Buscar

Fórum 1 - Matemática Financeira - A-Matemática Financeira no nosso dia a dia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fórum 1 - Matemática Financeira - A-Matemática Financeira no nosso dia a dia
Opção 1:
Regime de capitalização simples: É uma forma de remuneração baseada nos princípios dos juros simples, o aumento será linear e a taxa sempre será a mesma durante todo o período.
Regime de capitalização composta: é a forma onde a taxa de juros incide sobre o capital aplicado, o juros resultante é somado ao capital e a taxa irá incidir agora em cima do novo capital, criando um crescimento exponencial.
Um exemplo de capitalização simples é um boleto atrasado de aluguel, onde por exemplo a taxa é de 2% e o aluguel 500, como houve o atraso, você teria que pagar 500+2%=510, se você por ventura atrasasse no mês seguinte, você teria que pagar 500+2% igual ao mês anterior.
Já no caso da capitalização composta, ela está presente quase que em totalidade em nossas vidas, por exemplo: uma dívida com o banco, a cada mês, a dívida aumenta exponencialmente, gerando mais juros, nesse regime, a cada período, os juros serão cada vez maiores, pois é cobrado juros em cima de juros, por exemplo: utilizando o mesmo exemplo anterior, no primeiro mês a sua dívida foi de 500+2%=510, no segundo, a sua dívida é agora 510, o banco cobrando os juros ficaria 510+2%=520,20, no terceiro mês 520,20+2%=530,604 e assim em diante.
Opção 2:
Regime de capitalização simples: A taxa de juros incide somente sobre o capital inicial, as taxas variam linearmente em função do tempo. Esse regime é adotado em aplicações especificas, bem como em contas poupança.
Regime de capitalização composta: Apresenta uma taxa de juros que incide sobre o capital inicial e varia de forma exponencial em função do tempo. Esse regime é adotado por operadoras de cartões de crédito.

Continue navegando