Buscar

PROVA DE FILOSOFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FILOSOFIA, ÉTICA E CIDADANIA
 
1. Em sua obra Ética a Nicômaco, Aristóteles admitiu que o propósito da vida é ser feliz. Entretanto, ele afastou de si qualquer explicação mais rápida e vazia dessa felicidade, buscando uma resposta que seja bem mais estável e segura. Qual seria ela?
R=Algo que demonstrasse a excelência específica humana, sua virtude, seu bem viver ou seu viver bem.
2. Depois de experiências práticas frustradas, Platão decidiu escrever outra obra política (Político) que tivesse uma preocupação mais pragmática. Entre as propostas platônicas, está pensar o ato político como uma tecedura. O que significa essa prática na obra do filósofo?
R=O estadista com a capacidade de entremear os diferentes elementos da sociedade para que ela se torne única.
3. A política, de Aristóteles, é uma das principais obras das ciências políticas até hoje. Entretanto, Hobbes chegou a dizer que seria difícil encontrar texto mais repugnante que o livro aristotélico. Assinale a alternativa a seguir que não mostra um tema presente na obra que reforça o argumento para considerá-lo repulsivo.
R=O completo anacronismo
4. No ensaio Discurso da servidão voluntária, Étienne de la Boétie procura entender as razões que explicam a submissão de um povo a um governante que prejudica esse mesmo povo. Para ele, como há um desequilíbrio numérico de forças entre a autoridade e quem legitima esse governo, deve haver, em alguma medida, uma servidão voluntária, em que o povo abre mão de seu poder livremente. Que hipótese La Boétie levanta para explicar essa submissão?
R=Ilusão elaborada pelo ditador que mobiliza os afetos em seus súditos.
5. Para Hegel, toda filosofia é, em alguma medida, uma filosofia que apreende seu tempo na forma do pensamento. Isso significa que cada filosofia levanta problemas de sua época. Sabendo que o pensamento hegeliano foi elaborado no contexto da Revolução Francesa, qual foi uma das oposições que apareceram no campo social e que ele procurou elaborar em sua filosofia?
R=Sociedade civil e Estado
6. Para Baruch de Espinosa, o direito natural dos indivíduos era:
R=aquilo que um indivíduo tem capacidade de fazer.
7. No método Fenomenológico existe conceitos diversos, sendo essenciais para seu entendimento. Considerando-os, marque a alternativa correta que corresponda as definições desses conceitos descritos nas assertivas abaixo.
R=Redução Fenomenológica, Redução Transcendental, Descrição Fenomenológica.
8. A Fenomenologia que se manifestou de diversas formas no século XX através de vários outros filósofos teve, com Husserl, características fundamentais que marcaram sua definição. Marque a alternativa correta que tece sobre a definição da Fenomenologia.
R=Estudo do fenômeno psíquico (aquilo que se apresenta) via contato empírico com o objeto de estudo, com o objetivo de se chegar à essência do objeto após método rigoroso de descrição e suspensão. 
9. Qual é a crítica de Kierkegaard à igreja luterana dinamarquesa de sua época?
R=Tentar associar a religião cristã a, exclusivamente, bons atos, se esquecendo da fé.
10. Quais das frases a seguir não é contraditória com a famosa fórmula sartreana de que "a existência precede a essência"?
R=O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo.
11. Por que, segundo Platão, Sócrates " que não participava nem mesmo das assembleias atenienses " poderia ser visto como um bom exemplo de político?
R=Por ser um filósofo, Sócrates se preocuparia com as verdadeiras questões da vida ¿ o que é bom, o belo e o verdadeiro.
12. O impasse histórico a que o contrato social de Thomas Hobbes buscava responder era:
R=As guerras religiosas;
13. No Método Fenomenológico existem concepções como a Epoché, Redução Fenomenológica e Transcendental, além da Descrição Fenomenológica. Considerando esses conceitos, leia atentamente as assertivas abaixo e marque a alternativa correta.
R=As assertivas corretas são I, II e III.
1.A REDUÇÃO FENO...;2.A EPOCHÉ..;O METODO....
14. Segundo o raciocínio existencialista, o que a frase "ninguém nasce mulher: torna-se mulher", de Simone de Beauvoir, significa?
R=A ideia de mulher é uma construção, ainda mais complicada que a do homem.
15. O que se concebe como ciência hoje é decorrência de um conjunto de contribuições de vários filósofos e pensadores, podendo ser chamados hoje de cientistas, mas o caminho da ciência nunca foi linear, nunca foi sem crises ou discordâncias. Considerando o trabalho de Galileu Galilei na formulação inicial do que temos como ciência, marque a alternativa correta quanto a sua contribuição.
R=Galileu traz como contribuição a importância da observação como forma de acesso ao conhecimento formal e da matemática como forma de expressão da realidade inserida na natureza.
16. Qual é a grande contribuição de Heidegger para o pensamento filosófico?
R=Heidegger desloca o foco da preocupação filosófica para a interrelação entre o homem e o mundo, para o que acontece entre os dois.

Continue navegando