Buscar

Semiotécnica contextualizada

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE SEMIOTÉCNICA
Daniele Xavier de Sepedro
01442333
Enfermagem
O pós-operatório imediato se inicia a partir da saída do paciente da sala de cirurgia até 24h após a cirurgia. O enfermeiro realizara ações com o objetivo de auxiliar na recuperação anestésica e prevenir possíveis complicações, como: admissão do paciente na sala de recuperação, avaliar o nível de consciência, avaliar condição dos curativos e dos drenos, controle da dor, monitorização dos sinais. As principais complicações que podem surgir nessa fase são a hipóxia, hemorragia e choque anafilático ou hemorrágico. A hipóxia compreende a falta de oxigênio em nível tecidual e está relacionada a diferentes causas clínicas, como: excesso de medicamentos analgésicos, respiração inadequada, depressão respiratória. A hemorragia pode evoluir rapidamente e causar a morte do paciente, por meio da parada cardiorrespiratória. Ela pode ser interna (de difícil detecção) ou externa (de fácil detecção e contenção). A hemorragia evolui para o choque hemorrágico quando há a presença de sinais e sintomas já instalados no paciente, como: diminuição da pressão arterial, pulso fraco, unhas e dedos cianóticos, nível de consciência baixo. 
O paciente recebe alta quando a equipe médica entende que está recuperado ou a recuperação do pós-operatório pode continuar em casa, entretanto, isso não significa que o paciente já pode voltar as suas atividades normalmente, a partir daí se inicia uma serie de cuidados, a depender do tipo de cirurgia será necessário o cuidado de um profissional de enfermagem para os cuidados com a higiene, banho, a pele, troca de curativos, troca de posições para evitar lesões, a medicação deve ser administrada no horário correto conforme a receita médica e acompanhamento médico regular caso haja alteração. 
Referências:
Quais são as fases do Pós-operatório? Disponível em: https://vocepergunta.com/library/artigo/read/659550-quais-sao-as-fases-do-pos-operatorio#question-0, acesso em: 24/10/2022.
Pós-operatório. Disponível em: https://www.souenfermagem.com.br/estudos/pos-operatorio-1/, acesso em: 24/10/2022.
Cuidados pós-operatórios. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/t%C3%B3picos-especiais/cuidados-dos-pacientes-cir%C3%BArgicos/cuidados-p%C3%B3s-operat%C3%B3rios, acesso em: 24/10/2022.
Cuidados de Enfermagem no Pós-Operatório. Disponível em: https://enfermagemonline.com/cuidados-de-enfermagem-no-pos-operatorio/, acesso em: 24/10/2022.
Os cuidados com o paciente pós-alta. Disponível em: https://www.saocristovao.com.br/os-cuidados-com-o-paciente-pos-alta/, acesso em: 24/10/2022.

Continue navegando