos otimistas que os liberais clássicos sobre a Liga das Nações. Segundo essa visão, além de cooperarem para a integração, as instituições são importantes ferramentas para 
reduzir os efeitos desestabilizadores da anarquia pois compensam a falta de confiança entre os Estados, permitem o fluxo de informações, reduzem o medo mútuo entre os Estados e são foros para discussões e negociações entre os Estados”. (Adaptado). 
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 49.
A qual corrente do liberalismo se refere a citação acima?
Nota: 10.0
A Sociológico
B Econômico
C Cultural
D Institucional
E Republicano
A corrente do liberalismo republicano defende que as democracias são pacíficas, ou seja, quanto mais democracias há no cenário internacional, menor a chance do conflito. A multiplicidade de teorias atualmente promove um cenário mais propenso à cooperação.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 50.
'
A primeira afirmativa está correta, pois o Segundo debate tratou da metodologia das RI, colocando a visão tradicionalista contra a behaviorista. A segunda afirmativa é errada, pois foi o quarto debate não o terceiro que opôs positivas, que são os que na verdade
defendem a ideia de uma única verdade e os pós-positivistas, que argumentam sobre múltiplas verdades para o fenômeno. A terceira assertiva está errada, pois o quarto debate coloca neorrealistas contra neoliberais, mas essas duas teorias têm pontos em comum
com as teorias originais, liberalismo e realismo. O marxismo participou do terceiro debate, adaptado para as teorias da dependência e do sistema mundo moderno, que são teorias neomarxistas e explicavam as RI pela perspectiva da dominação.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 1), p. 25 a 29.
'
A primeira perspectiva que entende as RI como um espaço de paz e cooperação entre os Estados é o liberalismo. Por sua vez, o realismo é a segunda visão, que verifica os Estados como egoístas, em busca de seus interesses nacionais, tendendo sempre ao
conflito.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 1), p. 25.
'
Você acertou!
A primeira afirmativa é falsa, pois Smith foi influenciado por pelos iluministas. Além disso, para ele, o Estado não deve intervir na economia, porque, segundo ele, sua interferência prejudica o funcionamento do mercado. A segunda afirmativa é a correta, pois Smith
defendia que a mão invisível, ou seja, o funcionamento natural do mercado promoveria um equilíbrio na economia. A terceira afirmativa está equivocada, porque para Smith o Estado não organiza melhor a sociedade, pois é o mercado que regula sozinho a
economia de modo mais adequado. A alternativa quatro é errada pois para o autor o Estado não deve participar da economia mediante tributos.
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 42-43.
'
Você acertou!
A afirmativa correta é a D, pois para o liberalismo, o livre comércio, a democracia e as instituições internacionais são a maneira de evitar eventuais conflitos no sistema internacional. A balança de poder, os acordos secretos e o conflito constante são pressupostos
do realismo e não do liberalismo.
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 44.
 
'
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 4), p. 94.
A primeira afirmativa é correta, pois Lenin considera o imperialismo como a última etapa do capitalismo, quando o capitalismo atinge sua potência máxima, promovendo guerras entre imperialistas. A segunda afirmativa é verdadeira, pois o imperialismo é para Lenin
a etapa final do capitalismo, que será eliminado. A terceira afirmativa é verdadeira também, porque para Lenin os trabalhadores se unem à burguesia por causa da ideologia nacionalista em vez de lutar contra ela. Quando percebem que o real inimigo é o
capitalismo, passam a combatê-lo.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 4), p. 95-96.
'
O primeiro grande debate das RI se deu entre a teoria que predominou no entre-guerras, o liberalismo ou idealismo e a nova teoria que surge com força após a segunda guerra, o realismo. Essas teorias eram estado-cêntricas mas tinham ontologias diferentes. O
idealismo preconizava um mundo baseado na paz e na cooperação enquanto o realismo previa que a guerra era inevitável.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo1), p. 25.
'
Você acertou!
Waltz formulou a teoria neorrealista, que fez uma revisão do realismo, para adequá-lo à realidade da Guerra Fria. Essa teoria colocava ênfase nos sistemas, entendendo as RI como uma estrutura na qual o comportamento dos Estados deve ser explicado pela
posição que cada um ocupa na estrutura, e a partir das capacidades relativas de cada unidade,
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 7), p. 164-165.
'
A primeira afirmativa é a correta, poruqe após a Segunda Guerra Mundial o liberalismo se dividiu em quatro principais vertentes: Liberalismo sociológico, Liberalismo da Interdependência, liberalismo institucional e o liberalismo republicano, analisando principalmente
os autores: Nye, Keohane, Zacher e Mathew.
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 47.
'
Você acertou!
A corrente institucional prevê que as instituições reduzem a chance dos conflitos, ao limitarem a assimetria de informações e diminuírem os custos da cooperação. Para essa visão, as instituições têm efeitos positivos no cenário internacional, tornando-o menos
conflituoso.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 49.
 
'
(
Roteiro de Estudo
)
Avaliações
*
Trabalhos
+
Livro da oferta
,
Aula Ao Vivo
-
Tutoria
.
Fórum
/
Chat
0
Rádio Web
1
Avisos
TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 
http://www.uninter.com/
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/roteiro-de-estudo/VXG0qIWqjKwQplq%2B4DqYxw%3D%3D
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/5
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertamoipobra
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertaconferencia
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/4
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/2
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/chat
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/radiowebusuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso

Continue navegando