Buscar

Teoria dos sistemas é um conjunto de elementos interligados que formam um todo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria dos sistemas é um conjunto de elementos interligados que formam um todo. A ideia de que os elementos se interagem e formam um todo para atingir os objetivos. 
A teoria de Sistemas vê a organização por inteiro, não apenas somatório de cada uma de suas partes. Ela parte da ideia de que se o conjunto apresenta características que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. Ou seja, essa teoria, a organização é um conjunto de áreas (setores), que, em separado, não sobrevivem, mas unidas têm o objetivo de manter a empresa viva.
Com isso, podemos notar nas organizações um efeito sinérgico. Sinergia é o esforço simultâneo de várias partes que provocam um resultado ampliado e potencializado. Aliás, uma das razões para a existência das é o efeito sinérgico de suas áreas (setores), pois é por meio da sinergia que as organizações produzem valor agregado.
Temos um bom exemplo disso no meio militar, onde a estrutura administrativa e organizacional do exército é muito bem definida e pautada na hierarquia entre as suas organizações.
Uma unidade militar é uma organização que integra a estrutura operacional ou administrativa das forças armadas. As unidades militares são ocasionalmente também referidas como "unidades orgânicas" ou "corpos militares". O ramo da ciência militar que estuda a organização das unidades militares é conhecido como "orgânica". Todas as forças armadas têm que operar de modo a nunca perder o controle sobre as ações levadas a cabo pelos seus componentes orgânicos. Assim, para existir uma maior flexibilidade de ação, cada força armada é dividida num determinado número de unidades que podem operar com um certo grau de autonomia, o que permite que os objetivos táticos possam ser atingidos mais facilmente do que seriam através de um único controlo centralizado. Cada unidade militar, por sua vez subdivide-se em unidades militares menores designadas "subunidades". O nível - em termos de dimensão e de graduação do militar que a comanda - de cada unidade é designado "escalão". Cada unidade militar serve, portanto, de ligação entre a unidade de escalão imediatamente superior da qual depende e as suas subunidades. Quanto menor é o escalão de cada unidade, menores são as suas capacidades operacionais. 
Podemos então ver um bom exemplo de sistemas, onde cada setor depende da execução bem sucedida da outra, e quanto maior o grau hierárquico ou escalão a responsabilidade aumenta.

Continue navegando